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Guia da Startup Como startups e empresas estabelecidas podem criar produtos web rentáveis

Joaquim Torres
Capa

Guia da Startup

Agradecimentos

Antes de mais nada, eu queria agradecer à Isabel, minha esposa, e à Laura, minha filha, pelo incentivo e pela paciência. Escrever um livro realmente toma tempo, tempo este que acabei de uma forma ou de outra tirando da minha família.

Agradeço também ao Paulo Silveira da Casa do Código. Sem o convite dele não haveria livro. Ao Adriano Almeida que, junto com o Paulo, foi essencial para que o livro tomasse a forma que tem hoje. E ao Adson Souza da Studio Hat, que fez os desenhos super bacanas que ilustram cada uma das partes desse livro.

Ao Rafael Lima, do Cobre Grátis, ao Paulo e Guilherme Silveira, da Caelum, ao Flavio Pripas, da byMK / fashion.me, ao André Massa, da Sieve e ao Gilberto Mautner, da Locaweb, pelas entrevistas muito bacanas que você vai encontrar aqui no Guia da Startup.

Aos meus sócios de minha primeira startup, a Dialdata (PersoCom), agradeço pelas inúmeras oportunidades de aprendizado que me proporcionaram, oportunidades preciosas para qualquer pessoa interessada em empreender, mas mais preciosas ainda para quem estava começando a vida profissional. Foi nessa startup que tive o primeiro contato não acadêmico com o mundo de comunicação online e com internet.

Agradeço ao Gilberto Mautner e à família Gora pelo muito que contribuíram para que eu pudesse aprender sobre produtos web, provendo todo o ambiente e a infraestrutura necessária para que pudéssemos fazer vários experimentos de desenvolvimento de produtos que hoje são serviços da Locaweb de grande sucesso no mercado de internet.

Ao Francisco Zapata queria agradecer por partilhar os custos, o trabalho e a dedicação envolvidos em ter uma startup "de fim-de-semana" como é o ContaCal.

Obrigado a todas as pessoas com quem tive a honra e o prazer de trabalhar, cada interação sempre é para mim uma oportunidade de aprendizado e de melhoria e continuamente aprendo muito com todos com quem trabalhei e trabalho.

Devo também meu agradecimento aos usuários do ContaCal que, com seu feedback direto e indireto me ensinou muito coisa nova, que complementa todo o conhecimento que tenho acumulado ao longo de minha carreira.

Agradeço também a todas as pessoas com quem interagi em palestras, cursos, blogs ou conversas. Todas essas interações são para mim mais fonte de aprendizado contínuo.

Por fim, a você leitor, agradeço pelo interesse nos assuntos startup, inovação e desenvolvimento de produtos web. Esses temas são muito importantes para o desenvolvimento de uma economia sustentável. Seu interesse pelo tema, ao ponto de incentivar não só a escrita desse livro como também vários outros livros, palestras, blogs, encontros, debates e reportagens sobre esses assuntos é fundamental para que mais conteúdo relevante seja disponibilizado. Isso fará com que mais pessoas se interessem por esses temas e, eventualmente, criem suas próprias startups, inovem e criem produtos web cada vez mais bacanas.

Comentários

Veja a seguir alguns dos comentários feitos no blog Guia da Startup (http://guiadastartup.com.br) sobre o conteúdo que você está prestes a começar a ler.

É sempre bom aprender com quem já acertou, mas também já errou e aprendeu com os erros. Parabéns pela iniciativa.

Sensacional! Simplesmente... Parabéns pela iniciativa.

Cara, muito boa sua iniciativa! Acredito que é isso mesmo que precisamos, alguém que realmente sabe do que está falando. Estou cansado de ler porcaria...

Nossa, curti muito sua ideia e iniciativa, estarei acompanhando, já foi pro meus Favs!

Continue assim com seu blog, pois para mim é referência número 1.

Excelente texto, a mensagem que fica pra gente é "Arrisque e vá para as cabeças". Aproveite a onda e sua motivação, colha o máximo de feedbacks possível e melhore seu produto.

Estudei o Guia da Startup e aprendi muito, além de achar ótima a inciativa e muito bem apresentada.

Muito legal o seu site. Li todos os posts sobre startup de uma única vez e gostei bastante.

Muito bom o Guia da Startup. Estou acompanhando dia a dia os seus posts, e fico cada vez mais curioso pelo próximo!

Excelente a iniciativa, a didática, a linguagem, os exemplos práticos, os passos para alcançar uma startup... Estou realmente adorando ler o seu blog, muito bom. Está me motivando a colocar em prática algumas ideias (pequenas ou grandes).

Hoje finalmente consegui ler todos os posts, parabéns! Acho que vai ajudar muita gente. Está muito objetivo, direto ao ponto.

