Gestão de Produtos como você nunca viu O que referências femininas têm a mostrar sobre carreira, desenvolvimento e estratégia para criar produtos digitais melhores
Mulheres de ProdutoPor que um livro escrito por mulheres é necessário?
Por Joaquim Torres
Em abril de 2021, a Cassiane Vilvert me procurou contando sobre a ideia de, junto à ONG Mulheres de Produto, da qual ela é parte, escrever um livro sobre Gestão de Produtos.
Um livro sobre Gestão de Produtos escrito exclusivamente por mulheres é não só fantástico, como necessário e sine qua non para a evolução dos produtos digitais do Brasil e de todo o mundo.
Muito se fala sobre diversidade, da importância de respeitarmos as diferenças, e de sermos cada vez mais inclusivos. Mas ainda temos muito a trilhar nesses aspectos de respeito e inclusão. Basta olharmos para os times de desenvolvimento de produto de boa parte das empresas, formados majoritariamente por homens brancos que, não à toa, acabam criando produtos com vieses.
Nos times em que trabalhei, a melhor proporção que conseguimos construir foi de 19,1% de mulheres no time de desenvolvimento de produto, sendo que na população brasileira e mundial essa distribuição é bem mais próxima dos 50.
Um exemplo interessante da criação de produtos com vieses é o software de reconhecimento facial da IBM. Um pesquisador do MIT fez um teste com um conjunto de imagens faciais, e o gênero foi identificado erroneamente em menos de 1% dos homens de pele mais clara; em até 7% das mulheres de pele mais clara; até 12% dos homens de pele mais escura; e até 35% em mulheres de pele mais escura.
Esse exemplo ilustra não apenas o longo caminho que temos pela frente, mas também o impacto da falta de diversidade em produtos digitais. Diversidade de função – com pessoas engenheiras, gerentes de produto, profissionais de design – é um requisito básico essencial para criar produtos de sucesso, que resolvem problemas de seus usuários, ao mesmo tempo em que ajudam a empresa a atingir seus objetivos estratégicos.
Porém, além de times multidisciplinares, devemos considerar os outros aspectos da diversidade, como gênero, raça, classe social, diversidade cultural e backgrounds econômicos, se de fato queremos construir produtos cada vez melhores.
Por isso, este livro que você tem em mãos é leitura obrigatória para quem constrói produtos digitais. São mais de 30 mulheres incríveis que se coordenaram para compartilhar seu conhecimento e experiência no desenvolvimento de produtos digitais, dividindo informações muito ricas que, com certeza, vão ajudar muito mais pessoas a construírem produtos de muito sucesso!
Boa leitura!
Este livro é também um manifesto
Por Jacqueline Yumi Asano
Quando a Talita Morais e a Cassiane Vilvert me contaram sobre esse novo projeto, lembro de pensar "Nossa, é isso! Não existe mais limite para nossas mulheres!".
Tive uma sensação de propósito, um misto de emoção, de orgulho e de honra por trabalhar com mulheres tão incríveis e inspiradoras todos os dias na comunidade. Fiquei com o coração quentinho já imaginando o livro sendo lido por milhares de pessoas, principalmente jovens e mulheres. Espero que essas pessoas sintam o mesmo que eu sinto, a cada vez que vejo uma mulher subir no palco: representatividade.
Representatividade porque o livro foi construído colaborativamente, levando em consideração diferentes visões (como todo produto digital deveria ser). Através do olhar de mais de 30 mulheres, você vai ler sobre Gestão de Produtos, as habilidades necessárias e os diferentes tipos de carreiras nessa área. Mais do que isso, você encontrará informações sobre o mercado de produtos no Brasil, histórias reais de erros, acertos, e relatos sobre como é ser mulher Product Manager.
Este não é apenas um livro sobre criação de produtos digitais. É o primeiro livro brasileiro, escrito em português, por pessoas que se identificam como mulheres, com um objetivo comum: ajudar outras tantas pessoas a expandirem seus limites e se encontrarem nesta carreira, que muitas vezes pode parecer ampla e ambígua.
Este é um livro para pessoas que desejam migrar e/ou começar nesta área, mas também para profissionais que já atuam no mercado – seja em produto, design ou desenvolvimento – e que querem diversificar suas visões de mundo.
Esperamos que este livro seja lido e sirva de inspiração para outras mulheres, mas não apenas para elas. Entendemos que o apoio e interesse dos homens pelos temas pautados e histórias presentes também é muito positivo para construirmos produtos – e um mundo – cada vez melhor e mais igualitário, acima dos recortes de gênero.
