Casa do Código - Livros e Tecnologia

  • Programação
  • Lógica
  • Java
  • .NET
  • PHP
  • Games
  • OO
  • Funcional
  • Python
  • Outros
  • Todos
  • Mobile
  • iOS
  • Android
  • Multiplataforma
  • Outros
  • Todos
  • Front-end
  • HTML e CSS
  • JavaScript
  • Outros
  • Todos
  • Infraestrutura
  • Web
  • Dados
  • Outros
  • Todos
  • Business
  • Startups
  • Marketing Digital
  • Gestão
  • Agile
  • Outros
  • Todos
  • Design & UX
  • Você tem 0 itens na sacola 0 Abrir navegação por categorias e busca Ir para ao topo da página

    Use o código e tenha 10% de desconto!

    Kodular Desenvolvimento Android sem código

    Nelson Fabbri Gerbelli, Valéria Helena P. Gerbelli
    Livro de Kodular

    *Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

    Prefácio

    Com o grande crescimento dos aplicativos Android para celulares e tablets que vivemos em nossos dias e consequentemente a necessidade de formar programadores para este sistema operacional, há uma grande corrida para se preparar para este universo. Apesar de a IDE oficial para o desenvolvimento Android ser o Android Studio da empresa Google, percebemos algumas dificuldades em nosso dia a dia em sala de aula com a utilização desse ambiente como requisitos elevados de hardware e conhecimentos da complexa linguagem de programação Java.

    Encontramos um caminho que transpassasse essas barreiras e apresentamos uma nova solução de desenvolvimento para o sistema operacional Android: a plataforma Kodular.

    Esta plataforma é um ambiente Drag and Drop, ou seja, sua programação baseia-se em clicar e arrastar blocos de códigos para desenvolver seu app.

    O Kodular é utilizado em mais de 200 países, com mais de 170.000 usuários ativos. Mais de 400.000 projetos já foram desenvolvidos e centenas de milhares de pessoas em todo o mundo usam um aplicativo feito com Kodular todos os dias!

    Para demonstrar parte do potencial do Kodular, o projeto que será apresentado neste livro fará a integração do app com uma página de dados cadastrados na internet. Trata-se de um app colaborativo, onde todos os leitores e leitoras desenvolverão o mesmo projeto e as informações cadastradas serão compartilhadas com todos.

    Este é um livro que pode ser considerado técnico e prático, pois no transcorrer dos capítulos, você será apresentado/a às funcionalidades do aplicativo que se integrará com um banco de dados online.

    A quem se destina este livro?

    Todas as pessoas estão convidadas a lê-lo pois explicaremos passo a passo todos os caminhos para a resolução dos problemas. Sugerimos que para um melhor aproveitamento o/a leitor/a possua algum conhecimento de Lógica de Programação e um pouco de intimidade com a linguagem PHP pois assim seus aplicativos se destacarão.

    Neste livro serão apresentadas técnicas diferentes de acesso a banco de dados daquelas abordadas em nosso livro App Inventor: seus primeiros aplicativos Android, publicado pela editora Casa do Código, portanto a partir de agora você conhecerá mais a fundo o potencial da plataforma Kodular para desenvolvimento de aplicativos Android.

    Organização do livro

    Capítulo 1: breve introdução à plataforma de desenvolvimento Kodular para Android.

    Capítulo 2: explanação do projeto que será desenvolvido no decorrer da leitura deste livro.

    Capítulos 3, 4, 5, 6 e 7: configuração e montagem de todos os leiautes das telas que utilizaremos no app. Passo a passo, serão apresentadas as ferramentas que utilizaremos e suas configurações para um melhor aproveitamento.

    Capítulo 8: demonstramos e explicamos os comandos do site que realiza o cadastro dos dados que será utilizado no app que será desenvolvido.

    Capítulos 9, 10, 11 e 12: conheceremos os blocos de comandos que realizarão toda a programação necessária para o perfeito funcionamento do app e integração com o banco de dados online.

    Capítulo 13: apresentamos e comentamos todas as linhas de comando dos arquivos em linguagem PHP que serão utilizados no projeto.

