Manual de sobrevivência do novo programador Dicas pragmáticas para sua evolução profissional
Josh CarterIntrodução
É o seu primeiro dia no novo emprego. Você tem as aptidões da programação, está atualizado na última tecnologia, sentado em sua estação de trabalho... E agora? À sua frente, uma nova selva o aguarda:
• Programar em escala industrial, com bases de código medidas em milhares (ou centenas de milhares) de linhas de código. Como você se orienta e começa rapidamente a contribuir?
• Navegar em uma organização que contenha programadores, mas também pessoas em muitas, muitas outras funções. Quando você precisar de orientação sobre um recurso do produto, a quem vai perguntar?
• Construir de seu portfólio de conquistas a cada ano. Quando as avaliações de desempenho se aproximam, você sabe o que seu chefe está procurando e como você será julgado?
... E muito mais. Suas habilidades de programação são apenas uma parte do que você precisa nesses primeiros anos de trabalho. Os sortudos entre nós têm guias que já conhecem o ambiente. Este livro é um guia virtual. Ele vai lhe orientar, apontar as montanhas e abismos à frente, e também salvá-lo de algumas armadilhas desagradáveis.
O Manual de sobrevivência do novo programador dá à sua carreira o impulso necessário para prosseguir: as habilidades essenciais da indústria para ajudá-lo a aplicar seu talento bruto em programação e construir sua reputação. É uma visão sem restrições do que realmente acontece no trabalho - e como não apenas sobreviver, mas prosperar em seu primeiro emprego e além.
A Casa do Código trouxe para o português o livro New Programmer's Survival Manual, de Josh Carter, que apresenta práticas para trabalhar em programas de vida longa e em larga escala em um nível profissional de qualidade. Você descobrirá como trabalhar eficientemente com suas ferramentas atuais e descobrirá novas ferramentas essenciais.
Mas as ferramentas são apenas parte da história; você também precisará ser esperto e crescer como pessoa. O sucesso no ambiente de trabalho corporativo exige conhecimentos próprios. Você aprenderá como navegar no escritório, trabalhar com seus colegas de equipe e como lidar com outras pessoas fora do seu departamento. Você vai entender onde se encaixa no panorama geral e como contribui para o sucesso da empresa. Você também terá uma visão franca dos aspectos mais difíceis do trabalho: estresse, conflito e política do escritório.
Finalmente, programação é um trabalho que você pode fazer a longo prazo. Este livro ajudará você a olhar para os próximos anos e suas oportunidades futuras – seja como programador, ou em outro cargo em que você crescer.
Não há nada como a satisfação de entregar um produto e saber: "Eu fiz isso." Quer você trabalhe em sistemas incorporados ou aplicativos baseados na Web, em tecnologias da tendência ou em sistemas legados, este livro vai ajudar você a sair da habilidade bruta para tornar-se um profissional experiente.
Público-alvo
Os leitores deste livro se encaixam em algumas destas categorias mais amplas:
• Estudantes universitários e recém-formados que frequentam aulas de ciência da computação e se perguntam: “É assim que a programação é no mundo real?” (Resposta curta: não).
• Profissionais de outras origens que entraram na programação como passatempo ou trabalho paralelo, agora querendo transformá-lo em tempo integral.
• Outros que estão pensando em um trabalho em programação, mas querem saber tudo que os livros e as aulas não estão dizendo a eles.
Independente do caminho, aqui está você: é hora de pagar as contas com o código. Há muitos livros por aí sobre a parte de escrever código. Mas não há tantos assim sobre todas as outras coisas que acompanham o trabalho do desenvolvedor - e é aí que esse livro entra.
Para os profissionais que vêm de outros campos, algumas seções não se aplicam à maioria de vocês. Vocês não precisam que eu diga o que a publicidade faz se o seu trabalho já é com publicidade. No entanto, você ainda se beneficiará de detalhes sobre como as coisas funcionam dentro de um departamento de engenharia, e como o código evolui desde o conceito até a publicação.
Estrutura deste livro
Este livro está escrito em pequenas seções, chamadas "Dicas", que são projetadas para abordar um único tópico em poucas páginas. Algumas são mais extensas por necessidade. As dicas relacionadas estão próximas, mas você pode lê-las em qualquer ordem. Se você está atrás do quadro geral, vá em frente e leia de capa a capa. Mas sinta-se à vontade para dar uma olhada - quando as dicas precisarem se referir uma à outra, isso é explicitamente indicado no texto.
Começamos perto do código: Capítulo 1, "Programar para produzir", começa com o seu talento de programação e orienta sobre como torná-lo pronto para produção. Ninguém quer enviar códigos com bugs, mas é especialmente desafiador em projetos em escala industrial garantir que o seu código esteja correto e bem testado.
Em seguida, o Capítulo 2, "Coloque suas ferramentas em ordem", ajuda com seu fluxo de trabalho. Você precisará coordenar com outras pessoas, automatizar construções e aprender novas tecnologias à medida que avança. Além disso, você precisará elaborar uma tonelada de códigos. Vale a pena investir em suas ferramentas na linha de frente.
