Use o código e tenha 10% de desconto!

A Web Mobile Design Responsivo e além para uma Web adaptada ao mundo mobile

Sérgio Lopes

A Web Mobile: Design Responsivo e além para uma Web adaptada ao mundo mobile

Sobre mim

Escrevi minha primeira linha de código com 14 anos em 1999 e ela foi em HTML. Daí pra CSS e JavaScript foi um pulo. Em seguida, aventurei-me em SSI e PHP, incluindo bancos de dados. Em 2003, iniciei meu curso de Ciência da Computação na USP e nadei em águas mais profundas desde então — Java, C, Python. Cresci bastante em programação back-end.

Mas eu sempre fui apaixonado por front-end.

Com o renascimento da Web através do HTML5 nos últimos anos, voltei a focar na minha paixão. Respiro front-end o dia todo. Leio muito, estudo muito, escrevo muito e programo muito — desde que envolva bastante HTML, CSS e JavaScript.

E, de algum tempo pra cá, resolvi focar em mobile. Meu primeiro site mobile eu escrevi há quase uma década usando WML pra redes WAP (se você é novo, talvez precise da Wikipedia pra entender a frase anterior). Imagine minha animação então nessa nova era dos smartphones e o que significam para a Web. Acredito muito na Web única como plataforma democrática e universal.

Já trabalhei em algumas empresas, programando em várias linguagens (já até ganhei dinheiro com opensource). Desde 2004, trabalho na Caelum como instrutor e desenvolvedor. Foi onde minha carreira decolou e onde mais aprendi, e aprendo todo dia. É onde pretendo passar ainda muitos e muitos anos.

Ensinar e escrever são uma paixão desde o colégio — lembro a decepção da minha professora de português quando ela descobriu que eu seguiria carreira em exatas. Dar aulas, escrever artigos, blogar e palestrar são minha maneira de misturar essas habilidades.

Esse livro é ponto alto em toda essa trajetória. Espero que seja divertido pra você ler tanto quanto foi, para mim, escrever. Obrigado por acreditar nele e comprá-lo.

Você pode me encontrar também escrevendo por aí na Web:

E, se nos toparmos um dia em algum evento, não deixe de me chamar pra batermos um papo.

— Sérgio Lopes, 2013

Sobre a Segunda Edição

Dois anos depois da publicação de "A Web Mobile", chegou a hora de uma revisão. Curioso que imaginei que precisaria atualizar muita coisa que já estaria velha. E não foi o caso. A maior parte do livro continua se aplicando agora em 2015 como se aplicava em 2013.

Tivemos novidades, claro. Como o lançamento do Microsoft Edge. Novos dispositivos. Até sites abrindo em smartwatches agora. Mas os pilares, os conceitos fundamentais da Web mobile continuam os mesmos.

Se você leu a primeira edição, antes de mais nada, um obrigado por confiar nesse livro e no meu trabalho. Para ajudar, listei detalhadamente as novidades que inclui na segunda edição, caso não queira ler tudo de novo.

  • Novos capítulos sobre imagens responsivas. Em especial sobre os novos <picture> e srcset. Mudei algumas recomendações de antes também. Leia os tópicos 19, 20 e 21.
  • Há também um novo capítulo sobre Coreografia de Conteúdo no tópico 23.
  • No capítulo 7 de Browsers e Testes, atualizei as informações sobre emuladores e debug remoto. Adicionei mais informações e falei do browser-sync.
  • No tópico 8 de Layout fluído, há uma nova seção sobre viewport units.
  • No capítulo 9 de media queries, adicionei uma seção sobre como negar media queries.
  • No capítulo 16, removi a recomendação anterior de usar media queries com em. Não é mais necessário nos browsers de hoje.
  • Quando falamos de telas retina no capítulo 11, coloquei explicações sobre os iPhones 6 e 6 Plus, dada sua importância por terem telas novas.
  • No capítulo 18 de RESS, coloquei um pequeno exemplo do WURFL.js que roda no cliente e é gratuito. Também removi um exemplo antigo com Detector, que já não é mais usado.
  • No capítulo 22 de Carregamento Condicional, adicionei mais 2 exemplos práticos no final.
  • No capítulo 25, uma nova seção disseca o famoso atraso de 300ms que os navegadores touch colocam no clique. Mostra também o que os navegadores têm feito pra resolver.
  • Nos outros capítulos, atualizei informações de navegadores mais novos, dados sobre últimos aparelhos, screenshots com as últimas versões e outros detalhes. Nada que exija reler tudo. Mas, claro, sempre é bom refrescar a memória.

Boa leitura!

Sérgio Lopes, 2015

Sumário

  • 1 - A Web Mobile
    • 2 - Os caminhos de uma estratégia mobile
      • 3 - App ou Web? Comparativo de possibilidades
        • 4 - HTML 5 é diferente de HTML 5: o caso das packaged apps
          • 5 - Design Responsivo por uma Web única
            • 6 - Mobile-first
              • 7 - Mercado, Browsers, suporte e testes
                • 8 - Flexibilidade na Web com layouts fluídos
                  • 9 - Media queries: as melhores companheiras de um layout fluído
                    • 10 - Tudo que você queria saber sobre viewport
                      • 11 - A saga dos 3 pixels e as telas de alta resolução e retina
                        • 12 - Não remova o zoom dos seus usuários
                          • 13 - Use sempre media queries baseadas no conteúdo da sua página
                            • 14 - Media queries mobile first ou desktop first?
                              • 15 - As media queries para resoluções diferentes e retina
                                • 16 - Media queries também ajudam na acessibilidade
                                  • 17 - Progressive enhancement e feature detection
                                    • 18 - RESS — Design responsivo com componentes no lado do servidor
                                      • 19 - O complicado cenário das imagens responsivas
                                        • 20 - Tudo sobre picture e srcset
                                          • 21 - Cola com todas as soluções de imagens responsivas
                                            • 22 - Design adaptativo e carregamento condicional
                                              • 23 - Coreografia de conteúdo
                                                • 24 - Gestos na Web
                                                  • 25 - Implementando gestos com JavaScript
                                                    • 26 - Desafios de UX em interfaces touch
                                                      • 27 - Use os novos input types semânticos do HTML 5
                                                        • 28 - Revisitando os antigos componentes de formulários
                                                          • 29 - Usabilidade de formulários mobile

                                                            Dados do produto

                                                            Número de páginas:
                                                            282
                                                            ISBN:
                                                            978-85-66250-23-7
                                                            Data publicação:
                                                            04/2013

                                                            Compartilhe!

                                                            Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter