Casa do Código - Livros e Tecnologia

  • Programação
  • Lógica
  • Java
  • .NET
  • PHP
  • Games
  • OO
  • Funcional
  • Python
  • Outros
  • Todos
  • Mobile
  • iOS
  • Android
  • Multiplataforma
  • Outros
  • Todos
  • Front-end
  • HTML e CSS
  • JavaScript
  • Outros
  • Todos
  • Infraestrutura
  • Web
  • Dados
  • Outros
  • Todos
  • Business
  • Startups
  • Marketing Digital
  • Gestão
  • Agile
  • Outros
  • Todos
  • Design & UX
  • Você tem 0 itens na sacola 0 Abrir navegação por categorias e busca Ir para ao topo da página

    Use o código e tenha 10% de desconto!

    Scratch Um jeito divertido de aprender programação

    Helton Varela, Claudia Tinós Peviani
    Livro de Scratch

    *Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

    Prefácio

    Ao desenvolver um projeto de extensão em uma escola pública sobre o ensino de programação, tivemos muitas dificuldades na coleta de materiais para prepararmos nossas aulas e nos deparamos com a falta de bibliografia sobre esse assunto. Com o surgimento de centenas de pesquisas desenvolvidas e aplicadas em todo o Brasil, sentimos a necessidade de produzir um material introdutório que pudesse ser utilizado.

    O Scratch é uma ferramenta interessante para aqueles que desejam aprender a programar e para aqueles que desejam ensinar. Além de estudantes, educadores também podem usá-la no planejamento de suas aulas para complementar o processo de ensino e aprendizagem de forma criativa, ajudando os estudantes a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente.

    No Brasil, é utilizado tanto na Educação Básica como nas universidades. O objetivo na elaboração deste material foi proporcionar aos estudantes, educadores, desenvolvedores e aos curiosos por programação a criação de um jogo do início ao fim. Nossa proposta foi criar um jogo de labirinto com todos os passos, de maneira simples e didática. Além de despertar o interesse pela área de computação e do pensamento computacional.

    Após ler este livro, esperamos que você seja capaz de desenvolver outros jogos, produzir histórias e animações conforme sua vontade, necessidade e conteúdo. A programação aprimora o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas, habilidades importantes para os cidadãos do século XXI.

    - Organizadora: Claudia T. Peviani

     

    Público-alvo

    Este livro foi escrito tanto para aqueles que estão iniciando em programação de computadores quanto para aqueles que já possuem um conhecimento. O público-alvo deste livro é para aqueles entre 7 e 16 anos, mas qualquer um que queira aprender vai se dar muito bem. 

    O Scratch é uma ótima ferramenta de aprendizado e qualquer um que estiver disposto a ler este livro aprenderá o que é programação. Não há pré-requisito algum. O único pré-requisito é a vontade de aprender, tendo isso você já está com meio caminho andado.

     

    Sumário

    • 1 O que é o Scratch?
      • 1.1 Instalação
      • 1.2 Conhecendo o Scratch
      • 1.3 Scratch em português
      • 1.4 Exemplos
      • 1.5 Conclusão
    • 2 Se e Senão
      • 2.1 Operadores de comparação
      • 2.2 Operadores lógicos
      • 2.3 Labirinto
      • 2.4 Conclusão
    • 3 Repetição
      • 3.1 Introdução
      • 3.2 Blocos de repetição
      • 3.3 Labirinto
      • 3.4 Conclusão
    • 4 Variáveis
      • 4.1 Introdução
      • 4.2 Declarando variáveis no Scratch
      • 4.3 Variáveis globais e locais
      • 4.4 Labirinto
      • 4.5 Reiniciando o jogo
      • 4.6 Obtendo entrada do usuário
      • 4.7 Implementando um fundo musical
      • 4.8 Conclusão
    • 5 Procedimentos e funções
      • 5.1 O que são procedimentos e funções?
      • 5.2 Labirinto
      • 5.3 Conclusão
    • 6 Compartilhando projetos no site
      • 6.1 Conclusão
    • 7 Links e contato

    Dados do produto

    Número de páginas:
    160
    ISBN:
    978-85-5519-279-1
    Data publicação:
    05/2017
    Fórum de discussões

    Compartilhe!

    Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    *Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

    altLogoFooter

    Uma empresa do Grupo Alun

    Logo da Alun

    Links da
    Casa do Código

    • Meus ebooks
    • Sobre a Casa do Código
    • Todos os livros
    • Nossas coleções
    • Quero escrever um livro ou fazer parceria
    • Perguntas Frequentes
    • Política de Privacidade
    • Fale conosco

    Nas redes sociais

    • /CasaDoCodigo
    • @casadocodigo
    • @casadocodigo

    Receba novidades e lançamentos

    Este site aceita Pix, Cartão de Crédito, Débito

    • pagarme
    • paypal

    Grupo Alun

    • Educação em Tecnologia

      • FIAP
      • Casa do Código
      • PM3 - Cursos de Produto
    • Mais Alura

      • Alura Start
      • Alura Língua
      • Alura Para Empresas
      • Alura LATAM
    • Comunidade

      • Tech Guide
      • 7 days of code
      • Hipsters ponto Jobs
    • Podcasts

      • Hipsters ponto Tech
      • Dev sem Fronteiras
      • Layers ponto Tech
      • Like a Boss
      • Scuba Dev