Impulsione sua carreira como Product Manager Aprendizado contínuo para gestão de produtos
Luiz Almeida, Magno de SantanaIntrodução
Imagine a satisfação de um time que entrega valor constantemente, molda o comportamento de uma sociedade inteira, gerando novas experiências que definem o mundo através de tecnologias inovadoras. Gerentes de produto são capazes de tudo isso com as ferramentas certas. Você já se perguntou se tem as habilidades necessárias para isso?
Para atingir esse nível de excelência, precisamos focar em desenvolver habilidades que nos ajudem a identificar e resolver problemas, seja apresentando soluções melhores que as disponíveis atualmente, ou até mesmo soluções inovadoras baseadas em novas tecnologias.
Quando capazes de identificar os problemas a serem resolvidos, gerentes de produto focam em entregar valor com o time-to-market ideal considerando o contexto onde estão inseridos.
O desenvolvimento de produtos vai muito além de trabalho duro. Ele conta com fatores quase que intangíveis, tais como: negociações, gerenciamento de expectativas, emoções à flor da pele, empatia pelas conquistas do time, alterações inesperadas, novos insights que geram os famosos "a-ha moments" e pausas para recarregar nosso lado criativo.
Pode-se dizer que empresas adotam uma boa cultura de produto quando conseguem moldar suas decisões, metodologias de trabalho, comunicação e atitudes tomadas no dia a dia com base em um processo que permite que o resultado final represente o aprendizado adquirido como combustível para entregar valor aos consumidores e ao negócio através de constante iteração e inovação.
O que realmente diferencia empresas orientadas por decisões de produto das demais? A mentalidade de aprendizado contínuo. Todo produto precisa ter um objetivo claro que deve ser testado, analisado e evoluído. Se o objetivo não foi atingido, é essencial entender o porquê e tomar isso como aprendizado e iniciar um novo ciclo considerando o conhecimento adquirido no ciclo anterior. Tratar ideias como hipóteses e continuar progredindo em iterações contínuas são a essência da mentalidade focada em aprendizado.
A mentalidade de aprendizado contínuo precisa ser considerada em nossas carreiras como gerentes de produto. Entender a importância do seu papel, relação com o time, compreensão do contexto em que você está inserido, revisar e lapidar as habilidades que você possui para atingir resultados ainda mais expressivos.
Este livro é a combinação dos desafios e aprendizados que absorvemos ao longo de nossa trajetória como gerentes de produto em pequenas e grandes empresas em diferentes indústrias e achamos que seria relevante compartilhar com você, mostrando que há maneiras de lidar com diferentes momentos de carreira e produtos e mesmo assim manter sua curva de aprendizado contínua e relevante.
Quem deveria ler este livro
Escrevemos este livro para ajudar pessoas a darem os primeiros passos na carreira de gestão de produtos digitais, entendendo que os principais aspectos na carreira de produto estão em desenvolver melhores produtos e maximizar o valor que eles adicionam para as pessoas impactados por ele. Também é possível se beneficiar da leitura deste livro se você já possui experiência como gerente de produto, pois traremos diversos exemplos do mundo real que podem ajudá-la a dar o próximo passo em sua carreira ou até mesmo através de situações similares com as que você vivenciou e comparar como uma abordagem diferente pode adicionar mais repertório para situações futuras.
Ordenamos os capítulos para que eles se desenvolvam de maneira significativa. Ao longo de nossas carreiras ajudamos dezenas de times de produto pelo mundo e percebemos que existem fundamentos importantes que são pouco utilizados no dia a dia dessas equipes, e que podem fazer a diferença para o sucesso dos times de produto.
Em vez de escrevermos sobre ferramentas, técnicas ou frameworks, vamos falar sobre mudanças no modelo mental. Você poderá absorver e influenciar outras pessoas, ajudando-as a encontrar a melhor versão delas e a colocar em uso as boas práticas abordadas aqui repassando todo o conhecimento adquirido através da livre interpretação e adaptação para o contexto em que você se encontra.
Apesar de a estrutura do livro contar com uma sequência iniciada pela contextualização do que significa ser uma pessoa gerente de produtos e suas habilidades e evolui para os capítulos onde abordamos a inserção do profissional em contextos que requerem a utilização das habilidades discutidas, cada capítulo traz tópicos independentes dos demais, permitindo que você utilize-os como referência para assuntos específicos que você está vivenciando sem a necessidade de uma leitura sequencial.
