Direto ao Ponto Criando produtos de forma enxuta
Paulo CaroliO que dizem sobre o livro
“...os produtos inovadores e disruptivos que vemos nos dias de hoje são desenvolvidos através de processos de experimentação, valoriza-se o aprendizado, a diversidade e a coragem de se pensar diferente. Ler o livro Direto ao Ponto é uma experiência única para se aventurar nesse novo mundo de desenvolvimento de produtos.” ─ André Faria, empreendedor, podcaster, mentor e CTO da Bluesoft
“...o livro do amigo Paulo Caroli ajuda exatamente a solucionar esse dilema: o que fazer? Como saber o que os clientes e mercados demandam e desejam? Desse modo, o trabalho do Paulo é fundamental para a nova geração de criadores de produtos, pois fornece um caminho para resolver os desafios de construir o produto certo para seus clientes e seus mercados.” ─ José Papo, gerente de relacionamento com startups e desenvolvedores na Google América Latina
“Tive a oportunidade de trabalhar com o Paulo e comprovar a eficácia dele e da metodologia em uma empresa relativamente grande e complexa como é o Sicredi. Há um hype muito grande sobre o tema e, a meu ver, poucos profissionais capazes de entregar, de fato, os benefícios esperados. O Paulo é um deles e, no livro, generosamente dá a receita.” ─ Paulino Ramos Rodrigues, diretor executivo de TI e Operações do Sicredi
“Direto ao Ponto: o título não poderia ser mais apropriado! Paulo Caroli explica de forma simples, direta e didática como planejar bons MVPs de maneira lúdica e colaborativa. Muito se fala sobre MVP, pouco se fala sobre como planejá-lo, então este livro é uma joia rara e preciosa não somente para a comunidade agile, mas para qualquer pessoa que trabalhe com criação de produtos inovadores!” ─ Vitor Massari, CEO e agile coach da Hiflex Consultoria
Como ler este livro
Do começo ao fim! Esse é um livro curto e prático. Conforme o próprio título diz: Direto Ao Ponto. Logo você o deve ler todo, do início ao fim. O livro está estruturado em três partes: contexto, receita e apêndices.
Parte I ─ Contexto
O contexto é formado pelo Prefácio e A evolução do Direto ao Ponto e sua segunda edição, e pelos capítulos Produto Mínimo Viável e Inception Enxuta. O prefácio fornece o contexto sobre as influências que me levaram a escrever esse livro. É muito importante ter esse contexto em mente para compreender a minha visão sobre o assunto. A evolução do Direto ao Ponto e sua segunda edição é explicado no capítulo com esse título.
O livro se baseia no conceito de MVP, em inglês Minimum Viable Product. O capítulo Produto Mínimo Viável apresenta tal conceito com o seu histórico e a minha visão sobre MVP e a evolução de produtos enxutos.
O capítulo Inception Enxuta explica em detalhes o formato de workshop colaborativo que vai te ajudar a entender, alinhar e planejar o produto enxuto a ser construído. Talvez seja o início de um projeto ágil em uma grande corporação, ou o alinhamento sobre o que construir em uma pequena start-up. O estilo colaborativo e dinâmicos da Inception Enxuta é o segredo do chef desta receita.
Parte II ─ Receita
Direto ao Ponto é uma receita, uma sequência de atividades colaborativas e dinâmicas que irão gerar o canvas MVP, uma representação visual do plano de criação e evolução do produto enxuto. Todos passos desta receita estão detalhados seguindo a ordem dos capítulos, começando pelo capítulos 3. Produto e terminando no capítulo 9. O canvas MVP.
Parte III ─ Apêndices
Um livro com título Direto ao Ponto obriga o autor a fazer uso do apêndice. Considero todo o conteúdo do livro essencial, entretanto ficou no apêndice o que foi acrescentado com o tempo, baseado no feedback dos leitores. Apêndice A traz um exemplo real do entendimento e planejamento de um produto enxuto a partir da receita Direto ao Ponto aplicada em uma Inception superenxuta: realizada em apenas seis horas! Alguns leitores me relataram que primeiro leram este apêndice (disponível no meu blog e na revista InfoQ) e depois leram o livro a partir do início.
