Certificação Linux Guia prático para a prova LPIC-1 101
Juliano RamosSobre o livro
Este livro contém todo o conteúdo necessário para você ser aprovado no exame 101 da Certificação Linux LPIC-1 prova 5.0.
O material foi escrito como um guia rápido e direto para quem deseja realizar a prova e ainda não se sente seguro, ou gostaria de fixar seus estudos.
O livro é resultado dos meus mais de treze anos ministrando treinamento preparatório de linux LPIC e, a cada aluno, cada aluna, que conquista a certificação, obtenho feedback sobre o exame, entendendo as dificuldades e facilidades das provas. Os capítulos foram escritos em uma linguagem simples e direta, com foco 100% no exame.
O livro é para iniciantes em linux e para quem já trabalha com o sistema, mas deseja comprovar seu conhecimento com uma certificação internacional.
Apresentação
O conhecimento sobre Linux é imprescindível para várias oportunidades de trabalho na área de computação, incluindo Analistas de Infraestrutura, Analistas de Segurança, Peritos Forense Computacionais, Engenheiros de Rede, Analistas de Computação em Nuvem, Engenheiros DevOps e SRE. E não apenas oportunidades na área de Infraestrutura, muitos desenvolvedores vão se aproveitar de várias ferramentas que um desktop Linux pode oferecer e, mais ainda, vão precisar compreender bem o Linux para trabalhar com contêineres e virtualização, dentre várias possibilidades. Mas quero falar nesse momento como profissional da área de Infraestrutura, área com a qual lido desde a década de 90 e na qual sou muito realizado.
Nós, da área de Infraestrutura, somos muitas vezes preparados para o “aguardar pelo pior”. Muitas vezes a maior parte do trabalho é “apagar um incêndio e evitar que o fogo se espalhe”. Eu mesmo sempre disse a meus alunos de gerência de redes que o trabalho do Gerente é “evitar que o telefone toque”, porque ninguém liga quando tudo dá certo. Eu fui preparado assim para o início da minha carreira.
Mas tive a oportunidade de trabalhar com o Professor Juliano a quem admiro muito e que me apresentou o outro lado da moeda. Estar preparado para enfrentar um problema quando ele aparece é importante, mas pensar positivo e ter uma atitude sempre preditiva é algo tão útil quanto. E muito disso é a base para atuar como Engenheiro DevOps, cargo que assumo como um presente que me foi dado e que tento honrar mais e mais todos os dias.
Durante algum tempo, o Professor Juliano enfrentou problemas que fariam qualquer um desistir, mas a frase “a vida é muito boa e sempre vai dar certo” era tão frequente que muitos diziam ser o seu mantra. Na realidade, não consigo mais pensar nessa frase sem associá-la imediatamente aos vários vídeos instrutivos a que tive acesso acompanhando seu bem-sucedido canal. Conheci o Professor Juliano como um de seus alunos, trabalhamos juntos em algum momento e hoje posso chamá-lo de amigo.
Mas não é por ser amigo dele que estou escrevendo essa apresentação. Na realidade, negaria a muitos dos meus amigos esse ato se não tivesse plena convicção de que estamos diante de um conteúdo excelente. E digo isso por muitas razões: por ter sido aluno nos cursos do Professor Juliano, por ter trabalhado com ele e ter sido uma das testemunhas de seu empenho e compromisso profissional com todas as responsabilidades que assume e por ter sido eu mesmo um dos revisores do livro. Como se não bastassem as suas próprias certificações, que servem justamente para isso: certificar seu domínio no assunto.
Por tudo isso, acredito que todos que desejam aprofundar seus conhecimentos em Linux para melhorar seu desempenho no trabalho, para buscar uma nova posição no mercado de trabalho ou para tirar a certificação vão encontrar no livro 'Certificação Linux: Guia prático para a prova LPIC-1 101' um ponto de apoio certo e confiável.
Caríssimos leitores e leitoras, que são a razão de todo o trabalho aqui dispensado, tenho algumas poucas recomendações que podem ser úteis durante a sua leitura. Para os vários comandos que você vai aprender neste livro, é importantíssimo que os pratique. Faça pequenos exemplos para compreender a utilidade de cada comando e atribua para si mesmo alguns pequenos exercícios para evoluir seu conhecimento.
