Trilhas Python Programação multiparadigma e desenvolvimento Web com Flask
Eduardo PereiraSobre o livro
Com o avanço das tecnologias Mobile e Web, juntamente com o crescimento do movimento de criação de empresas digitais emergentes, as chamadas startups, a necessidade de desenvolver protótipos de programas que sejam consistentes e que demandem um ciclo mais curto de desenvolvimento acabou por abrir um grande espaço para as linguagens de programação interpretadas de altíssimo nível, tal como a linguagem Python.
O uso da programação Python se estende desde a criação de programas scripts, para o gerenciamento e automação de tarefas de sistemas operacionais, passando pelo desenvolvimento de aplicações Web e por ferramentas de Inteligência Artificial e Visão Computacional. Logo, conhecer os fundamentos da linguagem Python será essencial para quem quiser trabalhar com um desses tópicos.
Neste livro, passaremos por tópicos de programação em Python que vão do básico ao avançado. O material está dividido em três partes que reforçam o aspecto multiparadigma da linguagem.
Na primeira, são apresentados os elementos básicos de Python, como estrutura de dados, funções e decoradores e Programação Estruturada.
Na segunda parte, é dada ênfase à Programação Orientada a Objetos, apresentando de forma prática quais as motivações para usar tal paradigma. Além disso, são abordados tópicos mais avançados da linguagem, como compreensões e geradores, que são fundamentais para a Programação Funcional em Python.
Na terceira parte, veremos como aplicar o conhecimento de programação Python para o desenvolvimento Web. Para isso, usamos o framework Web chamado Flask, juntamente com uma Camada De Abstração de Banco de Dados ou Database Abstraction Layer (PyDAL), para a integração da aplicação com banco de dados. Como o desenvolvimento Web acaba necessitando do auxílio da linguagem JavaScript, para facilitar o acompanhamento do desenvolvimento do projeto da terceira parte do livro, um anexo de introdução ao JavaScript foi adicionado.
A didática escolhida neste livro para apresentar a linguagem Python se dá por meio da solução de problemas. Para isso, usaremos conceitos de desenvolvimento de jogos para poder tonar o conteúdo mais dinâmico. Na primeira parte do livro, desenvolveremos um Jogo da Velha, usando apenas Programação Estruturada. Em seguida, veremos como rescrever esse jogo, aplicando os conceitos de Programação Orientada a Objetos. Na terceira parte, é desenvolvido um aplicativo Web para streaming de áudio, com sistema de login e player de áudio usando JavaScript, HTML5 e CSS.
Pré-requisitos e público-alvo
Este livro foi escrito para aqueles que estão iniciando sua jornada como programador e querem conhecer mais profundamente a linguagem Python. Procurou-se fazer uma abordagem que começa com os fundamentos da linguagem e o uso da Programação Estruturada, passando por outros paradigmas de programação. Assim, uma base sobre algoritmos e algum conhecimento prévio sobre Python ajudará bastante na compreensão do conteúdo do livro.
Como o livro possui uma abordagem prática, apresentando conceitos fundamentais, seguidos de projetos práticos, a leitura pode ser produtiva tanto para os iniciantes em programação quanto para os já iniciados na linguagem, que procuram aprimorar os seus conhecimentos.
Os exemplos do livro foram desenvolvidos em Python 3.6, com compatibilidade para a versão 2.7. A versão usada do Flask foi a 0.12.2.
Sumário
- Parte 1 - Python
- 1 Introdução
- 2 A linguagem Python
- 2.1 Configurando o ambiente de trabalho
- 2.2 Comentários e variáveis
- 2.3 Palavras reservadas e tipos primitivos
- 2.4 Operadores matemáticos e lógicos
- 2.5 Estruturas condicionais e loops
- 2.6 Funções
- 2.7 Os argumentos args e kwargs
- 2.8 Decoradores
- 2.9 Tratamento de exceções
- 2.10 Conclusão
- 3 Aprendendo na prática: criando jogos
- 3.1 Jogo da velha
- 3.2 Desenhando a tela do jogo
- 3.3 Interação com o usuário
- 3.4 O tabuleiro
- 3.5 Movendo as peças do jogo
- 3.6 Marcando o x da jogada
- 3.7 Criando uma Inteligência Artificial
- 3.8 Determinando o ganhador
- 3.9 Reiniciando a partida
- 3.10 Conclusão
- Parte 2 - Paradigmas de programação
- 4 Uma linguagem, muitos paradigmas
- 4.1 Paradigmas de programação
- 4.2 Conclusão
- 5 Programação Orientada a Objetos
- 5.1 Classes, objetos e instâncias
- 5.2 Herança
- 5.3 Público, privado e protegido
- 5.4 Descobrindo métodos e atributos
- 5.5 Módulos como objetos
- 5.6 Pacotes
- 5.7 Conclusão
- 6 Orientação a Objetos na prática
- 6.1 A tela do jogo
- 6.2 Os jogadores
- 6.3 Função principal
- 6.4 Conclusão
- 7 Programação Funcional
- 7.1 Elementos de Programação Funcional
- 7.2 Compreensões
- 7.3 Geradores
- 7.4 Conclusão
- Parte 3 - Desenvolvimento Web com Python
- 8 Aplicativos Web
- 8.1 Frameworks Web
- 8.2 Conclusão
- 9 Aplicações Web com Python e Flask
- 9.1 Nosso projeto
- 9.2 Gerando templates dinâmicos
- 9.3 Acessando as músicas
- 9.4 Manipulando metadados das músicas
- 9.5 Full stack: do back-end para o front-end
- 9.6 Criando ações no front-end com JavaScript
- 9.7 Conclusão
- 10 Persistência de dados
- 10.1 Conexão com o banco de dados
- 10.2 Criando os modelos de tabelas
- 10.3 Integração entre aplicação e banco de dados
- 10.4 Conclusão
- 11 Sistema de login
- 11.1 Organizando o nosso código
- 11.2 Cadastro de usuários
- 11.3 Tela de login
- 11.4 Login
- 11.5 Conclusão
- 12 LAF - Linux, Apache e Flask
- 12.1 Diálogo entre Flask e Apache
- 12.2 Conclusão
- Parte 4 - Considerações finais
- 13 Considerações finais
- 14 Referências bibliográficas
- Parte 5 - Apêndice
- 15 Apêndice A: JavaScript
- 15.1 Comentários, palavras reservadas e tipos
- 15.2 Ferramenta de desenvolvimento do navegador
- 15.3 Escopo de variáveis
- 15.4 Strings e conversão de tipos
- 15.5 Arrays ou listas
- 15.6 Objetos
- 15.7 Operadores lógicos
- 15.8 Estruturas condicionais e de laço
- 15.9 Funções
- 15.10 Conclusões
Dados do produto
- Número de páginas:
- 277
- ISBN:
- 978-85-94188-69-4
- Data publicação:
- 06/2018