Este é um livro para você ler, refletir, aprender, recomendar, mas mais do que isso. É um livro para você ver o tamanho poder que mulheres têm, principalmente quando estão juntas.
Este livro é um manifesto.
Sobre Mulheres de Produto
Mulheres de Produto nasceu em 22 de janeiro de 2018, da vontade de encontrar mulheres na área de tecnologia que criam produtos digitais. Surgiu da necessidade de termos um espaço seguro para todas as pessoas que se identificam como mulheres se apoiarem e evoluírem juntas. Eu sempre acreditei na força da sororidade, mas nunca imaginei que isso iria nos levar tão longe.
Mulheres de Produto (MDP) é a maior comunidade de produtos digitais no Brasil, administrada por mulheres que juntas seguem o pilar de "Ser uma mulher que levanta outras mulheres". Em 2021, tornou-se uma associação sem fins lucrativos com o grande propósito de ser a comunidade de produto do Brasil que mais tem impacto na redução de desigualdade de gênero, através da criação de um ambiente seguro e acessível para que as pessoas que se identificam como mulheres entrem na área e evoluam em suas carreiras. Centenas de mulheres atuam na construção de conteúdo relevante em forma de podcasts, artigos, eventos online, mentoria, divulgação de vagas e parcerias com esse grande propósito. Somos muito gratas a todas elas - embaixadoras, participantes, ouvintes e leitoras - pela jornada.
As autoras
Aline Baldino, Ana Clara Akra, Ana Retore, Beatriz Waclawek, Bruna Gonçalves, Bruna Tatiane Bonecher Steffen, Camila Meneghetti, Carolina Costa, Cassia Messias, Cassiane Vilvert, Daniela Claudino, Diana Fournier, Eluza Pinheiro, Éricka Padilha, Jéssica Rabelo, Julia Martin Moura, Katy Miranda, Letícia Coelho, Luanna Teofillo, Luciana Nunes, Malu Pizarro Melo, Mariana Penido, Melissa Oliveira Costa da Silva, Nathalie Melo, Paula Völker, Suene Souza, Talita Morais, Taynara Rechia, Thaís Falabella Ricaldoni, Thaisa Fernandes, Yasmin Conolly Carolino
Sumário
- Parte 1 - Para começo de conversa
- 1 Representatividade: um pilar central deste livro
- 2 Conhecendo o universo de produtos e o mercado no Brasil
- 3 Filosofia de Produto
- Parte 2 - O que é Gestão de Produtos, afinal?
- 4 Desenvolvendo produtos - Por onde começar?
- 5 O que não é Gestão de Produto?
- 6 O que aprendi lançando uma solução de pagamentos do zero
- Parte 3 - Como manter todos no mesmo barco?
- 7 Como manter diversos times alinhados sem sobrecarregar o time de produto
- 8 O que aprendi sobre comunicação com stakeholders
- Parte 4 - As 3 palavras mágicas: Estratégia, Priorização e Clientes
- 9 Do estratégico ao operacional
- 10 Tudo o que uma PM precisa saber sobre resolução de problemas e negociação
- 11 O que aprendi sobre priorização e a importância de conhecer os clientes
- Parte 5 - Um papo reto sobre diversidade na área de produtos
- 12 O que é Cultura de Produto e sua importância
- 13 Diversidade em produto: quem projeta as experiências?
- 14 Ser mulher em produto
- 15 Mulher e o mercado de trabalho - A grande batalha
- Parte 6 - Hora da ação: Gestão de Produtos na prática
- 16 O cargo de Product Manager no Brasil
- 17 Designer de Produto: permita-se sair para dançar
- 18 Mão na massa: 7 habilidades de uma PM
- 19 Sem soft skills, não há uma boa Product Manager
- 20 Gerenciando com criatividade e emoção
- Parte 7 - O lado técnico de produto
- 21 Entendendo o tecniquês
- 22 Métricas de produto: tudo o que você precisa saber
- 23 Ter dados é bom, mas saber como usá-los é ainda melhor
- Parte 8 - Alçando voo: para onde ir com a minha carreira
- 24 Aonde podemos chegar?
- 25 O que aprendi fazendo minha transição de carreira
- 26 Liderança consciente no mundo digital
- 27 Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer
- 28 Você está mais perto do que imagina
- Conclusão
- 29 Um desejo final
Dados do produto
- Número de páginas:
- 354
- ISBN:
- 978-85-5519-311-8
- Data publicação:
- 09/2022