    Sumário

    • 1 Introdução
      • 1.1 O que vamos aprender
      • 1.2 Tecnologias utilizadas
    • 2 Conhecendo o projeto
      • 2.1 Como funciona?
      • 2.2 A estrutura do banco de dados do app
      • 2.3 Descrição das tabelas e seus campos
      • 2.4 Instale e conheça o app
    • 3 Iniciando o desenvolvimento
      • 3.1 Por que o nome Kodular?
      • 3.2 Iniciando o desenvolvimento
      • 3.3 Desenvolvendo a primeira tela do projeto
    • 4 Instalando o app
      • 4.1 Importando um projeto
    • 5 Desenvolvendo a tela Principal
      • 5.1 Acrescentando uma nova Screen
      • 5.2 Uma barra de títulos personalizada
      • 5.3 Área de exibição das corridas
      • 5.4 Importando uma extensão
    • 6 Design da tela de Login e Cadastro
      • 6.1 Configurando a tela de Login
      • 6.2 A tela de Cadastro de Usuários
    • 7 A tela de detalhes da corrida
      • 7.1 Objeto Rating Bar
      • 7.2 Inserindo um Mapa na Screen
      • 7.3 Preparando a área de avaliação
    • 8 Cadastrando as corridas
      • 8.1 Parte em HTML
      • 8.2 Parte em PHP
    • 9 Programando a tela de Destaques
      • 9.1 Acessando a área dos blocos
      • 9.2 Inserindo os primeiros blocos
      • 9.3 Declarando variável de programação
      • 9.4 Exibindo as corridas em Destaque
      • 9.5 Selecionando uma corrida em destaque
      • 9.6 O botão flutuante
    • 10 Programando a tela Principal
      • 10.1 Recebendo a lista de corridas
      • 10.2 Declarando variáveis locais
      • 10.3 Selecionando uma opção do CardView
      • 10.4 Compartilhando uma informação
      • 10.5 Fechando uma Screen
      • 10.6 Filtrando os dados para exibição
    • 11 Programando o Login e o Cadastro
      • 11.1 Alternando a visibilidade das funções
      • 11.2 Realizando o Login
      • 11.3 Recebendo a confirmação do login
      • 11.4 Cadastrando um novo usuário
      • 11.5 Verificando se o cadastro foi realizado
    • 12 Programando a tela dos Detalhes
      • 12.1 Programando a inicialização da Screen
      • 12.2 Exibindo os dados da corrida selecionada
      • 12.3 Selecionando a Latitude e a Longitude
      • 12.4 Procedure para exibir os comentários
      • 12.5 Exibindo a localização no mapa
      • 12.6 Inserindo uma avaliação
    • 13 Arquivos de back-end
      • 13.1 Conecta.php
      • 13.2 Destaques.php
      • 13.3 Query.php
      • 13.4 Login.php
      • 13.5 Cadastro.php
      • 13.6 Seleciona_item.php
      • 13.7 Seleciona_comentarios.php
      • 13.8 Comentarios.php

    Dados do produto

    Número de páginas:
    217
    ISBN:
    978-85-7254-042-1
    Data publicação:
    11/2019. Atualizado em 11/2021.
    Fórum de discussões

    Compartilhe!

    Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    *Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

    altLogoFooter

    Links da
    Casa do Código

    • Meus ebooks
    • Sobre a Casa do Código
    • Todos os livros
    • Nossas coleções
    • Quero escrever um livro ou fazer parceria
    • Perguntas Frequentes
    • Política de Privacidade
    • Fale conosco

    Nas redes sociais

    • /CasaDoCodigo
    • @casadocodigo
    • @casadocodigo

    Receba novidades e lançamentos

    Este site aceita Pix, Cartão de Crédito, Débito

    • pagarme
    • paypal

    Grupo Alura

    • Educação em Tecnologia

      • FIAP
      • Casa do Código
      • PM3 - Cursos de Produto
    • Mais Alura

      • Alura Start
      • Alura Língua
      • Alura Para Empresas
      • Alura LATAM
    • Comunidade

      • Tech Guide
      • 7 days of code
      • Hipsters ponto Jobs
    • Podcasts

      • Hipsters ponto Tech
      • Dev sem Fronteiras
      • Layers ponto Tech
      • Like a Boss
      • Scuba Dev