Casa do Código - Livros e Tecnologia

  • Programação
  • Lógica
  • Java
  • .NET
  • PHP
  • Games
  • OO
  • Funcional
  • Python
  • Outros
  • Todos
  • Mobile
  • iOS
  • Android
  • Multiplataforma
  • Outros
  • Todos
  • Front-end
  • HTML e CSS
  • JavaScript
  • Outros
  • Todos
  • Infraestrutura
  • Web
  • Dados
  • Outros
  • Todos
  • Business
  • Startups
  • Marketing Digital
  • Gestão
  • Agile
  • UX e Design
  • Outros
  • Todos
  • Inteligência Artificial
  • Você tem 0 itens na sacola 0 Abrir navegação por categorias e busca Ir para ao topo da página

    Use o código e tenha 10% de desconto!

    🚀 Programe seu futuro: 20% OFF até 21/09! Com o cupom PROGRAMACAO2025 🚀

    PSRs Boas práticas de programação com PHP

    Jhones S. Clementino
    Livro de PSRs

    *Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

    Prefácio

    Hoje em dia, o número de aplicações disponíveis é absurdamente grande, e assim como é o número de aplicações, também é a quantidade de códigos.

    Porém, será que esses códigos são bem escritos? Será que qualquer desenvolvedor consegue dar manutenção sem dificuldades? A resposta para essas perguntas é que depende muito da equipe que desenvolveu, depende muito das regras de cada linguagem de programação.

    Não existe no mundo um meio de padronizar como um desenvolvedor deve pensar, para que os códigos sejam escritos de forma padrão tanto em lógica, quanto em regras de formatação.

    Em PHP não é diferente, basta você trabalhar em alguma aplicação legada que já está em funcionamento desde os primórdios de uma empresa, que você verá o quão assombroso é o código em sua frente.

    Neste livro, vamos abordar as boas práticas de programação com o PHP utilizando as PSRs (PHP Standards Recommendations), e veremos os mais variados tipos de conceitos e como aplicá-los em nosso código.

    Este livro é indicado para todos os tipos de desenvolvedores desde os estagiários, estudantes, ao mais experientes, portanto, não é necessário ter conhecimento avançado em PHP, mas é importante conhecer o básico da linguagem e de Programação Orientada a Objetos. O conhecimento básico de ambos é indispensável pois eles serão utilizados com frequência.

    Caso você possua dúvidas, críticas, sugestões ou correções, poderá entrar em contato através do e-mail: jhones.developer@gmail.com ou através do LinkedIn.

    No decorrer deste livro vamos abordar diversas PSRs, desde as que cuidam da formatação do código até as que cuidam de maiores complexidades como troca de mensagens HTTP, logs, cache etc.

    Então, sem desanimar, siga em frente e vamos nessa!

    Sobre o autor

    Eu me chamo Jhones dos Santos Clementino, sou apaixonado por programação desde os 17 anos, quando descobri que os softwares, games e sites eram desenvolvidos através de alguma linguagem de programação - essa descoberta mudou minha vida. Comecei a me interessar por esses assuntos cada vez mais porque achava incrível uma sequência de código fazer algo tão útil e interessante como os jogos, por exemplo. Isso é fascinante!

    Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista - UNIP e trabalho com desenvolvimento de sistemas WEB desde 2009 quando ocorreu meu primeiro contato com o PHP. Desde aquela época fui me dedicando a aprender mais e mais com cursos online, tutoriais, livros e apostilas. Meu foco tem sido a Web porque são tecnologias que estão em constante evolução.

    Também sou o autor do livro: Zend Expressive e PHP 7: Uma união poderosa para a criação de APIs, publicado pela editora Casa do Código.

    Quando possuo um tempo livre gosto de fazer alguma coisa que tire a minha atenção do mundo virtual por algum tempo, então gosto de sair com a minha mulher, desenhar e até mesmo cantar (vamos deixar isso para uma outra hora, OK? Rs). Bom, meu amigo, esse é um resumão de quem sou eu.

    Sumário

    • 1 Introdução
    • 2 PSR-1 (Basic Coding Standard)
      • 2.1 Regras
    • 3 PSR-2 (Coding Style Guide) - Parte I
      • 3.1 Regras
    • 4 PSR-2 (Coding Style Guide) - Parte II
      • 4.1 Regras
    • 5 PSR-3 (Logger Interface)
      • 5.1 Regras
      • 5.2 Classes e interfaces
    • 6 PSR-4 (Autoloader)
      • 6.1 Regras
    • 7 PSR-6 (Caching Interface)
      • 7.1 Regras
      • 7.2 Interfaces
    • 8 PSR-7 (HTTP Message Interfaces)
      • 8.1 Regras
      • 8.2 Interfaces
    • 9 PSR-11 (Container Interface)
      • 9.1 Regras
      • 9.2 Interfaces
    • 10 PSR-13 (Link Definition Interfaces)
      • 10.1 Regras
      • 10.2 Interfaces
    • 11 PSR-14 (Event Dispatcher)
      • 11.1 Regras
      • 11.2 Interfaces
    • 12 PSR-15 (HTTP Server Request Handlers)
      • 12.1 Regras
      • 12.2 Interfaces
    • 13 PSR-16 (Common Interface for Caching Libraries)
      • 13.1 Regras
      • 13.2 Interfaces
    • 14 PSR-17 (HTTP Factories)
      • 14.1 Interfaces
    • 15 PSR-18 (HTTP Client)
      • 15.1 Regras
      • 15.2 Interfaces
    • 16 Conclusão
    • 17 Referências bibliográficas

    Dados do produto

    Número de páginas:
    219
    ISBN:
    978-85-7254-030-8
    Data publicação:
    10/2019
    Fórum de discussões

    Compartilhe!

    Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    *Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

    altLogoFooter

    Uma empresa do Grupo Alun

    Logo da Alun

    Links da
    Casa do Código

    • Meus ebooks
    • Sobre a Casa do Código
    • Todos os livros
    • Nossas coleções
    • Quero escrever um livro ou fazer parceria
    • Perguntas Frequentes
    • Política de Privacidade
    • Fale conosco

    Nas redes sociais

    • /CasaDoCodigo
    • @casadocodigo
    • @casadocodigo

    Receba novidades e lançamentos

    Este site aceita Pix, Cartão de Crédito, Débito

    • pagarme
    • paypal

    Grupo Alun

    • Educação em Tecnologia

      • FIAP
      • Casa do Código
      • PM3 - Cursos de Produto
    • Mais Alura

      • Alura Start
      • Alura Língua
      • Alura Para Empresas
      • Alura LATAM
    • Comunidade

      • Tech Guide
      • 7 days of code
      • Hipsters ponto Jobs
    • Podcasts

      • Hipsters ponto Tech
      • Dev sem Fronteiras
      • Layers ponto Tech
      • Like a Boss
      • Scuba Dev