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Arduino Guia para colocar suas ideias em prática

Fernando Bryan Frizzarin

 

Como utilizar este livro

Todo autor tem uma preconcepção de como seu livro deveria ser utilizado, e eu não sou exceção para essa "regra", mas acredito que este livro deva ser usado da forma mais criativa que você conseguir. Seja livre para voar.

Aqui estão, basicamente, anotações de aulas de laboratórios apresentados durante vários anos, para várias classes e, sendo assim, para muitos alunos. E tudo isso carrega a vantagem de que as experiências e a teoria foram extensivamente testadas, ajustadas e testadas novamente, sempre na procura de uma sequência e um tom ideal.

Logo, o livro é especialmente direcionado para estudantes, mesmo que não necessariamente das áreas técnicas de informática ou eletrônica digital, interessados em saber como conceber equipamentos e criar soluções para os mais diversos problemas.

Há necessidade de um conhecimento prévio, porém básico, de lógica de programação em qualquer linguagem, já que neste livro a linguagem a ser utilizada será mostrada na teoria e na prática de forma fácil de compreender.A ideia é que se possa usar este livro principalmente como material de consulta para quaisquer aulas que envolvam Arduino.

Você pode deixar este livro em uma estante para consultas esporádicas, ou pode andar com ele em baixo do braço para consultas constantes. Importante mesmo é que ele lhe seja útil e acrescente novos conhecimentos e abra novos caminhos.

Minha formação construtivista e minhas experiências profissionais mostram que o importante é apresentar os conceitos, as ferramentas e os métodos para, em seguida, desafiar o aluno a encontrar utilidade de tudo isso em seu mundo, dentro do contexto do seu dia a dia, de forma que possa impactar e mudar, para melhor, o seu mundo interior e exterior.

 

Ter um Arduino e os componentes dos quais falaremos ao longo do livro será muito útil, mas não tê-lo não será um impeditivo para aprender sobre ele. Para utilizar e realizar todas as experiências deste livro, será necessário ter basicamente um computador com um bom navegador instalado e acesso à internet. Todas as experiências poderão ser realizadas pelo simulador de Arduino, sem a necessidade de se ter os componentes e placas fisicamente. Porém, o contato físico com esse tipo de equipamento é enriquecedor e tornará o estudo mais divertido, pois traz consigo as noções de tamanho, peso, temperatura, movimento etc.

 

Sumário

 

  • 1 Introdução
  • 2 O que é Arduino
    • 2.1 Componentes de um Arduino UNO R3
    • 2.2 A seguir...
  • 3 Por que usar Arduino?
    • 3.1 A seguir...
  • 4 O que será necessário ter
    • 4.1 Simulador de Arduino
    • 4.2 IDE Arduino
    • 4.3 A seguir...
  • 5 Entendendo o IDE Arduino
    • 5.1 Menu Arquivo e suas opções
    • 5.2 Menu Editar e suas opções
    • 5.3 Menu Sketch e suas opções
    • 5.4 Menu Ferramentas e suas opções
    • 5.5 Menu Ajuda e suas opções
    • 5.6 A seguir...
  • 6 Como colocar tudo em prática
    • 6.1 Na placa de ensaios ou prot-o-board
    • 6.2 No simulador
    • 6.3 A seguir
  • 7 Programando o Arduino
    • 7.1 Sintaxe básica para a linguagem
    • 7.2 A seguir...
  • 8 Estrutura principal da linguagem
    • 8.1 Experiência nº01 - Acender o LED do pino 13
    • 8.2 Experiência nº02 - Piscar o LED do pino 13
    • 8.3 Experiência nº03 - Piscar um LED externo
    • 8.4 Experiência nº04 - Sequencial com 3 LEDs
    • 8.5 Experiência nº05 - Controlando um LED RGB
    • 8.6 Exercite
    • 8.7 A seguir...
  • 9 As funções para pinos digitais
    • 9.1 Experiência nº06 - Usando um botão
    • 9.2 Exercite
    • 9.3 A seguir...
  • 10 Tipos de dados, variáveis e conversores
    • 10.1 Variáveis
    • 10.2 Experiência nº07 - Usando um display de 7-segmentos
    • 10.3 Experiência nº08 - Mostrando números de 0 a 9 em um display de 7-segmentos
    • 10.4 Conversores de dados
    • 10.5 Exercite
    • 10.6 A seguir...
  • 11 Operadores e estruturas de seleção e repetição
    • 11.1 Operadores de comparação
    • 11.2 Operadores matemáticos
    • 11.3 Operadores lógicos
    • 11.4 Operadores bit-a-bit
    • 11.5 Estruturas de seleção
    • 11.6 Estruturas de repetição
    • 11.7 Experiência nº09 - Os pinos PWM (Pulse-with Modulation)
    • 11.8 Experiência nº10 - Fazendo barulho com um buzzer
    • 11.9 Experiência nº11 - Fazendo barulho com um alto-falante
    • 11.10 Exercite
    • 11.11 A seguir...
  • 12 Funções para pinos analógicos
    • 12.1 Experiência nº12 - Usando um potenciômetro
    • 12.2 Experiência nº13 - Usando um sensor luminosidade
    • 12.3 Exercite
    • 12.4 A seguir...
  • 13 Funções especiais
    • 13.1 Funções de tempo
    • 13.2 Experiência nº14 - Programando um relógio
    • 13.3 Exercite
    • 13.4 A seguir...
  • 14 Funções matemáticas
    • 14.1 Funções para caracteres
    • 14.2 Funções para números aleatórios
    • 14.3 Exercite
    • 14.4 A seguir...
  • 15 Funções para comunicação
    • 15.1 Experiência nº15 - Enviar dados do Arduino para o computador pela comunicação serial
    • 15.2 Experiência nº16 - Receber dados do computador pela conexão serial e controlar um LED
    • 15.3 Experiência nº17 - Controlar 3 LEDs pela serial
    • 15.4 Exercite
    • 15.5 A seguir...
  • 16 Bibliotecas adicionais
    • 16.1 TFT
    • 16.2 Experiência nº18 - Como usar a memória EEPROM
    • 16.3 Experiência nº19 - Acionando um servo motor
    • 16.4 Experiência nº20 - Realizando comunicação serial entre Arduinos
    • 16.5 Exercite
    • 16.6 A seguir...
  • 17 Acionando motores DC
    • 17.1 Experiência nº21 - Acionando um motor DC usando relê
    • 17.2 Experiência nº22 - Acionando um motor DC usando transistor
    • 17.3 Exercite
    • 17.4 Concluindo
  • 18 Apêndice A - Lista de materiais
  • 19 Apêndice B - Exercícios Resolvidos
    • 19.1 Exercício do capítulo 8. Estrutura principal da linguagem
    • 19.2 Exercício do capítulo 9. As funções para pinos digitais
    • 19.3 Exercício do capítulo 10. Tipos de dados, variáveis e conversores
    • 19.4 Exercício do capítulo 11. Operadores e estruturas de seleção e repetição.
    • 19.5 Exercício do capítulo 12. Funções para pinos analógicos
    • 19.6 Exercício do capítulo 13. Funções especiais
    • 19.7 Exercício do capítulo 14. Funções matemáticas
    • 19.8 Exercício do capítulo 15. Funções para comunicação
    • 19.9 Exercício do capítulo 16. Bibliotecas adicionais
    • 19.10 Exercício do capítulo 17. Acionando motores DC

Dados do produto

Número de páginas:
198
ISBN:
978-85-5519-162-6
Data publicação:
02/2016

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