Sempre que possível combine os comandos de modo que dois comandos juntos possam resolver um problema que cada um, sozinho, não seria capaz. Tente observar os cenários em que cada comando é melhor aplicado. Aproveite a oportunidade para evoluir seus conhecimentos em Shell Script e veja como é contagiante. Inclusive, tentar entender como alguém usa um comando em um Script é outro desafio que traz muitos e gratos aprendizados. Recomendo que procure no GitHub por arquivos .sh para isso.
Em alguns momentos, um comando vai se mostrar simples e dispensável. É natural que em alguns casos se pense assim, mas logo você vai observar que cada comando é como uma engrenagem, que, por menor e frágil que pareça, tem sua utilidade específica. Pense também que muitos desses comandos foram criados na mesma época em que o próprio Linux foi criado (na década de 1980) ou mesmo já existiam. E muitos desses comandos convivem com outros que foram criados por todos esses anos para diferentes sistemas operacionais e cenários de utilização. Então não espere um comportamento sempre uniforme e saídas sempre parecidas ao comparar os comandos.
Por fim, junte-se a todos os profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos em Linux para aumentar sua produtividade e para se tornar um profissional melhor. E se após ler e estudar todos os conhecimentos ofertados neste livro você deseje evoluir mais, não deixe de procurar outros títulos do Professor Juliano que respira Linux e tem a bondade de compartilhar esse conhecimento conosco.
Cícero Woshington Saraiva Leite - Mestre em Engenharia de Software e Engenheiro DevOps
Sumário
- 1 Introdução
- 2 Comandos GNU e UNIX
- 2.1 Como trabalhar na linha de comando
- 3 Arquivos de texto
- 3.1 Paginação da saída de texto
- 3.2 Contar palavras, linhas e caracteres
- 3.3 Ordenar arquivos
- 3.4 Ver entradas únicas em um arquivo
- 3.5 Tabulação
- 3.6 Combinar arquivos através de um índice
- 3.7 Dividir um arquivo
- 3.8 Apagar e substituir caracteres
- 3.9 Formatar uma saída de texto
- 4 Gerenciamento de arquivos
- 4.1 Estrutura de diretórios
- 4.2 Navegando pelos diretórios
- 5 Redirecionamento de entrada e saída
- 5.1 Redirecionamento do erro
- 5.2 Visualizando a saída e criando um arquivo
- 5.3 Saída de um comando como entrada para outro comando
- 5.4 Imprimindo o resultado de um comando
- 6 Gerenciamento de processos
- 6.1 Comando ps
- 6.2 Comando pstree
- 6.3 Procurando pelo PID dos processos
- 6.4 Comando top
- 6.5 Matando processos travados
- 6.6 Comando killall
- 6.7 Comando pkill
- 6.8 Controle de tarefas
- 7 Pesquisar arquivos de texto com expressões regulares
- 7.1 Comando grep
- 7.2 Comando egrep
- 7.3 Tabelas de exemplos
- 8 Editor de texto VIM
- 8.1 Começando com o VIM
- 8.2 Abrindo caminhos dentro de um arquivo
- 8.3 Percorrendo o texto
- 9 Arquitetura do sistema
- 9.1 Introdução básica ao hardware
- 9.2 As partições virtuais
- 9.3 Trabalhando com módulos
- 9.4 Quais módulos estão disponíveis?
- 10 O boot do sistema
- 10.1 Alterando os runlevels, Shutdown e Reboot
- 11 Particionamento de discos
- 11.1 Sistemas de particionamento
- 11.2 Particionamento dos discos
- 11.3 Comandos essenciais
- 12 Configuração de boot loader
- 12.1 Bibliotecas compartilhadas
- 13 Gerenciamento de pacotes
- 13.1 Comandos do apt
- 13.2 O aplicativo alien
- 13.3 Gerenciador de pacote RPM
- 13.4 Gerenciador de pacotes yum
- 14 Dispositivos, sistemas de arquivos linux e FHS
- 14.1 Comandos de análise de sistema de arquivo
- 14.2 Controle de montagem e desmontagem de partições
- 14.3 sync e async
- 14.4 Gerenciando permissões e propriedades do arquivo
- 14.5 Permissões especiais
- 14.6 Comandos chown, chgrp
- 14.7 Criando e alterando links hard e soft - in
- 14.8 Localização de arquivos no linux
- 15 Agradecimentos
Dados do produto
- Número de páginas:
- 150
- ISBN:
- 978-85-5519-292-0
- Data publicação:
- 03/2022