Use o código e tenha 10% de desconto!

Liderança em Design Habilidades de gestão para alavancar sua carreira

Victor Zanini

*Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

Prefácio, por Joaquim Torres

Quem me dera ter um livro desses quando comecei minha carreira!

Conheci o Zanini em 2016 quando ele se juntou ao time de design da Conta Azul como product designer sênior no time do Anderson Gomes, que reportava para mim. No início não tive muito contato com ele, uma vez que minha interação diária era com o Gomes e com Rodrigo Paiva, product manager que trabalhava no mesmo time que o Zanini. Tanto Gomes quanto Paiva sempre me trouxeram bons feedbacks sobre o Zanini, como ele tinha aprendido rápido sobre o contexto da tribo onde ele estava, que era um tema bastante complexo, gestão e emissão de Nota Fiscal eletrônica. E sobre como ele sempre ia um passo além do que era pedido para ele.

Até que um dia ele me mandou uma mensagem pedindo uma conversa. Ele queria entender qual era a minha visão sobre o papel do design no desenvolvimento de produto. Marcamos a conversa, que foi muito boa. Estávamos bem alinhados sobre a importância do design e sobre o seu papel como par da gestão de produtos e da engenharia no time de desenvolvimento de produto.

Algum tempo depois, o Gomes aceitou uma proposta para liderar um time de design em São Paulo, algo que ele sempre quis, e fiquei sem liderança no time de design da Conta Azul, que fica em Joinville/SC. Abri a vaga e entrevistei algumas pessoas bem interessantes. Para me ajudar no dia a dia com o time, conversei com o Zanini, por ele ser o designer mais sênior do time, que topou ser gestor interino do time. Ele estava ciente e acompanhando a busca pela nova liderança, mas estava também aproveitando a oportunidade para atuar como líder do time de UX. Nossas interações ficaram mais frequentes, com pelo menos uma sessão de 1:1 de uma hora por semana, mais a minha reunião de liderança de desenvolvimento de produto, com a participação dos líderes de engenharia, de gestão de produtos e do Zanini. O processo de busca por esse novo líder de UX levou uns dois meses e nesse período Zanini se adaptou rápido ao seu novo papel e sempre ia um passo além, trazendo questões que não estavam no meu radar com soluções interessantes. Em nossos 1:1s eu perguntava o que ele estava achando desse novo papel e ele sempre me contava o quanto estava gostando de poder ajudar outros designers a se desenvolverem.

Após ter entrevistado umas 6 pessoas para esse papel de head de UX da Conta Azul e avaliar como o Zanini estava fazendo - e gostando de fazer - o papel de gestor interino, optei por lhe fazer a proposta para ser o novo líder de UX, que ele prontamente aceitou. Trabalhamos juntos até minha saída da Conta Azul em meados de 2018. Zanini continuou me surpreendendo, sempre indo um passo além do que era necessário e esperado. Foi um prazer trabalhar com Zanini e ver ele se desenvolvendo para ser o gestor que é hoje, sem dúvida uma referência na comunidade brasileira de UX. Um período de parceria, onde o Zanini recriou a área de design da Conta Azul praticamente do zero. Contratação, onboarding, estruturação, processos, visão e estratégia de design, desenvolvimento de pessoas e tudo o mais que ele vai contar aqui no livro. Livro este onde, mais uma vez, ele vai além do esperado e conta não só o básico da liderança de design mas também os detalhes práticos e dicas que certamente vão ajudar muito quem está pensando em trilhar esse caminho ou mesmo quem vai trabalhar com um líder de design.

Quem me dera ter um livro desses quando comecei minha carreira!

Joaquim Torres - Joca

Introdução

Quando decidi escrever este livro, estava passando por mentoria com seis designers. Alguns deles estavam no processo de transição de colaborador individual para a carreira de gestão, enquanto outros já atuavam a pouco mais que um ano como líder. Do mesmo modo, alguns já tinham feito cursos sobre o tema, enquanto outros ainda estavam iniciando seus estudos.

O que estas pessoas tinham em comum? Os mesmos problemas!

Toda noite eu conversava com uma pessoa diferente e os pedidos de ajuda eram os mesmos. Só trocava a empresa. Por um tempo achei engraçado, afinal, estava tendo a "mesma conversa" todos os dias. Mas a verdade é que muitas pessoas estão na mesma situação.

Isso acontece porque temos poucas pessoas líderes de Design no Brasil. As empresas ainda estão entendendo o papel desta pessoa na organização e quase não temos conteúdo em português para auxiliar quem está neste momento de transição. O resultado disto são pessoas com problemas parecidos, mas em contextos diferentes.

A falta de suporte e estrutura nas empresas criou o fenômeno da liderança acidental. Designers que não são preparados para virar líderes acabam assumindo times e precisam aprender na base da tentativa e erro. Com este cenário, entendi que existia uma grande oportunidade para ajudar essas pessoas.

Alguns me pediam para fazer mentoria, outras me pediram para montar um treinamento sobre Liderança em Design. Decidi que escrever um livro seria a maneira mais simples e – principalmente – acessível para repassar meus conhecimentos.

Este é um livro teórico-pratico. Vou citar alguns autores e explicar alguns conceitos, mas, na maior parte trarei minha experiência e falarei sobre a prática de ser líder de Design.

Quero lhe ajudar na sua caminhada como líder. Neste livro, vou falar sobre processos, métodos e fornecer diversos templates para que você saiba por onde começar.

Minha intenção é transformar a liderança acidental na liderança intencional. Espero que você aproveite este livro, aprenda coisas novas e aplique o que escrevi. Boa leitura!

