Use o código e tenha 10% de desconto!

Xamarin Forms Desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma

Everton Coimbra de Araújo

Prefácio

O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis se popularizou, apresentando um crescimento extraordinário nos últimos anos. Além disso, é uma área da informática que tem despertado o interesse de desenvolvedores e de "aventureiros" no assunto.

Existem sistemas operacionais para dispositivos móveis que se destacam no mercado, como o Android, mantido pelo Google e pela Open Handset Alliance, o iOS da Apple, e o Windows Phone da Microsoft. Cada uma destas plataformas possui características particulares para o desenvolvimento nativo de seus aplicativos, que exige de nós, desenvolvedores, o conhecimento da linguagem de programação utilizada, de suas bibliotecas e dos recursos disponibilizados pela plataforma.

Enfim, para construir um aplicativo para cada uma das plataformas citadas, é necessário se especializar em todas. Não seria mais fácil desenvolver um aplicativo que funcionasse em todas elas, sem precisar reescrevê-lo com todo um ferramental tecnológico diferente?

É aí que entra o conceito de desenvolvimento de aplicativos híbridos. Um aplicativo híbrido tem características das funcionalidades nativas e da web que, dependendo da tecnologia que é utilizada, pode possuir códigos de ambos para sua criação.

Entretanto, o aplicativo híbrido necessita de um framework intermediário que atue entre o aplicativo nativo e o dispositivo hospedeiro. Podemos até aplicar o slogan da Sun Microsystems, “escreva uma vez, execute em qualquer lugar”, ao se referir à linguagem Java, que neste contexto se aplicaria no desenvolvimento de um aplicativo em uma única linguagem e execução em diferentes sistemas operacionais.

O Xamarin, objeto de estudo deste livro, tem uma concepção de desenvolvimento um pouco diferente. Surge como uma inovação para o ramo do desenvolvimento móvel, tornando mais fácil e produtiva a entrega de aplicativos móveis para diferentes plataformas. Em conjunto com o Visual Studio, o Xamarin nos permite criar aplicativos móveis usando a linguagem C# e a plataforma .NET, a fim de ter a experiência de desenvolvimento híbrido para os principais dispositivos com iOS, Android e Windows Phone.

O diferencial do Xamarin é que o resultado final gerado a partir do código do desenvolvedor não é um aplicativo híbrido, mas um ou mais aplicativos nativos gerados a partir da mesma estrutura de código.

Este livro nos permite explorar as potencialidades do Xamarin e suas tecnologias afins. No decorrer dos capítulos, são abordados os principais conceitos para a construção de um aplicativo para dispositivos móveis, disponíveis para as plataformas mais usadas no mercado.

A abordagem prática do assunto é demonstrada de forma objetiva pelo autor, em uma linguagem clara e adequada para iniciantes no assunto, sendo que você poderá fazer a aplicação imediata de seus exemplos. Desafie-se para o aprendizado de abordagens e tecnologias inovadoras que estão em alta no mercado. Será uma experiência fantástica para a sua promoção intelectual.

O autor do livro tem grande experiência, de longo tempo, relacionado ao desenvolvimento de softwares. É professor, pesquisador, palestrante e, com destaque, um entusiasta no ramo de desenvolvimento.

Possui conhecimento em várias áreas relacionadas às tecnologias de desenvolvimento, como Orientação a Objetos, linguagem de programação Java e seus padrões JavaSE/JavaEE, padrões de projeto, programação para dispositivos móveis e, o principal foco de estudo dos recentes anos, linguagem de programação C# e as tecnologias baseadas na plataforma .NET. Assim, temos a segurança de que o conteúdo aqui tratado foi escrito por um profissional dedicado e com propriedade de conhecimento no assunto.

Faça bom proveito do livro. Uma boa leitura a todos!

Ricardo Sobjak — Universidade Tecnológica Federal do Paraná — Campus Medianeira

Sobre o livro

Este livro traz, na prática, o desenvolvimento de aplicações cross-platform com o Xamarin e Xamarin Forms, frameworks para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. O desenvolvimento de um aplicativo para ser publicado em dispositivos com plataformas diferentes (iOS, Android e Windows), de forma nativa, é uma tarefa muito tranquila com o Xamarin. É possível criar uma aplicação, utilizando a linguagem C#, e ela ser publicada para as três plataformas.

