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Economia do acesso e os modelos de negócios baseados em compartilhamento, recorrência e assinatura

Rodrigo Dantas

Introdução

 

Este não é um livro convencional, com frases de pensadores antigos e referências a outros autores, e tampouco é um livro de autoajuda para empreendedores.

Considere ler dois pedaços secundários: um sobre a desmistificação em ter uma startup, e outro sobre como negócios recorrentes são mais saudáveis e sustentáveis. Além disso, é um ensaio sobre alguns textos escritos por mim nos quais discorro sobre novas formas de consumo, e como as empresas morrem e nascem na velocidade de dias.

O objetivo do livro é contar, por meio de pequenas reflexões, sobre como a nossa vida mudou através de softwares, aplicativos, sites e serviços. É, também, um exercício claro sobre como vamos deixar de ter a propriedade das coisas.

 

Sumário

  • 1 Eureka
  • 2 Três momentos da vida para você empreender
  • 3 A fábula das startups
    • 3.1 Metade das empresas morre em menos de 4 anos
    • 3.2 90% das startups vão para o vinagre
    • 3.3 Maiores naufrágios por indústria
    • 3.4 Na maioria das vezes, quem ganha dinheiro é aquela startup “feia”
  • 4 A economia de acesso
    • 4.1 Da propriedade para o acesso
    • 4.2 “Startups matam”
    • 4.3 O pequeno manifesto da economia da recorrência
    • 4.4 O fim da Blockbuster
    • 4.5 A Netflix anuncia o excremento para indústria com foco na propriedade
    • 4.6 Software como serviço (SaaS)
    • 4.7 A revolução do software através do modelo SaaS
    • 4.8 Do Napster para o Spotify
  • 5 Fintech – o novo banco
    • 5.1 Por que as fintechs serão compradas pelos bancos?
    • 5.2 A (des)construção do mercado bancário pelas fintechs
    • 5.3 Imitando a indústria fonográfica
    • 5.4 Desintermediação bancária: o primeiro sinal
    • 5.5 Exemplos “sutis” de que o Brasil já está prontinho para quebrar bancos burocráticos
  • 6 Furadeiras, smokings e cheques pré-datados
    • 6.1 Membership economy: a economia de membros
    • 6.2 Sharing economy: a economia do compartilhamento
    • 6.3 Subscription economy: a economia da recorrência
  • 7 Manual prático para criar negócios que faturam sempre
    • 7.1 A criação de comunidades
    • 7.2 Crie negócios com apelos de resolução para problemas graves
    • 7.3 Garanta o sucesso (e a felicidade) do seu cliente
    • 7.4 Garanta uma tecnologia proprietária
  • 8 Você não é o futuro: uma conclusão
  • 9 Referências bibliográficas

Dados do produto

Número de páginas:
155
ISBN:
978-85-5519-186-2
Data publicação:
05/2016

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