Marketing de conteúdo Estratégias para entregar o que seu público quer consumir
Jonathan Lamim Antunes
Introdução
Em um mundo no qual tudo é informação, saber entregá-la no melhor formato ao seu público é uma das chaves do sucesso para uma estratégia de marketing de conteúdo.
Lembro-me da época da escola, quando precisava ir à biblioteca para realizar pesquisas em livros e enciclopédias a fim de produzir o conteúdo dos trabalhos escolares. Hoje, com alguns cliques, os estudantes encontram uma variedade enorme de conteúdo para produzir seus trabalhos. E então pergunto:
De onde vem esse conteúdo? Quem o produz? Por que ele é produzido?
É aí que entra o marketing de conteúdo, para responder a essas e outras perguntas. Através dele, as marcas podem, além de conhecer melhor o seu público, entregar exatamente o que ele quer consumir, tanto no que diz respeito ao conteúdo como ao produto.
Neste livro, compartilho um pouco dos meus conhecimentos sobre marketing de conteúdo para que você possa realizar um trabalho de qualidade e que gere resultados, seja como um consultor freelancer, atuando dentro de alguma empresa de marketing, ou no setor de marketing de empresas de outros ramos.
O conteúdo que você encontrará nos capítulos a seguir está dividido em três partes:
Parte I: mercado, consumidor, planejamento e estratégia (capítulos 1 a 4);
Parte II: conteúdo e mensuração de resultados (capítulos 5 a 9);
Parte III: dicas e bibliografia (capítulos 10 a 13).
Ao chegar ao final deste livro, você terá adquirido conhecimentos que o colocarão em um novo nível do marketing de conteúdo. Mas a jornada não termina aqui, a continuidade dos estudos para se manter atualizado é o que o tornará um profissional de qualidade e cada dia mais requisitado pelo mercado.
Boa leitura e bons estudos!
Sumário
- Mercado, consumidor, planejamento e estratégia
- 1 O conteúdo e o consumidor
- 1.1 Os primórdios do conteúdo
- 1.2 John Deere e o marketing de conteúdo
- 1.3 O guia de restaurantes que vendia pneus
- 1.4 A experiência chamada conteúdo
- 1.5 O novo perfil do consumidor
- 1.6 Conclusão
- 2 Você sabe quem é o seu consumidor?
- 2.1 Pesquisa de Personas: conhecendo o seu público
- 2.2 Ferramentas para a Pesquisa de Personas
- 2.3 Construindo as personas
- 2.4 Conclusão
- 3 Estratégia e planejamento
- 3.1 A estratégia de conteúdo
- 3.2 O planejamento
- 3.3 Auditoria de conteúdo
- 3.4 Inventário de conteúdo e calendário editorial
- 3.5 Conclusão
- 4 Conteúdo, o rei
- 4.1 Os 3 Cs do conteúdo
- 4.2 O público quer ajuda e não autopromoção
- 4.3 A melhor ferramenta para vender mais
- 4.4 O funil de conversão
- 4.5 As 4 etapas do funil de conversão
- 4.6 Tipos de conteúdo
- 4.7 Os canais de conteúdo
- 4.8 Dando sentido ao conteúdo dentro do funil de conversão
- 4.9 Conclusão
- Conteúdo e mensuração de resultados
- 5 Os impactos do conteúdo na vida do consumidor
- 5.1 O que é o conteúdo na vida do consumidor?
- 5.2 Quais são os impactos positivos do conteúdo na vida do consumidor?
- 5.3 Quais os impactos negativos do conteúdo na vida do consumidor
- 5.4 Conclusão
- 6 Criação de conteúdo
- 6.1 O que e para quem falar
- 6.2 Conteúdo específico para cada etapa do ciclo de compra
- 6.3 Imagem também é conteúdo
- 6.4 Conteúdo humanizado
- 6.5 Conteúdo noticioso
- 6.6 Conteúdo evergreen
- 6.7 Reaproveitamento de conteúdo
- 6.8 Otimização de conteúdo para ferramentas de busca (SEO)
- 6.9 Como planejar a criação de conteúdo com base na persona
- 6.10 Conclusão
- 7 Mensuração de resultados
- 7.1 O que é a mensuração de resultados
- 7.2 O que são os KPIs
- 7.3 Pirâmide de KPIs
- 7.4 Fórmulas para calcular KPIs
- 7.5 A diferença entre KPI e métrica
- 7.6 5 dicas para uma mensuração de resultados mais efetiva
- 7.7 Conclusão
- 8 Construindo um plano de conteúdo
- 8.1 O processo de marketing de conteúdo
- 8.2 O plano de conteúdo
- 8.3 Conclusão
- 9 Fatores de ranqueamento do Google
- 9.1 Sinais sociais
- 9.2 Domínio
- 9.3 Interação do usuário
- 9.4 Page-level
- 9.5 Site-level
- 9.6 Backlink
- 9.7 Spam
- 9.8 Conclusão
- Dicas
- 10 Dicas para um processo de escrita mais fluido
- 10.1 Conclusão
- 11 Dicas de webwriting
- 11.1 Não se esqueça dos princípios do webwriting
- 11.2 Atenção aos elementos do texto
- 11.3 Não ignore o site e, muito menos, as redes sociais
- 11.4 Lembre-se do mobile
- 11.5 Seja humilde, curioso e flexível
- 11.6 Pense no conteúdo
- 11.7 Conclusão
- 12 Dicas para um texto persuasivo
- 12.1 Escreva sobre algo em que acredite
- 12.2 Pense nos desejos e nas necessidades do leitor
- 12.3 Honestidade e coerência sempre
- 12.4 Comunique-se de forma dinâmica e interativa
- 12.5 Informações importantes no início do texto
- 12.6 Torne o texto "escaneável"
- 12.7 Seja você mesmo
- 12.8 O título é a porta de entrada para o seu texto
- 12.9 Conclusão
- 13 Referências bibliográficas
Dados do produto
- Número de páginas:
- 213
- ISBN:
- 978-85-94188-36-6
- Data publicação:
- 12/2017