Certificação Linux Guia prático para a prova LPIC-1 102
Juliano RamosSobre o livro
Este livro aborda a administração de sistemas Linux com foco na prova de certificação LPIC-1 102-500 do Linux Professional Institute (LPI).
Uma pessoa administradora de sistemas tem uma função de grande importância para qualquer empresa ou organização que dependa da tecnologia da informação para funcionar. Essa pessoa é responsável pela configuração, operação e manutenção dos sistemas de rede e de computador para garantir disponibilidade, segurança e desempenho. Além disso, um(a) administrador(a) de sistemas deve possuir conhecimentos aprofundados sobre sistemas operacionais, hardwares, softwares, bancos de dados e nuvem, o que permite adequar a tecnologia às necessidades da empresa e resolver quaisquer problemas que surjam.
A pessoa administradora de sistemas também fornece suporte técnico aos usuários, instala e atualiza recursos, realiza backups de dados e monitora a segurança da rede. Ser uma pessoa administradora de sistemas requer capacitação profissional de qualidade, bem como habilidades de comunicação, organização e trabalho em equipe. É uma profissão desafiadora e gratificante, que contribui para o sucesso e a inovação das empresas e organizações.
A certificação Linux LPIC-1 102-500 é uma das provas necessárias para obter o nível LPIC-1, que avalia as competências básicas de uma pessoa administradora de sistemas Linux. A prova aborda temas como shells do Linux e scripts do shell, interfaces de usuário e desktops, tarefas administrativas, serviços essenciais do sistema, fundamentos de rede e segurança. A prova tem 60 questões de múltipla escolha ou preenchimento de lacunas, que devem ser respondidas em 90 minutos. O exame custa em média US$ 165 e tem validade de 5 anos.
Para preparar você para a prova 102-500 do LPI, neste livro vamos estudar os objetivos desse exame, que são:
- Instalar e atualizar o sistema operacional e os pacotes de software necessários;
- Monitorar o desempenho, a disponibilidade e a segurança do sistema;
- Gerenciar os usuários, os grupos, as permissões e os recursos do sistema;
- Configurar e administrar os serviços de rede, como DNS, DHCP, FTP, SSH etc.;
- Realizar backups e restaurações dos dados e do sistema;
- Solucionar problemas e resolver incidentes relacionados ao sistema;
- Documentar e seguir as boas práticas e os padrões de qualidade do sistema.
A quem se destina este livro
Este livro se destina a qualquer pessoa que deseja obter uma certificação profissional em Linux. A LPI é a organização mais gabaritada em capacitar profissionais para atuarem como administradores(as) de sistemas no mundo todo. Para que você se torne um(a) profissional certificado LPI de nível Administrador, é preciso que você faça dois exames, conhecidos como LPIC-1 101-500 e LPIC-1 102-500. Abordaremos aqui todo o conhecimento necessário para o exame 102-500.
Ao unir conhecimento técnico e uma abordagem acessível, este livro tem o objetivo de capacitar leitores e leitoras de todos os níveis de familiaridade com o Linux a compreender e explorar esse sistema em constante evolução. Este livro é o resultado da paixão de professor em compartilhar insights valiosos sobre servidores Linux como um grande potencial transformador de vidas.
Convido você para embarcar nesta jornada para explorar o emocionante universo da tecnologia e refletir sobre seu impacto duradouro em nossas vidas.
Sobre o autor
Juliano Ramos, ou Prof. Juliano Ramos, como é mais conhecido nas mídias sociais, é um entusiasta apaixonado por tecnologia, inovação e sua interseção com a vida cotidiana. Com mais de duas décadas de experiência no campo da Tecnologia da Informação, em especial servidores Linux e certificação LPI, o professor tem dedicado sua carreira à exploração das fronteiras emergentes da revolução digital.
Com formação acadêmica em Pedagogia e em Engenharia da Computação, Juliano Ramos tem mergulhado fundo na busca de uma didática fácil e sem tecnicismos para preparar pessoas para a prova de certificação LPI.
