SEO Centrado no Usuário Como otimizar o conteúdo para quem realmente o consome
Jonathan Lamim AntunesPrefácio, por Rafael Rez
Chegamos ao momento em que todos entenderam que o conteúdo é o elo fundamental no mundo digital. E que praticamente todos que estão conectados possuem os meios para produzir conteúdo, nos seus mais diversos formatos: texto, vídeo, áudio e derivados. Vivemos a era da multicanalidade e do excesso de informação. Com tantos canais e tanto conteúdo sendo produzido, não é apenas a qualidade que diferencia quem produz. Tanto a originalidade quanto a técnica são fundamentais.
Neste livro, você entenderá o papel da técnica para alavancar a originalidade.
SEO Centrado no Usuário é uma abordagem prática que coloca o público no centro das estratégias de otimização de conteúdo. Ao criar conteúdo e estruturar sites, blogs e hubs de conteúdo, devemos pensar primeiramente em quem vai consumi-lo. Ao longo dos últimos anos, testemunhamos uma evolução significativa no SEO. O que antes era uma disciplina puramente técnica, focada em palavras-chave e algoritmos, evoluiu para se transformar em uma prática que adiciona valor à experiência do usuário.
Este livro é um guia para profissionais de marketing digital, redatores, criadores de conteúdo e qualquer pessoa interessada em otimizar suas estratégias de conteúdo e SEO de uma maneira que realmente crie conexão com seu público. Esta jornada explora como o SEO pode ser utilizado de forma mais eficaz ao focar nas necessidades e comportamentos dos usuários, garantindo que seu conteúdo não apenas alcance os melhores rankings de busca, mas ofereça uma experiência valiosa e envolvente.
A transformação do SEO técnico para uma abordagem centrada no usuário não significa abandonar as práticas tradicionais. Pelo contrário, trata-se de integrá-las de maneira mais natural, equilibrando técnica e empatia. Em vez de simplesmente otimizar para os algoritmos, devemos considerar como as pessoas interagem com o conteúdo e o que elas realmente procuram.
Espero que este livro inspire você a repensar suas estratégias de SEO e a criar conteúdo que beneficie tanto os usuários, que os algoritmos não poderão ignorá-lo! Jonathan compartilha suas experiências e aprendizados de quase duas décadas de carreira, oferecendo uma visão clara e prática de como aplicar o SEO de forma eficaz e centrada no usuário. Ao focar no que realmente importa – as pessoas – você construirá uma base sólida para se relacionar mais e melhor com seu público, além de criar um ativo de audiência crescente e recorrente.
Ao utilizar as melhores práticas de SEO para alavancar este bom conteúdo, você alcançará ainda mais pessoas. Sem dúvida alguma, você possui em mãos o melhor e mais atual guia de melhores práticas para otimizar seu conteúdo. Boa leitura!
— Rafael Rez
Pai da Carol e do Pedro, Fundador da Web Estratégica, Cofundador da Nova Escola de Marketing, Autor do bestseller 'Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI'
Para quem este livro é recomendado
Seja você um redator procurando entender como suas palavras podem alcançar um público maior, uma desenvolvedora interessada em otimizar sites para melhores resultados nos mecanismos de busca, um profissional de marketing digital querendo integrar técnicas de SEO às estratégias de conteúdo, ou mesmo uma profissional buscando aprimorar suas habilidades em SEO para melhorar a visibilidade e a eficácia dos sites que cria, então você encontrará aqui um guia valioso.
SEO Centrado no Usuário não tem como objetivo ser um manual técnico, que diz "faça isso e aquilo", mas o compartilhamento de aprendizados e experiências capazes de pavimentar o caminho que mostra como o SEO pode ser aplicado pensando primeiro no usuário, garantindo que o conteúdo seja encontrado, relevante e engajador.
Navegue por estas páginas para descobrir como transformar a dupla conteúdo/SEO em prática efetiva, fazendo com que cada elemento do site contribua para uma experiência online excepcional para os usuários e, ao mesmo tempo, alcance ótimos rankings nos resultados de busca.
