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Scratch Um jeito divertido de aprender programação

Helton Varela, Claudia Tinós Peviani

Prefácio

Ao desenvolver um projeto de extensão em uma escola pública sobre o ensino de programação, tivemos muitas dificuldades na coleta de materiais para prepararmos nossas aulas e nos deparamos com a falta de bibliografia sobre esse assunto. Com o surgimento de centenas de pesquisas desenvolvidas e aplicadas em todo o Brasil, sentimos a necessidade de produzir um material introdutório que pudesse ser utilizado.

O Scratch é uma ferramenta interessante para aqueles que desejam aprender a programar e para aqueles que desejam ensinar. Além de estudantes, educadores também podem usá-la no planejamento de suas aulas para complementar o processo de ensino e aprendizagem de forma criativa, ajudando os estudantes a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente.

No Brasil, é utilizado tanto na Educação Básica como nas universidades. O objetivo na elaboração deste material foi proporcionar aos estudantes, educadores, desenvolvedores e aos curiosos por programação a criação de um jogo do início ao fim. Nossa proposta foi criar um jogo de labirinto com todos os passos, de maneira simples e didática. Além de despertar o interesse pela área de computação e do pensamento computacional.

Após ler este livro, esperamos que você seja capaz de desenvolver outros jogos, produzir histórias e animações conforme sua vontade, necessidade e conteúdo. A programação aprimora o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas, habilidades importantes para os cidadãos do século XXI.

- Organizadora: Claudia T. Peviani

 

Público-alvo

Este livro foi escrito tanto para aqueles que estão iniciando em programação de computadores quanto para aqueles que já possuem um conhecimento. O público-alvo deste livro é para aqueles entre 7 e 16 anos, mas qualquer um que queira aprender vai se dar muito bem. 

O Scratch é uma ótima ferramenta de aprendizado e qualquer um que estiver disposto a ler este livro aprenderá o que é programação. Não há pré-requisito algum. O único pré-requisito é a vontade de aprender, tendo isso você já está com meio caminho andado.

 

Sumário

  • 1 O que é o Scratch?
    • 1.1 Instalação
    • 1.2 Conhecendo o Scratch
    • 1.3 Scratch em português
    • 1.4 Exemplos
    • 1.5 Conclusão
  • 2 Se e Senão
    • 2.1 Operadores de comparação
    • 2.2 Operadores lógicos
    • 2.3 Labirinto
    • 2.4 Conclusão
  • 3 Repetição
    • 3.1 Introdução
    • 3.2 Blocos de repetição
    • 3.3 Labirinto
    • 3.4 Conclusão
  • 4 Variáveis
    • 4.1 Introdução
    • 4.2 Declarando variáveis no Scratch
    • 4.3 Variáveis globais e locais
    • 4.4 Labirinto
    • 4.5 Reiniciando o jogo
    • 4.6 Obtendo entrada do usuário
    • 4.7 Implementando um fundo musical
    • 4.8 Conclusão
  • 5 Procedimentos e funções
    • 5.1 O que são procedimentos e funções?
    • 5.2 Labirinto
    • 5.3 Conclusão
  • 6 Compartilhando projetos no site
    • 6.1 Conclusão
  • 7 Links e contato

Dados do produto

Número de páginas:
160
ISBN:
978-85-5519-279-1
Data publicação:
05/2017

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