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MundoJ
Orientação a Objetos
MundoJ
MundoJ: Orientação a Objetos
Sumário
1 - Criando Software mais Próximo ao Cliente com Domain Driven Design
1.1 - Domain e Ubiquitous Language
1.2 - Construção do Domain Model
1.3 - Implementando o Domain Model
1.4 - DDD (quase) na prática
1.5 - Implementar
1.6 - Repositórios, DAOs , Layers e muita confusão
1.7 - Considerações Finais
1.8 - Referências
2 - Projetando e Codificando uma DSL Interna
2.1 - Exemplo
2.2 - Boas Oportunidades Para o Uso
2.3 - Desvantagens
2.4 - Persistência
2.5 - Considerações finais
2.6 - Referências
3 - Melhoria Contínua do Código com Refatoração
3.1 - O que é Refatoração?
3.2 - A refatoração no dia-a-dia
3.3 - Refatoração e Extreme Programming (XP)
3.4 - Exemplo de refatoração
3.5 - Cuidados para aplicar as refatorações
3.6 - Considerações finais
3.7 - Referências
4 - Os Princípios da Modelagem Ágil
4.1 - Para o desenvolvimento de software, não existe separação entre design e construção
4.2 - Desenvolvimento de software: humanas ou exatas?
4.3 - A comunicação rica do “papel sobre a mesa”
4.4 - Rascunhos: uma forma de modelagem eficaz
4.5 - Rascunhos para obter qualidade externa no software
4.6 - Aprofundar em detalhes antecipadamente é RUIM!
4.7 - Não volte para casa para escrever documentos de requisitos!
4.8 - Utilizando a modelagem para obter qualidade interna