Introdução
Com o enorme volume de conteúdo produzido diariamente, os resultados dos mecanismos de busca mudam a todo instante, sendo quase impossível garantir que as páginas nas três primeiras posições hoje continuarão ali amanhã. Mas, se for feito um trabalho focado nos interesses do público, e produzido um conteúdo de qualidade, inserido em uma página estruturalmente correta, essas chances podem aumentar bastante. Nesse cenário de crescimento e mudanças constantes, a arte e a ciência de posicionar sites nas primeiras páginas dos mecanismos de busca nunca foram tão importantes. E isso me motivou a escrever SEO Centrado no Usuário.
Pode parecer um pouco estranho falar de SEO Centrado no Usuário, sendo que é algo mais relacionado ao virtual, aos algoritmos. Mas aí eu lhe pergunto: Quem dá os parâmetros para os algoritmos? Quem diz se um site é bom ou não? Quem consome o conteúdo ou compra um produto que aparece na SERP ou os algoritmos?
A resposta é única: pessoas!
E foi com essa perspectiva que SEO Centrado no Usuário foi escrito. Nas páginas a seguir eu compartilho com você o que acredito ser útil e relevante dos aprendizados e experiências dos meus quase 20 anos de carreira em tecnologia e criação de conteúdo.
Este livro é um convite para explorar como uma abordagem focada no usuário pode transformar as estratégias de SEO, tornando-as mais eficazes e alinhadas com as necessidades reais dos usuários finais. Através dos capítulos, você será guiado por fundamentos práticos, exemplos reais, e estratégias de como integrar princípios de usabilidade, acessibilidade e conteúdo relevante para criar um ambiente online que favoreça tanto os critérios de ranqueamento quanto a satisfação do usuário.
Seja você um veterano ou veterana em SEO ou alguém que está apenas começando nesse universo, aqui você encontrará insights valiosos e aplicáveis que poderão ser utilizados no dia a dia. Prepare-se para desbloquear o verdadeiro potencial do SEO Centrado no Usuário, onde a técnica encontra a empatia, e onde cada clique leva a uma experiência mais rica e engajadora.
Mas atenção, você não encontrará por aqui conteúdo aprofundado sobre SEO Técnico, On-page, Off-page, receitas prontas para colocar sites nas primeiras páginas do Google. Todas as abordagens são relacionadas primeiro à experiência do usuário, e o objetivo é que você adquira conhecimentos que ajudem a desenvolver estratégias cada vez melhores, ampliando sua visão sobre a importância do usuário para o posicionamento das páginas na SERP.
Aproveite o conteúdo e, acima de tudo, divirta-se!
Sobre o autor
Eu me chamo Jonathan Lamim, sou escritor e ghostwriter, um apaixonado por tecnologia e escrita, que, após 15 anos atuando como programador e tendo como hobby a escrita, decidiu inverter as coisas, colocar a programação como hobby e fazer da escrita seu trabalho diário.
Nessa jornada de transição percebi de forma mais clara que, na era digital, conectar pessoas através das palavras é uma arte poderosa, e isso me fez compreender que um conteúdo verdadeiro tem o dom de inspirar, transformar e unir as pessoas. Com isso, pude entender que meu compromisso é transformar complexidade em clareza, ideias em impacto. Algo que já fazia como programador e continuo fazendo agora como escritor.
Eu não sou de ficar registrando tudo em números, mas ao longo desses 19 anos de carreira consigo me lembrar (com a ajuda de algumas anotações) de alguns números do meu trabalho:
- +250 sites/ blogs/ e-commerces/ sistemas
- +4500 conteúdos produzidos
- +20 livros/ e-books escritos para clientes
- 5 livros/ ebooks próprios publicados
- Clientes satisfeitos em 7 países
Hoje eu ajudo pessoas e profissionais a transformarem conhecimento em livros, conteúdos para blogs e redes sociais, possibilitando aumento de autoridade e reconhecimento. Faço isso unindo experiência, criatividade e estratégia, e porque acredito no poder das palavras para conectar e inspirar.