O livro é desenvolvido em dez capítulos, sendo o primeiro apenas teórico, mas não menos importante, pois trago nele contextualizações sobre dispositivos móveis e as ferramentas usadas no livro. Já no segundo capítulo, apresento o processo de instalação e teste da plataforma e dos IDEs.

No terceiro capítulo, como "aperitivo", uma página onde um conjunto de dados estáticos são exibidos, e um controle chamado ListView é implementado. Depois, no capítulo quatro, evoluímos na maneira como o ListView pode ser utilizado. Este componente é, sem dúvida, o mais usado em aplicações móveis e nós vamos conhecer seus recursos e possibilidade praticamente em todos os capítulos do livro — a exceção será só nos capítulos introdutórios e no de gráficos. Em relação à inserção de dados, começaremos com uma página simples de interação com o usuário.

O capítulo cinco é intenso e muito bom. Iniciaremos as atividades com uso de componentes de terceiros, o que traz sempre grande contribuição e produtividade para nossas aplicações. Poderemos, com o auxílio destes componentes, acessar a câmera e álbum de fotos dos dispositivos. Penso que você gostará deste primeiro contato com a execução da aplicação em seus aparelhos e não apenas em emuladores.

No sexto capítulo, o que penso ser um dos mais importantes, nós trabalharemos com acesso a bases de dados, por meio do SQLite. Implementaremos a persistência em tabelas isoladas e com relacionamentos; tudo isso pensando em objetos e fazendo uso do LINQ na recuperação dos dados.

Em relação ao ListView , evoluiremos muito com agrupamentos e com os Action Context , que são as opções de ação para cada item dele. Neste sexto capítulo, ainda veremos a criação de componentes customizados, que podem ser reutilizados e criaremos uma página de pesquisa para servir de opção quando um combobox ou dropdownlist se fizer necessário.

O sincronismo, que é um ponto muito relevante em aplicações móveis, é comentado e introduzido no capítulo sete. Implementaremos uma aplicação servidora, fazendo uso de RESTFul com o ASP.NET WEB API; publicaremos esta aplicação no Windows Azure; e consumiremos os serviços na aplicação do dispositivo móvel, onde os dados serão sincronizados entre dispositivo e nuvem.

Mapas, que são também muito importantes em um dispositivo móvel, terão sua introdução no oitavo capítulo. Nele faremos uso de MVVM como arquitetura para atualização e ligação da camada de visão com a de negócio.

Muita emoção ficou reservada para os dois capítulos finais. No capítulo nove, teremos o núcleo da aplicação implementado, o pedido de um cliente. Trabalharemos uma página (tela/janela) com relacionamento mestre-detalhe, enviaremos SMS e acessaremos os mapas de cada plataforma para traçar uma rota de entrega para cada pedido.

Em relação à geolocalização, trabalharemos com a posição de um dispositivo em um mapa, o que possibilitará a você criar um serviço de rastreamento ou acompanhamento da entrega de um pedido, por parte do cliente. O último capítulo, finalizando o livro, trará um componente (de um conjunto de componentes) comercial, que possibilita a geração de gráficos.

Certamente, este livro pode ser usado como ferramenta em disciplinas que trabalham o desenvolvimento de dispositivos móveis, quer seja por acadêmicos ou professores. Isso porque ele é o resultado da experiência que tenho em ministrar aulas dessa disciplina, então trago para cá anseios e dúvidas dos alunos que estudam comigo.

É importante que o leitor tenha conhecimento de Orientação a Objetos e da linguagem C#, mas não é um fator impeditivo.

