Aprenda a programar com Python Descomplicando o desenvolvimento de software

Leonardo Soares e Silva, Gabriel Fortes

*Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

Sobre este livro

Seja bem-vindo, leitor, seja bem-vinda, leitora. Ao longo deste livro vamos apresentar o incrível universo da programação e esperamos que você aproveite a leitura para explorar o seu lado criativo na criação de programas!

A proposta deste livro é promover o aprendizado de programação utilizando uma abordagem pedagógica, centrada na pessoa que nunca programou (ou que teve pouco contato com a área). Ao longo de nossa experiência enquanto professores, pudemos observar e entender as principais dificuldades dos aprendizes de programação e aqui você poderá aproveitar toda essa dinâmica de estudo que pudemos aprimorar.

Os conceitos de programação apresentados neste livro são fundados no Python 3.10, mas em sua maioria aplicam-se às versões anteriores da versão 3.

Prefácio

Se há poucos anos as competências de programação eram necessárias apenas para quem se queria dedicar à informática, hoje são requisito importante em muitas outras atividades. Para além da capacidade de criar programas utilizando uma dada linguagem de programação, aprender a programar contribui para o desenvolvimento de competências importantes noutros domínios, como as habilidades relacionadas às estratégias de resolução de problemas.

A linguagem Python ganhou muita relevância nos últimos anos na indústria de software, sendo hoje utilizada em projetos de muitos tipos, desde os mais simples até os mais sofisticados, por exemplo, na área da Inteligência Artificial. Ainda assim, comparado a outras linguagens de programação, Python apresenta uma sintaxe mais simples, ou menos complexa, tendo, por isso, sido adotada nas unidades curriculares introdutórias de programação em muitas instituições de ensino superior de todo o mundo.

A aprendizagem introdutória de programação exige uma abordagem muito prática, envolvendo o desenvolvimento de um elevado número de programas de complexidade crescente. É uma tarefa complicada para muitas pessoas, dado que, para além do conhecimento da sintaxe e da semântica da linguagem de programação, é necessário desenvolver estratégias de resolução de problemas adequadas aos desafios que são colocados.

É nesse contexto que materiais pedagógicos de qualidade, que apresentem os conceitos e exemplos de uma forma simples e direta, podem ser um importante suporte à aprendizagem. É esse o caso do presente livro, “Aprenda a programar com Python: Descomplicando o desenvolvimento de software.”, de autoria do Dr. Leonardo Soares e Silva e do Dr. Gabriel Fortes, editado pela Casa do Código. Este livro resulta da experiência dos autores em disciplinas introdutórias de programação, bem como do seu envolvimento em atividades de investigação que buscam formas de suportar eficazmente a aprendizagem dos estudantes. O livro será certamente útil para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento prévio em programação, ou seja, aquelas que estão vivenciando a sua primeira experiência neste domínio.

O livro usa uma linguagem simples e direta, procura estimular estratégias de aprendizagem adequadas à programação, sendo muito apoiada em exemplos do dia a dia da leitora, do leitor, ilustrando como conceitos da programação são utilizados em diversos tipos de programas, como nas redes sociais ou nos jogos. A abordagem utilizada recorre a recursos visuais para fazer analogias ou explicar conceitos da programação que são naturalmente abstratos. O livro conta igualmente com uma grande variedade de exercícios com respostas que vão ajudar você a desenvolver as suas próprias competências de programação. O meu conhecimento dos autores e do próprio livro levam-me a recomendar a sua utilização por todas as pessoas que se pretendam iniciar no mundo fascinante, mas complexo, da programação de computadores.

Dr. António José Mendes, Professor no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra - Portugal.