Então nós entraremos no lado mais chato das coisas. O único gerente que você terá ao longo de toda sua vida é você mesmo, e o Capítulo 3, "Gerencie o seu eu", dá início a questões como gerenciamento de estresse e desempenho no trabalho.
Nenhum programador é uma ilha, portanto, o Capítulo 4, "Trabalho em equipe", enfoca o trabalho com outras pessoas. Não ignore as habilidades das pessoas - na verdade, você foi contratado para ser bom em computadores, mas o mercado é um esporte coletivo.
Então chegamos ao quadro geral. O Capítulo 5, "Dentro da empresa", considera todas as peças móveis que compõem uma típica empresa de alta tecnologia, e a sua parte dentro do todo. Em última análise, tenta responder: "O que todas essas pessoas fazem o dia inteiro?"
O negócio de software está próximo de ser nossa casa. O Capítulo 6, "Ocupe-se do seu negócio", informa quem está fornecendo o seu pagamento e por quê, o ciclo de vida de um projeto de software e como sua programação diária muda com esse ciclo de vida.
Finalmente, o capítulo 7, "Kaizen", olha à frente. O Kaizen japonês é uma filosofia de melhoria contínua, e espero vê-lo nesse caminho antes de nos separarmos.
O que os leitores estão dizendo
"Eu amo o tom e o conteúdo pragmáticos." (Bob Martin - Presidente, Object Mentor, Inc. e autor de “The Clean Coder”)
"Uma excelente visão geral do “quadro geral” e das muitas facetas do desenvolvimento de software que muitos novos desenvolvedores não possuem. Uma ótima cartilha para iniciar uma emocionante carreira no desenvolvimento de software." (Andy Keffalas - Engenheiro de software e líder de equipe)
"Uma visão divertida e honesta de dentro do mercado sempre crescente e em constante mudança da escrita de código. Se você acabou de receber seu diploma de ciência da computação, você tem que ler este livro." (Sam Rose - Estudante de ciência da computação, Universidade de Glamorgan)
"Este livro tem tudo que eu deveria ter procurado aprender quando comecei nesta atividade. Leitura obrigatória para novos desenvolvedores, e uma boa leitura para todos no ramo." (Chad Dumler-Montplaisir - Desenvolvedor de software)
Sumário
- Parte I - Programação profissional 1 Programar para produzir
- 1.1 Dica 1 - Force seu código
- 1.2 Dica 2 - Insista na exatidão
- 1.3 Dica 3 - Projete com testes
- 1.4 Dica 4 - Dome a complexidade
- 1.5 Dica 5 - Falhe graciosamente
- 1.6 Dica 6 - Seja elegante
- 1.7 Dica 7 - Melhore o código legado
- 1.8 Dica 8 - Reveja o código com antecedência e com frequência
- 2 Coloque suas ferramentas em ordem
- 2.1 Dica 9 - Otimize seu ambiente
- 2.2 Dica 10 - Fale sua linguagem fluentemente
- 2.3 Dica 11 - Conheça sua plataforma
- 2.4 Dica 12 - Automatize o alívio de sua dor
- 2.5 Dica 13 - Tempo de controle (e linhas de tempo)
- 2.6 Dica 14 - Use a fonte, Luke
- Parte II - Habilidades interpessoais
- 3 Gerencie o seu eu
- 3.1 Dica 15 - Encontre um mentor
- 3.2 Dica 16 - Tenha a imagem que você projeta
- 3.3 Dica 17 - Seja visível
- 3.4 Dica 18 - Maximize sua avaliação de desempenho
- 3.5 Dica 19 - Gerencie seu estresse
- 3.6 Dica 20 - Cuide direito do seu corpo
- 4 Trabalho em equipe
- 4.1 Dica 21 - Compreenda os Tipos de Personalidade
- 4.2 Dica 22 - Conecte os pontos
- 4.3 Dica 23 - Trabalhe em conjunto
- 4.4 Dica 24 - Reúna-se efetivamente
- Parte III - O mundo corporativo
- 5 Dentro da empresa
- 5.1 Dica 25 - Conheça sua turma
- 5.2 Dica 26 - Conheça sua anatomia (corporativa)
- 6 Ocupe-se do seu negócio
- 6.1 Dica 27 - Acompanhe o projeto
- 6.2 Dica 28 - Aprecie o círculo da vida (do produto)
- 6.3 Dica 29 - Coloque-se no lugar da empresa
- 6.4 Dica 30 - Identifique antipadrões corporativos
- Parte IV - Olhando para o futuro
- 7 Kaizen
- 7.1 Dica 31 - Cuide da sua cabeça
- 7.2 Dica 32 - Nunca pare de aprender
- 7.3 Dica 33 - Encontre seu lugar
- 8 Apêndice 1 - Bibliografia
Dados do produto
- Número de páginas:
- 303
- ISBN:
- 978-65-86110-03-6
- Data publicação:
- 03/2020