Para conhecer um pouco mais do meu trabalho, acesse os links a seguir:
- Site pessoal: https://jonathanlamim.com.br
- LinkedIn: https://linkedin.com/in/jonathanlamim
Sumário
- 1 Fundamentos
- 1.1 Experiência + Informação = Conversão
- 1.2 O que é SEO Centrado no Usuário
- 1.3 Equilíbrio entre técnica e empatia
- 1.4 Próximos passos
- 2 Palavras-chave
- 2.1 Palavras-chave Long Tail e Head Tail
- 2.2 Densidade de palavras-chave
- 2.3 Intenção de busca
- 2.4 Estratégia de seleção de palavras-chave
- 2.5 Explorando palavras-chave para estruturar um blog
- 2.6 Conclusão
- 3 Anatomia do conteúdo
- 3.1 Anatomia técnica
- 3.2 Anatomia humanizada
- 3.3 Simbiose do conteúdo: Unindo técnica e humanização para engajamento máximo
- 3.4 Conclusão
- 4 Google EEAT
- 4.1 Experiência: vivenciando o assunto
- 4.2 Expertise: a excelência do conhecimento
- 4.3 Autoridade: o primeiro passo para a confiança
- 4.4 Confiabilidade: cultivando a confiança
- 4.5 Níveis de EEAT e o perigo da otimização excessiva
- 4.6 EEAT versus Inteligência Artificial
- 4.7 15 estratégias para SEO explorando o EEAT
- 4.8 Conclusão
- 5 Content Pruning
- 5.1 Os benefícios do Content Pruning
- 5.2 Como implementar o Content Pruning
- 5.3 Conclusão
- 6 Content Clustering
- 6.1 O que é Content Clustering
- 6.2 Os componentes do Content Clustering
- 6.3 Como funciona o Content Clustering
- 6.4 Impacto positivo do Content Clustering no SEO
- 6.5 Armadilhas a evitar em estratégias de Content Clustering
- 6.6 Exemplo de ação de Content Clustering
- 6.7 Conclusão
- 7 Inteligência Artificial e Machine Learning em SEO
- 7.1 Entendimento e Processamento de Linguagem Natural (NLP)
- 7.2 Análise de dados em grande escala
- 7.3 Personalização e experiência do usuário
- 7.4 Automação de tarefas de SEO
- 7.5 Detecção de tendências e previsão
- 7.6 Melhoria contínua com aprendizado de máquina
- 7.7 Criação de conteúdo usando IA
- 7.8 Conclusão
- 8 Dados estruturados e visibilidade
- 8.1 A importância dos dados estruturados para SEO e experiência do usuário
- 8.2 Principais formatos de dados estruturados
- 8.3 Dados estruturados para conteúdo específico
- 8.4 Passo a passo para implementar dados estruturados
- 8.5 Usando dados estruturados no WordPress
- 8.6 Conclusão
- 9 Acessibilidade Web e SEO
- 9.1 Princípios de acessibilidade e sua relação com SEO
- 9.2 Estrutura semântica e HTML acessível
- 9.3 Conteúdo multimídia e acessibilidade
- 9.4 Acessibilidade e experiência do usuário
- 9.5 Testes e ferramentas de acessibilidade
- 9.6 Mobilidade e acessibilidade
- 9.7 Legislação e normas de acessibilidade
- 9.8 Estratégias para melhorar a acessibilidade do conteúdo
- 9.9 Otimizando para o Mobile-First Indexing e SEO
- 9.10 Conclusão
- 10 Caixa de ferramentas
- 11 Referências bibliográficas
Dados do produto
- Número de páginas:
- 192
- ISBN:
- 978-85-5519-381-1
- Data publicação:
- 07/2024