Economia do acesso e os modelos de negócios baseados em compartilhamento, recorrência e assinatura
Rodrigo Dantas![Livro de Economia do Acesso Livro de Economia do Acesso](http://www.casadocodigo.com.br/cdn/shop/products/cover_591a2521-56db-462e-8a11-efca1269602d_large.jpg?v=1631672307)
Introdução
Este não é um livro convencional, com frases de pensadores antigos e referências a outros autores, e tampouco é um livro de autoajuda para empreendedores.
Considere ler dois pedaços secundários: um sobre a desmistificação em ter uma startup, e outro sobre como negócios recorrentes são mais saudáveis e sustentáveis. Além disso, é um ensaio sobre alguns textos escritos por mim nos quais discorro sobre novas formas de consumo, e como as empresas morrem e nascem na velocidade de dias.
O objetivo do livro é contar, por meio de pequenas reflexões, sobre como a nossa vida mudou através de softwares, aplicativos, sites e serviços. É, também, um exercício claro sobre como vamos deixar de ter a propriedade das coisas.
Sumário
- 1 Eureka
- 2 Três momentos da vida para você empreender
- 3 A fábula das startups
- 3.1 Metade das empresas morre em menos de 4 anos
- 3.2 90% das startups vão para o vinagre
- 3.3 Maiores naufrágios por indústria
- 3.4 Na maioria das vezes, quem ganha dinheiro é aquela startup “feia”
- 4 A economia de acesso
- 4.1 Da propriedade para o acesso
- 4.2 “Startups matam”
- 4.3 O pequeno manifesto da economia da recorrência
- 4.4 O fim da Blockbuster
- 4.5 A Netflix anuncia o excremento para indústria com foco na propriedade
- 4.6 Software como serviço (SaaS)
- 4.7 A revolução do software através do modelo SaaS
- 4.8 Do Napster para o Spotify
- 5 Fintech – o novo banco
- 5.1 Por que as fintechs serão compradas pelos bancos?
- 5.2 A (des)construção do mercado bancário pelas fintechs
- 5.3 Imitando a indústria fonográfica
- 5.4 Desintermediação bancária: o primeiro sinal
- 5.5 Exemplos “sutis” de que o Brasil já está prontinho para quebrar bancos burocráticos
- 6 Furadeiras, smokings e cheques pré-datados
- 6.1 Membership economy: a economia de membros
- 6.2 Sharing economy: a economia do compartilhamento
- 6.3 Subscription economy: a economia da recorrência
- 7 Manual prático para criar negócios que faturam sempre
- 7.1 A criação de comunidades
- 7.2 Crie negócios com apelos de resolução para problemas graves
- 7.3 Garanta o sucesso (e a felicidade) do seu cliente
- 7.4 Garanta uma tecnologia proprietária
- 8 Você não é o futuro: uma conclusão
- 9 Referências bibliográficas
Dados do produto
- Número de páginas:
- 153
- ISBN:
- 978-85-5519-186-2
- Data publicação:
- 05/2016