Como autores estamos constantemente em busca de melhores resultados e abertos aprender com todos que são impactados por nossa mensagem. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e compartilhar seus pensamentos e críticas.
Sobre os autores
Magno de Santana
Com mais de quinze anos de experiência no desenvolvimento de produtos digitais e hoje um dos sócios da consultoria K21 já contribuiu para formação de milhares de pessoas ao redor do mundo, entre executivos, gerentes e produto, designers, desenvolvedores e agile coaches.
Sua experiência prática lhe permite entrar nas empresas e ser capaz de observar, empatizar e gerar impacto nas companhias através da disseminação de práticas ágeis e foco no que realmente importa: produzir soluções para empresas e seus clientes onde os resultados falam por si próprio.
Twitter: @magnodesantana
LinkedIn: @magno-de-santana
Luiz Almeida
Com 12 anos de experiência, sua carreira teve início em agências digitais atuando em Search Engine Optimization (SEO) e em seguida embarcou em seu primeiro desafio em startups como Designer de produto. Seus primeiros passos como gerente de produto foram guiados por Magno, onde se tornaram companheiros de trabalho e em seguida transformou-se na amizade que permitiu que a ideia de escrever um livro se iniciou.
Atualmente mora na Alemanha, onde atua como Gerente de produto há seis anos. Passou a apoiar o grupo The mentoring Club desde a pandemia, compartilhando conhecimento de maneira transparente e focada em remover inseguranças e dúvidas de profissionais que buscam novos desafios em suas carreiras.
Twitter: @luizamcalmeida
LinkedIn: @luizamcalmeida
A principal mensagem que queremos trazer é sobre a importância do aprendizado contínuo. Durante a leitura, gostaríamos de incentivar você a refletir sobre sua jornada até aqui, quais seus próximos objetivos e como uma nova perspectiva pode enriquecer sua carreira, seja como membro de um time ou líder de produto, mas principalmente como pessoa.
Boa leitura!
Sumário
- 1 Papel ou trabalho?
- 1.1 A origem de Product Manager e Product Owner
- 1.2 A chegada da pessoa profissional de Product Operations
- 1.3 A grande questão
- 2 Comece pelo mindset
- 2.1 Pergunte: Por quê?
- 2.2 Faça menos
- 2.3 Mexa-se
- 2.4 Faça algo útil
- 2.5 Seja útil para o seu produto
- 3 Conheça suas habilidades
- 3.1 Habilidades técnicas
- 3.2 Habilidades culturais
- 3.3 Gibson Biddle framework
- 4 Contexto importa
- 4.1 Qual é o momento do seu produto?
- 4.2 Diferentes perspectivas sobre um mesmo tema
- 4.3 Fique de olho no cenário ao seu redor
- 5 Domine os fundamentos
- 5.1 Os fundamentos da gestão de produtos
- 5.2 Profissionais em T
- 5.3 O poder de falar "Não sei"
- 6 Trabalho em equipe
- 6.1 Direcionamento e influência
- 6.2 Time: Objetivos coletivos maiores que objetivos individuais
- 6.3 Características dos melhores times de produto
- 6.4 Execução e entrega
- 7 Trate sua carreira como produto
- 7.1 Conheça sua audiência
- 7.2 Crie ciclos curtos de feedback
- 7.3 Crie planos claros
- 7.4 Foco é dizer "não"
- 8 Entrevistas
- 8.1 Mario Di Nucci
- 8.2 Sidharth Raina
- 8.3 Vinayak Sharma
- 8.4 Sanjeev Rao
- 8.5 Dimitra Poulianou
- 8.6 Guilherme Seabra
- 8.7 Juliana Andrade
- 8.8 Fernando Fernandes
- 8.9 Iris Sayuri
- 8.10 Gustavo Iwanaga
- 8.11 Marta Kosmalska
- 8.12 Marcelo Afonso Knakiewic
- 8.13 Rodrigo Martins
- 8.14 Will Sertório
- 8.15 Paula Herculano
- 8.16 Camila Boni
- 9 Conclusão
- 10 Referências bibliográficas
Dados do produto
- Número de páginas:
- 131
- ISBN:
- 978-85-5519-305-7
- Data publicação:
- 06/2022