Os apêndices B, C, D, E e F fornecem, respectivamente, o glossário dos termos do livro, uma classificação sobre os níveis de competência do facilitador, um detalhamento sobre a agenda burn-up, alguns Q&As sobre o livro, e algumas atividades quebra-gelo. Boa leitura e seja bem-vindo ao grupo dos facilitadores Direto ao Ponto.
Prefácio
Neste livro, compartilho uma receita: uma sequência de atividades rápidas e efetivas para entender e planejar a criação de produtos enxutos, baseadas no conceito de produto mínimo viável (em inglês, Minimum Viable Product ─ MVP).
Venho utilizando e compartilhando-a desde 2010 e percebi que, quanto mais o fazia, mais pessoas interessavam-se pelo assunto e retribuíam, compartilhando os seus resultados. O desfecho é este livro, que agora está fundamentado na experiência prática de muitas empresas (de startups a grandes corporações) e pessoas interessadas em criar e evoluir produtos de forma enxuta.
Com o sucesso de tal receita, resolvi parar e refletir sobre o caminho que me levou a criá-la e, consequentemente, conceber este livro. Olhando para minha própria linha de tempo profissional (de 2000 até 2015), destaquei os três principais movimentos que julgo terem influenciado na criação de ambos: Lean Startup, métodos ágeis e design thinking.
De 2000 a 2007, vivi no Vale de Silício, na Califórnia (Estados Unidos), trabalhei em seis diferentes startups, e tive contato com inúmeras pessoas de várias outras. Nessa época, senti na pele o longo ciclo para criação de produtos, mesmo nas startups, e esse sentimento acabou afastando-me delas. Virei consultor e passei a trafegar por grandes corporações. Todavia, segui como expectador e torcedor do movimento Lean startup, o qual culminou com Eric Ries publicando seu incrível livro, The Lean Startup, em 2010.
Desde 2000, tenho utilizado (e abusado) de metodologias ágeis. A minha primeira sessão em uma conferência internacional foi na Object-Oriented Programming, Systems, Languages & Applications 2000 (OOPSLA), na qual apresentei o resultado de minha tese de mestrado sobre Orientação a Objetos e design patterns. Lá, tietei Kent Beck por admirá-lo na questão de design patterns e acabei comprando seu livro recém-lançado, eXtreme Programming explained. Assim, deu-se início um caminho sem volta: estava exposto e infectado pela primeira de muitas metodologias ágeis.
Em 2006, entrei na ThoughtWorks e fui apresentado a brilhantes agilistas (Martin Fowler, Jez Humble, Jim Highsmith, dentre vários outros). Lá, usei e divaguei sobre metodologias ágeis, como: Lean, Scrum, Kanban, continuous delivery etc. Depois de alguns anos aplicando métodos ágeis, meu entendimento foi além de práticas e ferramentas ─ princípios e valores começaram a ser naturais a mim.
Fui pela primeira vez apresentado para design thinking vários anos atrás, por Jeff Patton, e foi na ThoughtWorks que tive a oportunidade de trabalhar com ele. Fiquei impressionado com sua habilidade de conduzir reuniões e atividades colaborativas e visuais. Aprendi e utilizei atividades sobre personas, jornadas de usuários e mapeamento de história. Hoje, entendo que fui influenciado e segui utilizando ideias e práticas que foram denominadas design thinking. Isso explica (e muito) o estilo colaborativo e visual que adotei como ferramental básico em meu trabalho, que fica evidenciado neste livro.
