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    Construct 2 Crie o seu primeiro jogo multiplataforma

    Diego Martins de Pinho, Bruna Escudelario
    Livro de Construct 2

    *Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

    Introdução

     

    O mercado de jogos no Brasil não para de crescer. Estima-se que, em 2016, o rendimento foi de 1.25 bilhões de dólares apenas aqui no Brasil, sendo o 12º país na lista dos maiores consumidores de jogos no mundo.

    Junto a este crescimento, o número de pessoas interessadas em ingressar neste mercado, seja por negócios ou lazer, também aumentou significativamente. Entretanto, esta não é uma tarefa fácil. Há uma série de plataformas para desenvolvimento disponíveis no mercado – como a Unreal e o Unity – que exige um grande background tecnológico para a produção de jogos, e isso acaba desanimando muita gente até hoje. 

    Neste livro, você conhecerá a plataforma Construct 2. Ela foi construída pensando no usuário sem nenhum conhecimento técnico, para que qualquer um seja capaz de construir seus próprios jogos, publicá-los nos mais diversos formatos e ganhar dinheiro com eles. Aqui você aprenderá como funciona todos os mecanismos para criar um jogo de plataforma completo, que poderá ser jogado tanto em navegadores como em celulares! 

    Um breve resumo sobre o Construct 2

    Seja muito bem-vindo à forma mais simples e fácil de construir jogos digitais! O Construct 2 é um editor de jogos 2D baseado em tecnologias Web, tais como: HTML, CSS e JavaScript. A plataforma é baseada no conceito drag-and-drop (arrastar e largar), que consiste em clicar em um objeto virtual, “arrastá-lo” para a posição desejada, e “largá-lo” ao soltar o botão pressionado. Este conceito é usado em todo o editor para desenvolver lógicas, comportamentos, eventos e mecanismos, sem a necessidade de escrever uma única linha de código. 

    A quem se destina este livro

    Este livro é indicado para qualquer pessoa que tenha interesse em desenvolver seus próprios jogos, sendo estudante dessa área, profissional ou totalmente leigo. Com o conteúdo do livro, você será capaz de aprender de uma forma fácil e rápida, sem precisar de nenhum conhecimento da área de programação. 

    O que vou aprender neste livro?

    Neste livro, você aprenderá como usar o Construct 2 ao montar um projeto prático, um jogo de plataforma do zero! Você fará todas as telas, desde as de início, seleção de fases e fim de jogo. Também vai configurar um sistema de inimigos, vidas, plataformas móveis, além de toda a movimentação dos personagens.

    Como devo estudar com este livro?

    Este livro foi estruturado de modo que os capítulos apresentados sigam uma ordem de criação de um jogo de plataforma e tornem-se gradualmente mais complexos ao decorrer da leitura. Em todos eles, serão apresentados tanto conceitos como as razões por trás das nossas configurações, por meio de exemplos. Isso facilitará o seu entendimento e o ajudará a criar novos jogos a partir deste livro. 

    Nunca se esqueça que é somente com a prática que podemos assimilar totalmente o que foi aprendido. Por isso, é primordial que você construa o seu jogo junto com a leitura do material. Não veja o código completo do projeto disponibilizado antes de tentar fazê-lo. Use-o somente com o propósito de comparação. 

    Também colocaremos várias recomendações de grupos, fóruns e sites que podem ajudar nos futuros projetos. Leia e consulte o livro sempre que surgirem dúvidas, e entre em contato sempre que sentir necessidade.

    Em caso de dúvidas, estaremos à disposição. Não deixe de comentar e participar das discussões sobre o livro e de compartilhar o seu jogo nos nossos canais de comunicação! O site e o repositório continuarão sempre ativos. Estamos ansiosos para ver o que você construirá com o Construct 2!

    E o mais importante: nunca deixe de praticar!

     

    Sumário

    • 1 O Construct 2
      • 1.1 Versões e licenças
      • 1.2 Sistemas suportados
      • 1.3 Instalação
      • 1.4 Plataformas que o Construct 2 desenvolve
      • 1.5 Scirra Store
      • 1.6 Onde conseguir ajuda
      • 1.7 Conclusão
    • 2 Conhecendo a plataforma
      • 2.1 Start page, a tela de início
      • 2.2 Conhecendo a interface
      • 2.3 Testes
    • 3 Estrutura inicial
      • 3.1 Criando e salvando o projeto
      • 3.2 Adicionando camadas
      • 3.3 Adicionando um plano de fundo
      • 3.4 Criando o cenário do jogo
      • 3.5 Chão
      • 3.6 Plataformas
      • 3.7 Decorações
      • 3.8 Barreiras invisíveis
      • 3.9 Adicionando a base do jogador
    • 4 Movimentação e animação do personagem
      • 4.1 Menus de animação
      • 4.2 Animação do personagem
      • 4.3 O que são eventos e folhas de eventos?
      • 4.4 Movimentação do personagem por eventos
    • 5 Sistema de vida e adição de inimigos
      • 5.1 Adicionando vidas ao personagem
      • 5.2 Inimigos
      • 5.3 Jogador versus Inimigos
    • 6 Telas de pausa e de fim de jogo
      • 6.1 Tela do final do jogo
      • 6.2 Criando a tela para pausar
    • 7 Inserindo itens coletáveis e pontuação
      • 7.1 Adicionando itens coletáveis
      • 7.2 Adicionando a pontuação no jogo
      • 7.3 Adicionando os corações no jogo
    • 8 Criando efeitos e outros Layouts
      • 8.1 Inserindo partículas
      • 8.2 Adicionando efeitos
      • 8.3 Criando outros layouts
      • 8.4 Fase 2
    • 9 Trabalhando com botões
      • 9.1 Adicionando os botões
      • 9.2 Programando os eventos dos botões
      • 9.3 Adicionando e programando os controles mobile
    • 10 Música e sons
      • 10.1 Arquivos de áudio no Construct 2
      • 10.2 Adicionando os efeitos sonoros
      • 10.3 Adicionando a música de fundo
      • 10.4 Tela inicial e a seleção de fases
      • 10.5 Fim de jogo
    • 11 Exportação e distribuição
      • 11.1 Exportando o jogo
      • 11.2 Hospedando o jogo na internet
    • 12 Dicas finais
      • 12.1 Onde conseguir recursos
      • 12.2 Conversão de áudio
      • 12.3 Referências
    • 13 Construct 3
      • 13.1 Diferenças
      • 13.2 Novidades

    Dados do produto

    Número de páginas:
    227
    ISBN:
    978-85-94188-39-7
    Data publicação:
    01/2018
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    *Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

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