Kodular Desenvolvimento Android sem código
Nelson Fabbri Gerbelli, Valéria Helena P. GerbelliPrefácio
Com o grande crescimento dos aplicativos Android para celulares e tablets que vivemos em nossos dias e consequentemente a necessidade de formar programadores para este sistema operacional, há uma grande corrida para se preparar para este universo. Apesar de a IDE oficial para o desenvolvimento Android ser o Android Studio da empresa Google, percebemos algumas dificuldades em nosso dia a dia em sala de aula com a utilização desse ambiente como requisitos elevados de hardware e conhecimentos da complexa linguagem de programação Java.
Encontramos um caminho que transpassasse essas barreiras e apresentamos uma nova solução de desenvolvimento para o sistema operacional Android: a plataforma Kodular.
Esta plataforma é um ambiente Drag and Drop, ou seja, sua programação baseia-se em clicar e arrastar blocos de códigos para desenvolver seu app.
O Kodular é utilizado em mais de 200 países, com mais de 170.000 usuários ativos. Mais de 400.000 projetos já foram desenvolvidos e centenas de milhares de pessoas em todo o mundo usam um aplicativo feito com Kodular todos os dias!
Para demonstrar parte do potencial do Kodular, o projeto que será apresentado neste livro fará a integração do app com uma página de dados cadastrados na internet. Trata-se de um app colaborativo, onde todos os leitores e leitoras desenvolverão o mesmo projeto e as informações cadastradas serão compartilhadas com todos.
Este é um livro que pode ser considerado técnico e prático, pois no transcorrer dos capítulos, você será apresentado/a às funcionalidades do aplicativo que se integrará com um banco de dados online.
A quem se destina este livro?
Todas as pessoas estão convidadas a lê-lo pois explicaremos passo a passo todos os caminhos para a resolução dos problemas. Sugerimos que para um melhor aproveitamento o/a leitor/a possua algum conhecimento de Lógica de Programação e um pouco de intimidade com a linguagem PHP pois assim seus aplicativos se destacarão.
Neste livro serão apresentadas técnicas diferentes de acesso a banco de dados daquelas abordadas em nosso livro App Inventor: seus primeiros aplicativos Android, publicado pela editora Casa do Código, portanto a partir de agora você conhecerá mais a fundo o potencial da plataforma Kodular para desenvolvimento de aplicativos Android.
Organização do livro
Capítulo 1: breve introdução à plataforma de desenvolvimento Kodular para Android.
Capítulo 2: explanação do projeto que será desenvolvido no decorrer da leitura deste livro.
Capítulos 3, 4, 5, 6 e 7: configuração e montagem de todos os leiautes das telas que utilizaremos no app. Passo a passo, serão apresentadas as ferramentas que utilizaremos e suas configurações para um melhor aproveitamento.
Capítulo 8: demonstramos e explicamos os comandos do site que realiza o cadastro dos dados que será utilizado no app que será desenvolvido.
Capítulos 9, 10, 11 e 12: conheceremos os blocos de comandos que realizarão toda a programação necessária para o perfeito funcionamento do app e integração com o banco de dados online.
Capítulo 13: apresentamos e comentamos todas as linhas de comando dos arquivos em linguagem PHP que serão utilizados no projeto.
Sumário
- 1 Introdução
- 1.1 O que vamos aprender
- 1.2 Tecnologias utilizadas
- 2 Conhecendo o projeto
- 2.1 Como funciona?
- 2.2 A estrutura do banco de dados do app
- 2.3 Descrição das tabelas e seus campos
- 2.4 Instale e conheça o app
- 3 Iniciando o desenvolvimento
- 3.1 Por que o nome Kodular?
- 3.2 Iniciando o desenvolvimento
- 3.3 Desenvolvendo a primeira tela do projeto
- 4 Instalando o app
- 4.1 Importando um projeto
- 5 Desenvolvendo a tela Principal
- 5.1 Acrescentando uma nova Screen
- 5.2 Uma barra de títulos personalizada
- 5.3 Área de exibição das corridas
- 5.4 Importando uma extensão
- 6 Design da tela de Login e Cadastro
- 6.1 Configurando a tela de Login
- 6.2 A tela de Cadastro de Usuários
- 7 A tela de detalhes da corrida
- 7.1 Objeto Rating Bar
- 7.2 Inserindo um Mapa na Screen
- 7.3 Preparando a área de avaliação
- 8 Cadastrando as corridas
- 8.1 Parte em HTML
- 8.2 Parte em PHP
- 9 Programando a tela de Destaques
- 9.1 Acessando a área dos blocos
- 9.2 Inserindo os primeiros blocos
- 9.3 Declarando variável de programação
- 9.4 Exibindo as corridas em Destaque
- 9.5 Selecionando uma corrida em destaque
- 9.6 O botão flutuante
- 10 Programando a tela Principal
- 10.1 Recebendo a lista de corridas
- 10.2 Declarando variáveis locais
- 10.3 Selecionando uma opção do CardView
- 10.4 Compartilhando uma informação
- 10.5 Fechando uma Screen
- 10.6 Filtrando os dados para exibição
- 11 Programando o Login e o Cadastro
- 11.1 Alternando a visibilidade das funções
- 11.2 Realizando o Login
- 11.3 Recebendo a confirmação do login
- 11.4 Cadastrando um novo usuário
- 11.5 Verificando se o cadastro foi realizado
- 12 Programando a tela dos Detalhes
- 12.1 Programando a inicialização da Screen
- 12.2 Exibindo os dados da corrida selecionada
- 12.3 Selecionando a Latitude e a Longitude
- 12.4 Procedure para exibir os comentários
- 12.5 Exibindo a localização no mapa
- 12.6 Inserindo uma avaliação
- 13 Arquivos de back-end
- 13.1 Conecta.php
- 13.2 Destaques.php
- 13.3 Query.php
- 13.4 Login.php
- 13.5 Cadastro.php
- 13.6 Seleciona_item.php
- 13.7 Seleciona_comentarios.php
- 13.8 Comentarios.php
Dados do produto
- Número de páginas:
- 217
- ISBN:
- 978-85-7254-042-1
- Data publicação:
- 11/2019. Atualizado em 11/2021.