Os posts estão a cada dia que passa clareando mais e mais a minha mente. Parabéns mesmo.

Muito bom! Li todos os posts e gostei muito. Saber como tem sido a sua experiência com o ContaCal tem me inspirado bastante na criação do meu próprio produto!

Parabéns pelos posts, muito legais mesmo dá para ter uma noção de com deve ser um empreendimento.

Parabéns pela iniciativa, Joca. Muito legal e interessante... Realmente a web e os desenvolvedores brasileiros precisam desse apoio.

Sumário

  • 1 - Comentários
    • 2 - O que é o Guia da Startup?
      • 2.1 - Por que mais um livro falando sobre startup?
      • 2.2 - Quem é esse cara para falar sobre startup?
      • 2.3 - Pelo aumento da quantidade e qualidade de produtos web no Brasil!
      • 2.4 - Guia da Startup para não startups
      • 2.5 - O que você vai encontrar no Guia da Startup
    • 3 - O que é uma startup?
      • 3.1 - Afinal, o que é uma startup?
      • 3.2 - Quando uma startup deixa de ser uma startup?
      • 3.3 - Pode existir startup dentro de uma empresa estabelecida?
      • 3.4 - Pense em startup como experimento, e não como negócio
    • 4 - O que é um produto web?
      • 5 - Produto web, móvel ou social?
        • 5.1 - Aplicações para aparelhos móveis
        • 5.2 - Aplicações para serem usadas em redes sociais
        • 5.3 - Resumindo
      • 6 - Todo site e sistema web pode e deve ser considerado um produto web
        • 6.1 - Mas por que todo site e sistema web deve ser considerado um produto web?
        • 6.2 - Completando o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software
      • 7 - Por que ter uma startup?
        • 7.1 - Por que eu criaria minha startup?
        • 7.2 - Startup de crescimento vs startup de estilo de vida
        • 7.3 - Que tipo de médico é você?
        • 7.4 - Tweet do Dalai Lama
        • 7.5 - Questione-se
        • 7.6 - Exemplo de retorno não financeiro
      • 8 - Os 99,9%
        • 8.1 - Faço parte dos 99,9%
        • 8.2 - Continue praticando e não se esqueça de sua motivação
      • 9 - Quem deve criar uma startup de um produto web?
        • 9.1 - Esforço multidisciplinar
        • 9.2 - Opções de terceirização
      • 10 - Escolhendo o que terceirizar, um caso prático
        • 10.1 - Desenvolvimento de software
        • 10.2 - Experiência do usuário
        • 10.3 - Marketing de produtos
        • 10.4 - Administração de sistemas
        • 10.5 - Tema do produto web
        • 10.6 - Custo de terceirização
      • 11 - Quanto tempo dedicar? Quem devo chamar?
        • 11.1 - Quanto tempo dedicar à startup?
        • 11.2 - Devo chamar alguém para ser meu sócio?
        • 11.3 - Recapitulando
      • 12 - Claro que o cliente sabe o que quer!
        • 12.1 - As pessoas sabem o que querem, uma solução!
        • 12.2 - Problema: as pessoas demoravam muito tempo para se locomover
        • 12.3 - Problema: pais querem ir ao restaurante com seus filhos pequenos e querem ter um almoço tranquilo
        • 12.4 - Problema: pessoas querem fazer reeducação alimentar para poder ter uma alimentação mais balanceada e assim perder peso e se sentir melhor
      • 13 - Qual é o problema?
        • 13.1 - Muitas vezes as pessoas não sabem qual é o problema
        • 13.2 - E às vezes as pessoas não sabem que têm um problema
        • 13.3 - Devo solucionar problemas de quem?
        • 13.4 - Olha que tecnologia bacana!
        • 13.5 - Resumindo: problema + tecnologia = solução = ideia de produto
      • 14 - Como escolher uma ideia para transformar em produto web
        • 14.1 - Você consegue descrever sua ideia em uma única página web?
        • 14.2 - Mais um exemplo
        • 14.3 - Qual é taxa de conversão mínima?
      • 15 - Problema ou necessidade?
        • 15.1 - Mas afinal, qual é a diferença entre problema e necessidade?
        • 15.2 - Pirâmide de Maslow
      • 16 - Por que é preciso fazer rápido o produto web?
        • 16.1 - Por que é preciso fazer rápido o produto web?
        • 16.2 - Resumindo
      • 17 - Como fazer rápido o seu produto web?
        • 17.1 - A importância de conhecer o cliente e o seu problema
        • 17.2 - Cursos online da Caelum
        • 17.3 - ContaCal
        • 17.4 - Boas práticas de engenharia de software
        • 17.5 - Recapitulando: fazer rápido o produto web = saber o que fazer + bons profissionais + boas práticas de engenharia de software
      • 18 - Se você não tem vergonha da primeira versão de seu produto, você demorou demais para lançar
        • 19 - Quanto tempo levou para fazer o ContaCal?