Para quem é este livro

Este livro foi escrito – principalmente – para designers que estão passando pela transição de carreira de colaborador individual para o cargo de gestão. Ou, para aqueles que estão há pouco tempo nesta cadeira. De um designer para outro designer, escrevi sobre temas de gestão de pessoas trazendo exemplos práticos com uma linguagem mais clara sobre a nossa área.

Minha principal experiência é em produtos digitais, sendo assim, os exemplos e situações que descrevi no livro estão neste contexto. Desta forma, o livro terá uma relevância maior para líderes que atuam com produtos.

- Se você quer virar líder, este livro pode ajudá-lo. Mas, pode ser que você não consiga aplicar tudo o que escrevi aqui;

- Se você é líder a bastante tempo, o conteúdo pode ser básico, mas, relevante para reciclar alguns conhecimentos;

- Se você é líder de produto ou engenharia, este livro pode ajudar a entender a dinâmica de trabalho de um líder de Design. Além disso, alguns conteúdos você também conseguirá aplicar no seu contexto;

- Se você não é designer e procura um livro sobre liderança, possivelmente aproveitará pouco o que escrevi aqui.

Estrutura do livro

O livro está divido em seis partes. Quando estava escrevendo, pensei na progressão de carreira e nos principais desafios que os leitores podem estar passando. Sendo assim, ele inicia com um conteúdo mais básico e termina com um conteúdo mais avançado. Você pode consumir os capítulos conforme sentir necessidade de uso.

Ao final das cinco primeiras partes, entrevistei outros líderes de Design para trazer contrapontos ao que escrevi e apresentar abordagens diferentes das minha. Estas conversas foram gravadas e estão disponíveis em áudio no formato de podcast. Você pode ouvir pelo site do livro (http://www.liderancaemdesign.com.br) ou pelo Spotify.

Parte 1 - O início da Jornada

Iniciei o livro escrevendo sobre o início da jornada de um líder de Design. Esta parte é fundamental para quem está querendo migrar para a área de liderança ou acabou de virar líder. Nestes capítulos, expliquei sobre o papel da liderança, por onde você pode começar e quais avaliações pode fazer para entender a maturidade de design na sua empresa, além do nivelamento do seu time. A entrevista da parte um foi com o João Paulo, Designer Manager na Winnigtemp.

Parte 2 - Contratando designers

Na segunda parte, escrevi principalmente sobre o processo de contratação de um Designer. Atração de talentos, contratação e onbording é algo que muitas pessoas tem dúvidas. Sendo assim, detalhei ao máximo o processo, as entrevistas e até as perguntas que você pode fazer quando for contratar alguém. A entrevista da parte dois foi com a Bárbara Dick, Design Director na Loggi.

Parte 3 - Gestão do time

Esta parte, sem dúvidas, é uma das melhores do livro. Escrevi com bastante detalhe sobre o dia a dia de um gestor de Design. Processos, ritos, one-to-one, feedback, delegação e avaliação de desempenho. O conteúdo aqui é para não ter mais ninguém perdido sobre estes temas. A entrevista da parte três foi a Aline Alves, General Design Manager na PagSeguro.

Parte 4 - Ciclo de Carreira

Falar sobre carreira faz parte das tarefas de qualquer gestor. Na parte quatro do livro, escrevi sobre o desenvolvimento das pessoas, ferramentas para abordagem de carreira e como construir um PDI. Além disso, também escrevi sobre desligamentos. Algo extremamente importante e pouco discutido quando falamos sobre gestão. A entrevista da parte quatro foi com o Igor Cabral, Coordenador de Design & Pesquisa na Easynvest.

Parte 5 - Escalando o time

Na parte cinco do livro, trouxe um conteúdo mais avançado para líderes de primeira viagem: como escalar o time. Porém, mesmo parecendo avançado, ainda está dentro do tema básico proposto no livro. A entrevista da parte cinco foi com o Gustavo Oliveira, Design Director na OLX.

Parte 6 - Conclusão

Por fim, na parte seis do livro, apresento a conclusão da obra, além dos agradecimentos para todas as pessoas que participaram desta jornada comigo. Também trago as referências bibliográficas utilizadas durante a construção do livro.

Sumário

  • Parte 1 - O início da jornada
    • 1 Quero virar líder do meu time
    • 2 Por onde começo?
    • 3 Maturidade de Design na empresa
    • 4 Nivelamento das designers
    • 5 Entrevista com João Paulo - Winningtemp
  • Parte 2 - Contratando designers
    • 6 Criando uma descrição de vaga
    • 7 Atraindo talentos
    • 8 Conduzindo entrevistas
    • 9 Desafio de Design
    • 10 Onboarding
    • 11 Entrevista com Bárbara Wolff Dick - Loggi
  • Parte 3 - Gestão do time
    • 12 Estabelecendo processos
    • 13 Ritos de Design
    • 14 O que é One-to-One?
    • 15 Feedback
    • 16 Delegando com propósito
    • 17 Avaliação de desempenho
    • 18 Entrevista com Aline Alves - PagSeguro
  • Parte 4 - Ciclo de carreira
    • 19 Desenvolvimento de carreira
    • 20 Construção do PDI
    • 21 Desligamentos
    • 22 Entrevista com Igor Cabral - Easynvest
  • Parte 5 - Escalando o time
    • 23 Como organizar o time
    • 24 Gestão de expectativas
    • 25 DesignOps
    • 26 Métricas de UX
    • 27 Entrevista com Gustavo Oliveira - OLX
  • Conclusão
    • 28 Agradecimentos
    • 29 Referências bibliográficas

Dados do produto

Número de páginas:
238
ISBN:
978-65-86110-64-7
Data publicação:
02/2021

Compartilhe!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

*Você terá acesso às futuras atualizações do livro.