Ao longo de sua jornada profissional, o professor desempenhou papéis fundamentais em projetos inovadores, como o programa Telecentros, no qual coordenou mais de 50 centros de inclusão digital nas periferias de São Paulo. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento técnico levou-o a ministrar palestras em diversos locais, como a Campus Party, o Fórum Internacional Software Livre (FISL), centros acadêmicos, universidades e workshops em empresas, contribuindo de forma contínua para a disseminação do Linux e de ferramentas de código aberto.
Além de suas realizações profissionais, Ramos é um comunicador habilidoso e comprometido em tornar conceitos tecnológicos complexos acessíveis a todos. Em seu canal no YouTube (http://youtube.com/profjulianoramos), o professor compartilha todos os dias conhecimento de forma acessível a quem tiver interesse. Como ele diz em todos os seus vídeos: "A vida é boa e, com Deus, tudo vai dar certo."
Prefácio, por Cícero Woshington
O livro "Certificação Linux: Guia prático para a prova LPIC-1 102" é um manual objetivo e direto para todos os profissionais que precisam ampliar suas oportunidades de carreira e demonstrar isso na forma de uma certificação LPI. O responsável por esta obra, Juliano Ramos, é um professor com décadas de experiência e um profissional de TI com uma jornada técnica que o torna perito no assunto. E como se isso não bastasse, Linux é algo que o professor Juliano carrega na pele, literalmente.
Com uma abordagem clara para entender todos os tópicos da prova LPIC-1 102-500, cada capítulo aborda os comandos e conceitos necessários para compreender cada item e preparar você para as questões da prova de certificação. O Tópico 105: Shells e scripts do shell trata de personalizar o ambiente shell e escrever scripts Bash para automação de tarefas. O Tópico 106: Interfaces de usuário e desktops envolve a instalação e configuração do X11 e a compreensão dos principais ambientes de desktop no Linux. O Tópico 107: Tarefas administrativas aborda a administração de contas de usuário, grupos e arquivos de sistema, automação e agendamento de tarefas administrativas, bem como localização e internacionalização. O Tópico 108: Serviços essenciais do sistema inclui a manutenção da data e hora do sistema, configuração do log do sistema, fundamentos do Mail Transfer Agent (MTA) e configuração de impressoras e impressão. O Tópico 109: Fundamentos de rede envolve o entendimento dos protocolos de internet, configuração persistente de rede, solução de problemas simples de rede e configuração de DNS no cliente. Por fim, o Tópico 110: Segurança engloba tarefas administrativas de segurança, segurança do host e proteção de dados com criptografia.
Com a certificação Linux, profissionais demonstram competência na configuração de servidores, resolução de problemas específicos do ambiente e gerenciamento eficiente de sistemas complexos. Essa certificação não só atesta as habilidades técnicas do indivíduo, mas também aumenta sua atratividade no competitivo mercado de trabalho de TI, abrindo portas para avanços e oportunidades profissionais. E ninguém melhor que o professor Juliano para mostrar os melhores caminhos para estudar, evoluir profissionalmente e dominar este que é o sistema líder de mercado para servidores e um habilitador de tantas carreiras.
Aproveite a leitura e bons estudos!
— Cícero Woshington, mestre em Engenharia de Software e engenheiro DevOps sênior
Sumário
- Tópico 105: Shells e scripts do shell
- 1 Tópico 105.1 – Personalizar e trabalhar no ambiente shell
- 1.1 Abrindo um terminal
- 1.2 Os arquivos de inicialização global
- 1.3 Inicialização em nível local
- 1.4 Quantos shells estão sendo executados?
