Chatbots para Telegram Programe seus primeiros bots usando Python
Priscila Keli L. P. Frizzarin, Fernando Bryan FrizzarinIntrodução
Atualmente, ao entrar em contato com alguma empresa ou instituição, é comum nos depararmos com chats nos quais não conversamos com outra pessoa, mas sim com robôs. São os chatbots: uma ferramenta de respostas rápidas que auxilia as empresas no relacionamento com seus clientes.
Esses chatbots podem ser programados para o serviço de atendimento ao consumidor (SAC), para a captação de novos clientes ou para atuarem como otimizadores. No atendimento ao cliente, os chatbots são programados para responder dúvidas frequentes, receber reclamações, entre outras funções. Já os chatbots para captação de novos clientes simulam o atendimento humano na apresentação dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa quando o usuário está visitando o site. E os chatbots otimizadores são muito utilizados em e-commerce e apps para ajudar o cliente na realização de tarefas como comprar e tirar dúvidas. Além disso, podemos ter chatbots conversacionais, ou seja, chatbots para interagir com os usuários como forma de entretenimento, entre outros usos.
Já o Telegram é um aplicativo gratuito para bate-papo por meio do qual os usuários podem enviar mensagens de texto, vídeos, fotos etc. Criado na Rússia em 2013, este aplicativo ganhou visibilidade em 2015 no Brasil. Algumas de suas vantagens são: a não disponibilização do número de telefone do usuário, a possibilidade de criação de grupos com até 200 mil membros e a inexistência de limites para o tamanho dos chats e das mídias enviadas.
Em janeiro de 2021, o Telegram ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários ativos, tornando-se uma ferramenta muito popular e bastante usada no meio empresarial na criação de enquetes, no atendimento ao cliente, além de permitir a criação de bots com finalidades diversas. No meio educacional, após o surgimento da pandemia de COVID-19, essa ferramenta vem sendo utilizada para agilizar a comunicação do professor com alunos e pais, tornando-se uma facilitadora da comunicação escolar.
A proposta deste livro é criar chatbots utilizando a plataforma Telegram.
Não há necessidade de ter um profundo conhecimento da linguagem de programação Python. Espera-se apenas que você saiba lógica de programação e como programar o suficiente para instalar e configurar um aplicativo para Windows e Linux. Também serão necessários conhecimentos básicos em linguagem SQL, pois usaremos comandos para manipular bancos de dados.
Este livro tratará de como fazer essa tarefa nas plataformas Windows e Linux, que são as mais populares, mas você não terá problemas em adaptá-las para o ambiente Apple, por exemplo. Todos os códigos-fontes que serão apresentados são os mesmos para qualquer plataforma, desde que tenham o Python devidamente instalado e em funcionamento.
Sobre os autores
Priscila Keli de Lima Pinto Frizzarin
Natural de Araçatuba/SP, é bacharel em Ciência da Computação e pedagoga, especialista em Tecnologia da Informação e Psicopedagogia. Cursou várias disciplinas de mestrado voltadas às áreas de programação e educação. É professora do curso de Desenvolvimento de Sistema do COTIL (Colégio Técnico de Limeira) e, atualmente, é chefe do Departamento de Infraestrutura e Tecnologia dessa mesma instituição de ensino.
As suas áreas de maior interesse são o desenvolvimento de sistemas, tanto para plataforma desktop quanto para dispositivos embarcados, e a inovação. É apaixonada pela docência e busca sempre o aperfeiçoamento.
Fernando Bryan Frizzarin
Casado com a mulher maravilhosa que se apresenta aí acima, é natural de Americana/SP, técnico em Informática, bacharel em Ciência da Computação, psicopedagogo, especialista em Redes de Computadores e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.
É gerente de certificações e do suporte técnico da BluePex Cybersecurity e professor do ensino superior na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC). É, também, voluntário como diretor do Centro de Memória da Inovação da Fábrica de Inovação em Limeira/SP.
Autor dos livros 'Arduino: guia para colocar suas ideias em prática', 'Arduino Prático: 10 projetos para executar, aprender, modificar e dominar o mundo' e 'NodeMCU: 15 passos para se tornar um mestre em IoT' — todos publicados pela Editora Casa do Código.
Autor de vários softwares, desenhos industriais e marcas registradas no INPI, é coautor da patente BR1020140270159/2014: 'Dispositivo automatizado de liberação controlada', projeto desenvolvido em conjunto com os alunos Bianca de Mori Machado Amaral e Felipe Ferreira da Silva, incluindo apoio da arquiteta Marylis Barbosa de Souza. Esse projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Desenvolvimento de Projetos e Tópicos Avançados em Informática no Colégio Técnico de Limeira (Unicamp). O depósito foi feito por meio da Agência de Inovação da Unicamp, a Inova.
Sua grande área de interesse é a Administração, a inovação e todas as demais áreas adjacentes, desde capital humano até programação para dispositivos embarcados, além de toda a magnitude de disciplinas, matérias e conhecimentos que isso implica. Adora disseminar conhecimento em palestras e aulas — e, também, em um bom papo descompromissado. Basta um convite!
Sumário
- 1 O que é necessário para continuar
- 1.1 A linguagem Python
- 1.2 Nosso ambiente de trabalho
- 2 O Telegram e os chatbots
- 2.1 Colocando a mão na massa!
- 3 O primeiro bot – Olá, Mundo!
- 4 Lendo dados da internet - um bot para previsão do tempo
- 5 Reconhecendo o tipo do arquivo pelo conteúdo
- 6 Imagens e reconhecimento de caracteres
- 6.1 Recebendo e enviando imagens
- 6.2 Reconhecimento de caracteres
- 7 Recebendo localização – calcular distância entre duas localidades
- 8 Jogo da velha - Usando menus para interação com usuário
- 9 Biscoito da sorte – usando banco de dados
- 10 Conclusão
Dados do produto
- Número de páginas:
- 151
- ISBN:
- 978-85-5519-329-3
- Data publicação:
- 01/2023