Sumário

  • Parte 1 - Primeiros passos na programação
  • 1 A importância dos softwares em nosso dia a dia
    • 1.1 A transformação digital em nossas vidas
    • 1.2 Como os programas são criados
    • 1.3 Conhecendo os algoritmos
    • 1.4 Entrada e saída de dados
    • 1.5 Vamos de Python!
    • 1.6 Resumo e mapa mental
  • 2 Resolvendo problemas com a programação
    • 2.1 Etapas para a solução de um problema
    • 2.2 Resumo e mapa mental
  • 3 Armazenando dados em nossos programas
    • 3.1 Os dados em nosso dia a dia
    • 3.2 Estrutura de uma variável
    • 3.3 Resumo e mapa mental
  • 4 Criação de variáveis
    • 4.1 Minha primeira variável
    • 4.2 Modificando o dado
    • 4.3 Recuperando dados
    • 4.4 Variáveis numéricas
    • 4.5 Variáveis que armazenam palavras/textos
    • 4.6 Variáveis do tipo booleanas
    • 4.7 Tipos de dados
    • 4.8 Operações matemáticas
    • 4.9 Armazenamento das variáveis no computador
    • 4.10 Erros mais comuns
    • 4.11 Resumo e mapa mental
  • 5 Erros… eles acontecem e são importantes
    • 5.1 Erros na programação
    • 5.2 Erros de sintaxe
    • 5.3 Erros lógicos
    • 5.4 Resumo e mapa mental
  • 6 Leitura e apresentação de dados
    • 6.1 Por que precisamos de entrada e saída de dados?
    • 6.2 Entrada de dados
    • 6.3 Tipos e conversões de dados
    • 6.4 Saída de dados
    • 6.5 Strings literais formatadas
    • 6.6 Erros mais comuns
    • 6.7 Resumo e mapa mental
  • Parte 2 - Estruturas condicionais e de repetição
  • 7 Controlando o fluxo de execução do código com condições
    • 7.1 As condições em nosso dia a dia
    • 7.2 Sintaxe para criação das condições
    • 7.3 Representando condições na programação
    • 7.4 Comentários na programação
    • 7.5 Operadores relacionais
    • 7.6 Uso do operador else
    • 7.7 Múltiplas comparações em uma condição
    • 7.8 Operador and
    • 7.9 Operador or
    • 7.10 Combinando operadores and e or
    • 7.11 Condições complexas com elif
    • 7.12 Operador de expressão condicional
    • 7.13 Erros mais comuns
    • 7.14 Resumo e mapa mental
  • 8 Repetição de instruções
    • 8.1 Quando utilizar repetições?
    • 8.2 Repetições na programação
    • 8.3 Instrução range
    • 8.4 Repetição com while
    • 8.5 Instruções break e continue
    • 8.6 Repetições aninhadas
    • 8.7 Cláusula else em repetições
    • 8.8 Erros mais comuns
    • 8.9 Resumo e mapa mental
  • Parte 3 - Organizando o código com funções
  • 9 Funções no Python
    • 9.1 Qual problema as funções resolvem
    • 9.2 Sintaxe para execução
    • 9.3 Funções prontas para uso do Python
    • 9.4 Criação de funções
    • 9.5 Retorno de dados
    • 9.6 Escopo e tempo de vida das variáveis
    • 9.7 Funções Lambda
    • 9.8 Erros mais comuns
    • 9.9 Resumo e mapa mental
  • Parte 4 - Estruturas para organização de dados
  • 10 Listas e Tuplas
    • 10.1 Qual problema os contêineres de dados resolvem?
    • 10.2 Tipos de contêineres padrão do Python
    • 10.3 Listas
    • 10.4 Tuplas
    • 10.5 Erros comuns
    • 10.6 Resumo e mapa mental
  • 11 Conjuntos, Dicionários e Matrizes
    • 11.1 Novos formatos de contêineres para representação de dados
    • 11.2 Conjuntos
    • 11.3 Dicionários
    • 11.4 Matrizes
    • 11.5 Erros comuns
    • 11.6 Resumo e mapa mental
  • 12 Tópicos intermediários em programação
    • 12.1 Tópicos avançados em variáveis
    • 12.2 Tópicos avançados em funções
    • 12.3 Tópicos avançados em contêineres
    • 12.4 Tratamento de erros no Python
    • 12.5 Quais os próximos passos?
  • 13 Referências

Dados do produto

Número de páginas:
365
ISBN:
978-85-5519-301-9
Data publicação:
06/2022

Compartilhe!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

*Você terá acesso às futuras atualizações do livro.