          • 19.1 - Resultado
        • 20 - Meu produto web está pronto, e agora?
          • 20.1 - Checklist antes de "abrir as portas"
          • 20.2 - Ok, estou pronto!
          • 20.3 - Dados sobre o lançamento do ContaCal
        • 21 - Recebendo feedback de seu produto web
          • 21.1 - Lidando com e-mails de usuários
          • 21.2 - Exemplo de pressa em agir devido ao feedback
        • 22 - Cuidado ao lançar um produto mínimo
          • 22.1 - Esteja preparado para continuar andando rápido assim que você lançar seu produto mínimo
        • 23 - Como atrair visitantes para o meu site?
          • 23.1 - Formas pagas de atrair visitantes
          • 23.2 - Formas gratuitas de atrair visitantes
          • 23.3 - Alguns exemplos de como atrair visitantes para o site
        • 24 - Como ganhar dinheiro com seu produto web?
          • 24.1 - Produto web = software utilizado pela internet
          • 24.2 - Tipos de receita de produto web
          • 24.3 - Tipos de pagamento pelo uso do produto web
        • 25 - Buscando receita, casos práticos
          • 25.1 - Deixando claro por que o produto está gratuito
          • 25.2 - Colhendo feedback dos usuários
          • 25.3 - Resultado da pesquisa
          • 25.4 - Receita de anúncios
          • 25.5 - Receita paga pelos usuários
          • 25.6 - Ajuste de preço
          • 25.7 - byMK/fashion.me, mais um caso prático de busca por receita
        • 26 - Como definir o preço certo?
          • 26.1 - Curva de demanda
          • 26.2 - Preço diferente para cliente diferente
          • 26.3 - Valor percebido
          • 26.4 - E os concorrentes?
          • 26.5 - E o custo?
        • 27 - Oferecer ou não oferecer planos grátis, eis a questão!
          • 27.1 - Será que tenho que ter uma versão gratuita do meu produto?
          • 27.2 - Como gerar receita para cobrir os custos do meu produto gratuito?
          • 27.3 - Resumindo
        • 28 - Seja um "data geek"
          • 28.1 - Quais dados são importantes?
          • 28.2 - Funil de conversão
          • 28.3 - Exemplo de funil de conversão
        • 29 - Alargando o funil
          • 29.1 - Quantidade de pessoas que fica sabendo que seu produto web existe
          • 29.2 - Quantidade de cliques gerados pelos seus anúncios ou por outros meios
          • 29.3 - Quantidade de visitantes únicos
          • 29.4 - Quantidade de visitantes que se tornaram usuários
          • 29.5 - Quantidade de usuários que se tornaram clientes
          • 29.6 - Quantidade de usuários e clientes que deixaram de ser usuário ou cliente
          • 29.7 - Alargando o funil
        • 30 - Assista a seu usuário!
          • 31 - Experimente e meça
            • 31.1 - Teste A/B
            • 31.2 - Exemplo prático de teste A/B
            • 31.3 - As aparências enganam
            • 31.4 - Mantenha um diário de mudanças
            • 31.5 - Cuidado com o máximo local
          • 32 - Acompanhe os números de longo prazo
            • 32.1 - Números globais: receita e custos
            • 32.2 - Números individuais: CAC, LT e LTV
          • 33 - Quanto tempo demora até ter retorno?
            • 33.1 - O que aconteceu?
            • 33.2 - Quanto tempo esperar?
          • 34 - Empresa que tem um software não web
            • 34.1 - Novo modelo de comercialização de software
            • 34.2 - Como fazer a transição de software não web para software web?
          • 35 - Empresa que desenvolve software sob encomenda
            • 35.1 - Criação de um produto novo
            • 35.2 - Uso nos projetos dos clientes
          • 36 - Empresas que não têm desenvolvimento de software como sua atividade principal
            • 36.1 - Como fazer?
            • 36.2 - Exemplo de uma empresa que não tem desenvolvimento de software como sua atividade principal
          • 37 - Cobre Grátis
            • 38 - Cursos online da Caelum
              • 39 - byMK / fashion.me
                • 40 - Sieve
                  • 41 - Produtos web da Locaweb
                    • 42 - Bibliografia
                      • 43 - Recapitulando
                        • 43.1 - Poder de síntese
                        • 43.2 - Síntese do Guia da Startup
                        • 43.3 - Próximos passos

                      Dados do produto

                      Número de páginas:
                      286
                      ISBN:
                      978-85-66250-06-0
                      Data publicação:
                      05/2012

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