- 1.5 Criando um pequeno script em shell
- 1.6 Alias
- 1.7 O uso de funções no shell
- 1.8 Array no Linux
- 1.9 Comando env
- 1.10 Comando unset
- 2 Tópico 105.2 – Customização e criação de script
- 2.1 A estrutura básica de um script
- 2.2 Criando um pequeno script
- 2.3 Utilizando parâmetros no script
- 2.4 Comando de seleção ou tomada de decisão
- 2.5 O comando else
- 2.6 O comando elif
- 2.7 O comando case
- 2.8 Loops condicionais
- 2.9 Loop while
- Tópico 106: Interfaces de usuário e Desktops
- 3 Tópico 106.1 – Instalar e configurar o X11
- 3.1 Configurando o X
- 3.2 Os logs
- 3.3 Acesso ao servidor X
- 3.4 O diretório xorg.conf.d
- 4 Tópico 106.2 – Áreas de trabalho gráficas
- 4.1 KDE
- 4.2 GNOME
- 4.3 XFCE
- 4.4 Cinnamon
- 4.5 Acesso remoto
- 5 Tópico 106.3 – Acessibilidade
- 5.1 Configurações de acessibilidade
- Tópico 107: Tarefas administrativas
- 6 Tópico 107.1 – Tarefas administrativas
- 6.1 O login
- 6.2 Os arquivos de configuração
- 6.3 Adicionar contas de usuários
- 6.4 Modificar contas de usuários
- 6.5 Excluir contas de usuário
- 6.6 Adicionar, modificar e excluir grupos
- 6.7 Renomear o grupo
- 6.8 Adicionar usuários a um grupo
- 6.9 O diretório esqueleto
- 7 Tópico 107.2 – Automatizar e agendar tarefas administrativas de sistema
- 7.1 Como agendar jobs com o cron
- 7.2 Agendamento de uma única tarefa
- 8 Tópico 107.3 – Localização e internacionalização
- 8.1 Configurando o fuso horário
- 8.2 A variável LANG
- 8.3 Conversão de codificação
- 8.4 Comando date
- 8.5 Comando timedatectl
- Tópico 108: Serviços essenciais do sistema
- 9 Tópico 108.1 – Manutenção da data e hora do sistema
- 9.1 Horário local e horário universal
- 9.2 Relógio de hardware
- 9.3 O comando timedatectl
- 9.4 O servidor NTP
- 10 Tópico 108.2 – Log do sistema
- 10.1 Tipos de log
- 10.2 Instalando um servidor de log
- 10.3 Configurando o sistema de logs no cliente
- 10.4 Configurando o servidor de log
- 11 Tópicos 108.3 e 108.4
- 11.1 108.3 – Fundamentos de MTA (Mail Transfer Agent)
- 11.2 Tópico 108.4 – Configurar impressoras e impressão
- Tópico 109: Fundamentos de rede
- 12 Tópico 109 – Fundamentos de rede
- 12.1 109.1 Fundamentos de protocolos de internet
- 12.2 O endereço IPv4
- 12.3 Padrão IPv6
- 12.4 109.2 Configuração persistente de rede
- 12.5 109.3 Soluções para problemas simples de rede
- 12.6 109.4 Configurar DNS cliente
- Tópico 110: Segurança
- 13 Tópico 110.1 - Tarefas administrativas de segurança
- 13.1 Comando find
- 13.2 Comando passwd
- 13.3 Comando fuser
- 13.4 Comando lsof
- 13.5 Comando nmap
- 13.6 Comando chage
- 13.7 Comando netstat
- 13.8 O comando sudo e o arquivo /etc/sudoers
- 13.9 Comando su e usermod
- 13.10 Os comandos ulimit, who, w e last
- 14 Tópico 110.2 – Segurança do host
- 15 Tópico 110.3 – Proteção de dados com criptografia
- 15.1 Configuração básica de um cliente OpenSSH
- 15.2 Logins baseados em chave
- 15.3 O agente SSH
- 15.4 GPG
- 16 Conclusões finais e próximos passos rumo à certificação
Dados do produto
- Número de páginas:
- 191
- ISBN:
- 978-85-5519-375-0
- Data publicação:
- 04/2024