Prefácio
Este livro é escrito para desenvolvedores que já conhecem o básico de desenvolvimento de aplicativos para iOS. Ele é dividido em 3 partes principais:
* Um protótipo inicial;
* Um estudo do jogo que será desenvolvido;
* Um jogo desenvolvido com Cocos2D.
A ideia é que seja um bom guia para todos aqueles que querem iniciar no desenvolvimento de games, seja profissionalmente (para evoluir seus conhecimentos) ou mesmo por pura diversão.
No início do livro, será desenvolvido um jogo simples, programado com apenas 2 classes. O objetivo é se familiarizar e ter uma noção geral dos conceitos básicos no desenvolvimento de games. Esses conceitos aparecem em quase todos os jogos, sejam eles simples ou avançados.
Nesse capítulo, não será utilizado nenhum framework adicional de desenvolvimento, apenas os frameworks padrões de qualquer aplicativo de iOS, incluídos automaticamente pelo Xcode na criação de um novo projeto. Mesmo assim, chegaremos a um resultado bem interessante.
Programação é apenas uma parte do desenvolvimento de games. Empresas focadas em desenvolvimento de jogos possuem roteiristas para criar a história dos games, designers para definir o melhor visual, profissionais de som para a trilha sonora e efeitos, designers de interface para definir como será a experiência do jogador, entre outros. O marketing e divulgação são casos à parte.
Teremos um capítulo especial para planejar um pouco a história do jogo, determinar as transições de tela e estudar o visual do jogo a ser desenvolvido. Também veremos um pouco sobre como deixar o jogo viciante e poder ganhar dinheiro com itens, missões e upgrades.
Quando os principais conceitos já tiverem sido passados, e a história e o planejamento do jogo finalizados, iniciaremos o desenvolvimento do nosso jogo principal. Para ele, usaremos um framework chamado Cocos2D , que facilita e otimiza diversas questões usuais no desenvolvimento de jogos.
Sumário
- 1 Introdução ao desenvolvimento de jogos no iOS
- 1.1 O que você encontrará neste livro
- 1.2 Que comece a diversão!
- 2 Protótipo de um jogo
- 2.1 Iniciando o projeto
- 2.2 Criando a base do jogo
- 2.3 Desenhando o objeto principal
- 2.4 Captando os comandos do usuário e movendo objetos
- 2.5 Criando o inimigo
- 2.6 Detectando colisões e mostrando resultados
- 2.7 Adicionando um placar
- 2.8 Criando botões de interface do usuário
- 2.9 Adicionando mais vida: imagens da nave e do céu
- 2.10 Conclusão
- 3 História do jogo
- 3.1 14-bis
- 3.2 14-bis vs. 100 Meteoros
- 4 Tela inicial: background, logo e botões de menu
- 4.1 Sobre o Cocos2D
- 4.2 Iniciando o projeto
- 4.3 Ajustando a orientação
- 4.4 Background
- 4.5 Assets da tela de abertura
- 4.6 Capturando configurações iniciais do dispositivo
- 4.7 Logo
- 4.8 Botões
- 4.9 Conclusão
- 5 Tela do jogo e objetos inimigos
- 5.1 GameScene 86
- 5.2 Transição de telas 88
- 5.3 Engines
- 5.4 Meteor
- 5.5 Tela do game
- 5.6 Conclusão
- 6 Criando o player
- 6.1 Desenhando o player
- 6.2 Botões de controle
- 6.3 Atirando
- 6.4 Movendo o player
- 6.5 Conclusão
- 7 Colisões, pontuação e efeitos
- 7.1 Detectando colisões
- 7.2 Efeitos
- 7.3 Player morre
- 7.4 Placar
- 7.5 Conclusão
- 8 Adicionando som e música
- 8.1 Executando sons
- 8.2 Cache de sons
- 8.3 Música de fundo
- 8.4 Conclusão
- 9 Voando com a gravidade!
- 9.1 Usando o acelerômetro
- 9.2 Controlando a instabilidade
- 9.3 Calibrando a partir da posição inicial do aparelho
- 9.4 Conclusão
- 10 Tela final e game over
- 10.1 Tela final
- 10.2 Tela Game Over
- 10.3 Conclusão
- 11 Pausando o jogo
- 11.1 Montando a tela de pause
- 11.2 Controlando o Game Loop
- 11.3 Adicionando o botão de pause
- 11.4 A interface entre jogo e pause
- 11.5 Pausando o jogo
- 11.6 Pausando os objetos
- 11.7 Conclusão
- 12 Continuando nosso jogo
- 12.1 Utilizando ferramentas sociais
- 12.2 Highscore
- 12.3 Achievements
- 12.4 Desafios para você melhorar o jogo
- 12.5 Como ganhar dinheiro?
- 12.6 Conclusão
Dados do produto
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