Sumário
- 1 Produto mínimo viável
- 1.1 Origem
- 1.2 Incrementos do MVP
- 1.3 Pequenas hipóteses, grandes negócios
- 1.4 Um exemplo de evolução via MVP
- 2 Inception Enxuta
- 2.1 O que é uma Inception Enxuta
- 2.2 Direto ao Ponto, a técnica
- 2.3 Colaboração
- 2.4 Divirta-se com quebra-gelos
- 2.5 Paulo Pontual
- 2.6 Colocação
- 2.7 A sala de guerra
- 2.8 Post-its coloridos
- 2.9 A agenda burn-up
- 2.10 Agenda planejada e a agenda burn-up
- 2.11 O papel do facilitador
- 2.12 Parque em lote
- 2.13 Checklist para a Inception
- 3 Produto
- 3.1 Escrevendo a visão do produto colaborativamente
- 3.2 O Produto É / Não é / Faz / Não faz
- 3.3 Esclarecendo o objetivo
- 3.4 Entendendo os trade-offs
- 4 Personas
- 4.1 Quadrantes para identificar tipos de personas
- 4.2 Criando mapas de empatia
- 4.3 Atualize o entendimento sobre as personas
- 5 Feature
- 5.1 Descobrindo as features
- 5.2 Entendimento técnico e entendimento de negócio
- 5.3 Esforço e valor de negócio
- 5.4 Features melhor compreendidas
- 6 Jornada do usuário
- 6.1 Descrevendo jornadas
- 6.2 Features nas jornadas
- 7 Planejando MVPs
- 7.1 O Sequenciador de features
- 7.2 As ondas no Sequenciador de features
- 7.3 As regras para cada onda
- 7.4 Convergindo regras e jornadas
- 7.5 Identificando MVP no Sequenciador de features
- 8 Calculando esforço, tempo e custo
- 8.1 Detalhando a amostra de features
- 8.2 Estimativa comparativa
- 8.3 Definindo tamanhos
- 8.4 Entendendo custo e tempo
- 8.5 Tirando a média
- 9 O canvas MVP
- 9.1 Preenchendo o canvas MVP
- 9.2 O sequenciador de features e o canvas MVP
- 9.3 Personas e plataformas
- 9.4 Jornadas e funcionalidades
- 9.5 Custo e cronograma para o MVP
- 9.6 Visão do MVP e decisões baseadas em hipóteses
- 9.7 A estratégia do MVP
- 10 Apêndice A ─ Exemplo de Inception Enxuta
- 10.1 Introdução
- 10.2 Kick-off
- 10.3 Visão do produto
- 10.4 O Produto É - Não é - Faz - Não faz
- 10.5 Esclarecendo objetivos
- 10.6 Identificando personas
- 10.7 Descobrindo as features
- 10.8 Features melhor compreendidas
- 10.9 Descrevendo jornadas
- 10.10 Features nas jornadas
- 10.11 O Sequenciador de features
- 10.12 O Canvas MVP
- 11 Apêndice B ─ Glossário
- 11.1 MVP
- 11.2 Visão do produto
- 11.3 Objetivos
- 11.4 Personas
- 11.5 Feature
- 11.6 Jornada
- 12 Apêndice C ─ Facilitador
- 12.1 Níveis de competência
- 13 Apêndice D ─ Agenda burn-up
- 13.1 Os eixos da agenda
- 13.2 Os tópicos da agenda
- 13.3 Os intervalos de tempo
- 13.4 A linha de escopo
- 13.5 O ritmo da Inception
- 13.6 Verificando o progresso
- 13.7 Fazendo escolhas
- 14 Apêndice E ─ Atividades quebra-gelo
- 14.1 Localização geográfica
- 14.2 Telefone visual
- 14.3 Um Dois Ping Quatro Pong
- 14.4 Formando triângulos
- 14.5 Zip Zap Zoom
- 14.6 Desembaracem-se
- 14.7 Peças complexas
- 14.8 Costas com costas
- 14.9 Encontre seu par
- 15 F. Alguns Q&A
- 15.1 Direto ao Ponto e requisitos cross-funcionais
- 15.2 Sim, a Inception Direto ao Ponto dura uma semana
- 15.3 Comprometimento versus estimativa
- 15.4 Qualidade e preciosismo
- 15.5 Direto ao Ponto e no-estimates
- 16 Referências bibliográficas
- 17 Sobre o autor
Dados do produto
- Número de páginas:
- 263
- ISBN:
- 978-85-5519-085-8
- Data publicação:
- 08/2015