Sumário

  • 1 Dispositivos móveis, desenvolvimento cross-platform e o Xamarin
    • 1.1 Os dispositivos móveis na atualidade
    • 1.2 O desenvolvimento móvel cross-platform
    • 1.3 O Xamarin
    • 1.4 Conclusão
  • 2 Xamarin — Instalação e testes
    • 2.1 Instalação em um MacBook Pro e teste de uma execução básica
    • 2.2 Instalação das ferramentas em um PC com Windows 10 e teste de uma execução básica
    • 2.3 Conclusão
  • 3 O início da aplicação
    • 3.1 Criação da aplicação no Xamarin Studio
    • 3.2 Criação da página do menu de opções
    • 3.3 Conclusão
  • 4 Implementação de um formulário com XAML
    • 4.1 Criação da aplicação no Visual Studio
    • 4.2 A listagem dos entregadores
    • 4.3 A inserção de novos entregadores
    • 4.4 Universal Windows Platform
    • 4.5 Conclusão
  • 5 Acesso à câmera e à galeria de fotos
    • 5.1 Publicação da aplicação para um dispositivo iOS
    • 5.2 Publicação da aplicação para um dispositivo Android
    • 5.3 Publicação da aplicação para um dispositivo Windows Phone
    • 5.4 Inserção de imagens às listagens
    • 5.5 Interação com a câmera e o álbum
    • 5.6 Alteração de dados existentes na coleção
    • 5.7 Alterando o ícone, o nome da aplicação e a cor da página de abertura
    • 5.8 Conclusão
  • 6 O uso de banco de dados com o SQLite
    • 6.1 Instalação do SQLite na aplicação
    • 6.2 Adaptação da classe de modelo para a persistência
    • 6.3 Implementação da persistência para a classe TipoItemCardapio
    • 6.4 Adaptação da interface com o usuário e seus comportamentos
    • 6.5 Recuperação de imagens da base de dados e exibindo-as no ListView
    • 6.6 Associações/relacionamentos com o SQLite
    • 6.7 A página de listagem para a classe associada
    • 6.8 Controles personalizados
    • 6.9 Inserção com um controle customizado
    • 6.10 Uma página de pesquisa
    • 6.11 Finalizando a inserção do item de cardápio
    • 6.12 Exibição dos itens (associação) no ListView
    • 6.13 A alteração de um item de cardápio já persistido
    • 6.14 Manipulação da base de dados do SQLite
    • 6.15 Conclusão
  • 7 Sincronismo com serviços REST Web API
    • 7.1 A aplicação que será a servidora na web e seu modelo de negócio
    • 7.2 O acesso a dados para a aplicação servidora
    • 7.3 Os serviços web RESTFul
    • 7.4 Aplicação, o banco de dados e Windows Azure
    • 7.5 Preparação da aplicação mobile para consumir os serviços RESTful
    • 7.6 A interface com o usuário para a configuração do dispositivo
    • 7.7 A inserção de garçons na aplicação
    • 7.8 A sincronização do dispositivo com a aplicação servidora
    • 7.9 Conclusão
  • 8 Aplicação do MVVM e o uso de mapas
    • 8.1 A classe de negócio e o DAL
    • 8.2 O MVVM — Model-View-View Model
    • 8.3 Listagem e inserção de clientes
    • 8.4 Localização do cliente em um mapa
    • 8.5 Alteração e remoção de um cliente já inserido
    • 8.6 Conclusão
  • 9 Pedido de venda, rotas em mapas e SMS
    • 9.1 Classes de modelo para registro de pedidos
    • 9.2 DAL para pedidos
    • 9.3 A listagem dos pedidos
    • 9.4 Inserção de novos pedidos
    • 9.5 Transição de fases do pedido, com envio de SMS
    • 9.6 Verificação da rota para a entrega do pedido
    • 9.7 Registro da posição do entregador
    • 9.8 Conclusão
  • 10 Gráficos
    • 10.1 Instalação do Syncfusion
    • 10.2 Inserção das referências para o uso de gráficos do Syncfusion
    • 10.3 Um gráfico de barras
    • 10.4 Conclusão
  • 11 Os estudos não param por aqui

Dados do produto

Número de páginas:
337
ISBN:
978-85-5519-240-1
Data publicação:
01/2017

Compartilhe!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter