Casa do Código - Livros e Tecnologia

  • Programação
  • Lógica
  • Java
  • .NET
  • PHP
  • Games
  • OO
  • Funcional
  • Python
  • Outros
  • Todos
  • Mobile
  • iOS
  • Android
  • Multiplataforma
  • Outros
  • Todos
  • Front-end
  • HTML e CSS
  • JavaScript
  • Outros
  • Todos
  • Infraestrutura
  • Web
  • Dados
  • Outros
  • Todos
  • Business
  • Startups
  • Marketing Digital
  • Gestão
  • Agile
  • Outros
  • Todos
  • Design & UX
  • Você tem 0 itens na sacola 0 Abrir navegação por categorias e busca Ir para ao topo da página

    Use o código e tenha 10% de desconto!

    Direto ao Ponto Criando produtos de forma enxuta

    Paulo Caroli
    Livro Direto ao Ponto

    *Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

    O que dizem sobre o livro

    “...os produtos inovadores e disruptivos que vemos nos dias de hoje são desenvolvidos através de processos de experimentação, valoriza-se o aprendizado, a diversidade e a coragem de se pensar diferente. Ler o livro Direto ao Ponto é uma experiência única para se aventurar nesse novo mundo de desenvolvimento de produtos.” ─ André Faria, empreendedor, podcaster, mentor e CTO da Bluesoft

    “...o livro do amigo Paulo Caroli ajuda exatamente a solucionar esse dilema: o que fazer? Como saber o que os clientes e mercados demandam e desejam? Desse modo, o trabalho do Paulo é fundamental para a nova geração de criadores de produtos, pois fornece um caminho para resolver os desafios de construir o produto certo para seus clientes e seus mercados.” ─ José Papo, gerente de relacionamento com startups e desenvolvedores na Google América Latina

    “Tive a oportunidade de trabalhar com o Paulo e comprovar a eficácia dele e da metodologia em uma empresa relativamente grande e complexa como é o Sicredi. Há um hype muito grande sobre o tema e, a meu ver, poucos profissionais capazes de entregar, de fato, os benefícios esperados. O Paulo é um deles e, no livro, generosamente dá a receita.” ─ Paulino Ramos Rodrigues, diretor executivo de TI e Operações do Sicredi

    “Direto ao Ponto: o título não poderia ser mais apropriado! Paulo Caroli explica de forma simples, direta e didática como planejar bons MVPs de maneira lúdica e colaborativa. Muito se fala sobre MVP, pouco se fala sobre como planejá-lo, então este livro é uma joia rara e preciosa não somente para a comunidade agile, mas para qualquer pessoa que trabalhe com criação de produtos inovadores!” ─ Vitor Massari, CEO e agile coach da Hiflex Consultoria

     

    Como ler este livro

    Do começo ao fim! Esse é um livro curto e prático. Conforme o próprio título diz: Direto Ao Ponto. Logo você o deve ler todo, do início ao fim. O livro está estruturado em três partes: contexto, receita e apêndices. 

    Parte I ─ Contexto

    O contexto é formado pelo Prefácio e A evolução do Direto ao Ponto e sua segunda edição, e pelos capítulos Produto Mínimo Viável e Inception Enxuta. O prefácio fornece o contexto sobre as influências que me levaram a escrever esse livro. É muito importante ter esse contexto em mente para compreender a minha visão sobre o assunto. A evolução do Direto ao Ponto e sua segunda edição é explicado no capítulo com esse título.

    O livro se baseia no conceito de MVP, em inglês Minimum Viable Product. O capítulo Produto Mínimo Viável apresenta tal conceito com o seu histórico e a minha visão sobre MVP e a evolução de produtos enxutos.

    O capítulo Inception Enxuta explica em detalhes o formato de workshop colaborativo que vai te ajudar a entender, alinhar e planejar o produto enxuto a ser construído. Talvez seja o início de um projeto ágil em uma grande corporação, ou o alinhamento sobre o que construir em uma pequena start-up. O estilo colaborativo e dinâmicos da Inception Enxuta é o segredo do chef desta receita.

    Parte II ─ Receita

    Direto ao Ponto é uma receita, uma sequência de atividades colaborativas e dinâmicas que irão gerar o canvas MVP, uma representação visual do plano de criação e evolução do produto enxuto. Todos passos desta receita estão detalhados seguindo a ordem dos capítulos, começando pelo capítulos 3. Produto e terminando no capítulo 9. O canvas MVP.

    Parte III ─ Apêndices

    Um livro com título Direto ao Ponto obriga o autor a fazer uso do apêndice. Considero todo o conteúdo do livro essencial, entretanto ficou no apêndice o que foi acrescentado com o tempo, baseado no feedback dos leitores. Apêndice A traz um exemplo real do entendimento e planejamento de um produto enxuto a partir da receita Direto ao Ponto aplicada em uma Inception superenxuta: realizada em apenas seis horas! Alguns leitores me relataram que primeiro leram este apêndice (disponível no meu blog e na revista InfoQ) e depois leram o livro a partir do início.

    Os apêndices B, C, D, E e F fornecem, respectivamente, o glossário dos termos do livro, uma classificação sobre os níveis de competência do facilitador, um detalhamento sobre a agenda burn-up, alguns Q&As sobre o livro, e algumas atividades quebra-gelo. Boa leitura e seja bem-vindo ao grupo dos facilitadores Direto ao Ponto.

     

    Prefácio

    Neste livro, compartilho uma receita: uma sequência de atividades rápidas e efetivas para entender e planejar a criação de produtos enxutos, baseadas no conceito de produto mínimo viável (em inglês, Minimum Viable Product ─ MVP). 

    Venho utilizando e compartilhando-a desde 2010 e percebi que, quanto mais o fazia, mais pessoas interessavam-se pelo assunto e retribuíam, compartilhando os seus resultados. O desfecho é este livro, que agora está fundamentado na experiência prática de muitas empresas (de startups a grandes corporações) e pessoas interessadas em criar e evoluir produtos de forma enxuta.

    Com o sucesso de tal receita, resolvi parar e refletir sobre o caminho que me levou a criá-la e, consequentemente, conceber este livro. Olhando para minha própria linha de tempo profissional (de 2000 até 2015), destaquei os três principais movimentos que julgo terem influenciado na criação de ambos: Lean Startup, métodos ágeis e design thinking.

    De 2000 a 2007, vivi no Vale de Silício, na Califórnia (Estados Unidos), trabalhei em seis diferentes startups, e tive contato com inúmeras pessoas de várias outras. Nessa época, senti na pele o longo ciclo para criação de produtos, mesmo nas startups, e esse sentimento acabou afastando-me delas. Virei consultor e passei a trafegar por grandes corporações. Todavia, segui como expectador e torcedor do movimento Lean startup, o qual culminou com Eric Ries publicando seu incrível livro, The Lean Startup, em 2010.

    Desde 2000, tenho utilizado (e abusado) de metodologias ágeis. A minha primeira sessão em uma conferência internacional foi na Object-Oriented Programming, Systems, Languages & Applications 2000 (OOPSLA), na qual apresentei o resultado de minha tese de mestrado sobre Orientação a Objetos e design patterns. Lá, tietei Kent Beck por admirá-lo na questão de design patterns e acabei comprando seu livro recém-lançado, eXtreme Programming explained. Assim, deu-se início um caminho sem volta: estava exposto e infectado pela primeira de muitas metodologias ágeis.

    Em 2006, entrei na ThoughtWorks e fui apresentado a brilhantes agilistas (Martin Fowler, Jez Humble, Jim Highsmith, dentre vários outros). Lá, usei e divaguei sobre metodologias ágeis, como: Lean, Scrum, Kanban, continuous delivery etc. Depois de alguns anos aplicando métodos ágeis, meu entendimento foi além de práticas e ferramentas ─ princípios e valores começaram a ser naturais a mim.

    Fui pela primeira vez apresentado para design thinking vários anos atrás, por Jeff Patton, e foi na ThoughtWorks que tive a oportunidade de trabalhar com ele. Fiquei impressionado com sua habilidade de conduzir reuniões e atividades colaborativas e visuais. Aprendi e utilizei atividades sobre personas, jornadas de usuários e mapeamento de história. Hoje, entendo que fui influenciado e segui utilizando ideias e práticas que foram denominadas design thinking. Isso explica (e muito) o estilo colaborativo e visual que adotei como ferramental básico em meu trabalho, que fica evidenciado neste livro.

     

    Sumário

    • 1 Produto mínimo viável
      • 1.1 Origem
      • 1.2 Incrementos do MVP
      • 1.3 Pequenas hipóteses, grandes negócios
      • 1.4 Um exemplo de evolução via MVP
    • 2 Inception Enxuta
      • 2.1 O que é uma Inception Enxuta
      • 2.2 Direto ao Ponto, a técnica
      • 2.3 Colaboração
      • 2.4 Divirta-se com quebra-gelos
      • 2.5 Paulo Pontual
      • 2.6 Colocação
      • 2.7 A sala de guerra
      • 2.8 Post-its coloridos
      • 2.9 A agenda burn-up
      • 2.10 Agenda planejada e a agenda burn-up
      • 2.11 O papel do facilitador
      • 2.12 Parque em lote
      • 2.13 Checklist para a Inception
    • 3 Produto
      • 3.1 Escrevendo a visão do produto colaborativamente
      • 3.2 O Produto É / Não é / Faz / Não faz
      • 3.3 Esclarecendo o objetivo
      • 3.4 Entendendo os trade-offs
    • 4 Personas
      • 4.1 Quadrantes para identificar tipos de personas
      • 4.2 Criando mapas de empatia
      • 4.3 Atualize o entendimento sobre as personas
    • 5 Feature
      • 5.1 Descobrindo as features
      • 5.2 Entendimento técnico e entendimento de negócio
      • 5.3 Esforço e valor de negócio
      • 5.4 Features melhor compreendidas
    • 6 Jornada do usuário
      • 6.1 Descrevendo jornadas
      • 6.2 Features nas jornadas
    • 7 Planejando MVPs
      • 7.1 O Sequenciador de features
      • 7.2 As ondas no Sequenciador de features
      • 7.3 As regras para cada onda
      • 7.4 Convergindo regras e jornadas
      • 7.5 Identificando MVP no Sequenciador de features
    • 8 Calculando esforço, tempo e custo
      • 8.1 Detalhando a amostra de features
      • 8.2 Estimativa comparativa
      • 8.3 Definindo tamanhos
      • 8.4 Entendendo custo e tempo
      • 8.5 Tirando a média
    • 9 O canvas MVP
      • 9.1 Preenchendo o canvas MVP
      • 9.2 O sequenciador de features e o canvas MVP
      • 9.3 Personas e plataformas
      • 9.4 Jornadas e funcionalidades
      • 9.5 Custo e cronograma para o MVP
      • 9.6 Visão do MVP e decisões baseadas em hipóteses
      • 9.7 A estratégia do MVP
    • 10 Apêndice A ─ Exemplo de Inception Enxuta
      • 10.1 Introdução
      • 10.2 Kick-off
      • 10.3 Visão do produto
      • 10.4 O Produto É - Não é - Faz - Não faz
      • 10.5 Esclarecendo objetivos
      • 10.6 Identificando personas
      • 10.7 Descobrindo as features
      • 10.8 Features melhor compreendidas
      • 10.9 Descrevendo jornadas
      • 10.10 Features nas jornadas
      • 10.11 O Sequenciador de features
      • 10.12 O Canvas MVP
    • 11 Apêndice B ─ Glossário
      • 11.1 MVP
      • 11.2 Visão do produto
      • 11.3 Objetivos
      • 11.4 Personas
      • 11.5 Feature
      • 11.6 Jornada
    • 12 Apêndice C ─ Facilitador
      • 12.1 Níveis de competência
    • 13 Apêndice D ─ Agenda burn-up
      • 13.1 Os eixos da agenda
      • 13.2 Os tópicos da agenda
      • 13.3 Os intervalos de tempo
      • 13.4 A linha de escopo
      • 13.5 O ritmo da Inception
      • 13.6 Verificando o progresso
      • 13.7 Fazendo escolhas
    • 14 Apêndice E ─ Atividades quebra-gelo
      • 14.1 Localização geográfica
      • 14.2 Telefone visual
      • 14.3 Um Dois Ping Quatro Pong
      • 14.4 Formando triângulos
      • 14.5 Zip Zap Zoom
      • 14.6 Desembaracem-se
      • 14.7 Peças complexas
      • 14.8 Costas com costas
      • 14.9 Encontre seu par
    • 15 F. Alguns Q&A
      • 15.1 Direto ao Ponto e requisitos cross-funcionais
      • 15.2 Sim, a Inception Direto ao Ponto dura uma semana
      • 15.3 Comprometimento versus estimativa
      • 15.4 Qualidade e preciosismo
      • 15.5 Direto ao Ponto e no-estimates
    • 16 Referências bibliográficas
    • 17 Sobre o autor

    Dados do produto

    Número de páginas:
    263
    ISBN:
    978-85-5519-085-8
    Data publicação:
    08/2015
    Fórum de discussões

    Compartilhe!

    Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    *Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

    altLogoFooter

    Links da
    Casa do Código

    • Meus ebooks
    • Sobre a Casa do Código
    • Todos os livros
    • Nossas coleções
    • Quero escrever um livro ou fazer parceria
    • Perguntas Frequentes
    • Política de Privacidade

    Nas redes sociais

    • /CasaDoCodigo
    • @casadocodigo
    • @casadocodigo

    Receba novidades e lançamentos

    Este site aceita

    • pag seguro
    • paypal

    Grupo Alura

    • Educação em Tecnologia

      • FIAP
      • Casa do Código
      • PM3 - Cursos de Produto
    • Mais Alura

      • Alura Start
      • Alura Língua
      • Alura Para Empresas
      • Alura LATAM
    • Comunidade

      • Tech Guide
      • 7 days of code
      • Hipsters ponto Jobs
    • Podcasts

      • Hipsters ponto Tech
      • Dev sem Fronteiras
      • Layers ponto Tech
      • Like a Boss
      • Scuba Dev