App Inventor Seus primeiros aplicativos Android
Nelson Fabbri Gerbelli, Valéria Helena P. GerbelliPrefácio
App Inventor 2 é um programa de computador de código aberto, no qual é possível desenvolver vários aplicativos para o sistema Android. Isso é realizado através de uma linguagem visual, não sendo necessário decorar ou escrever códigos de linguagem de programação. Com um simples arrastar e inserir blocos para a área de programação, o seu aplicativo será montado e desenvolvido.
Neste livro, os autores têm como objetivo proporcionar aos estudantes, educadores e entusiastas por tecnologia o primeiro passo no mundo da programação para dispositivos móveis por meio do App Inventor. Você aprenderá a desenvolver um aplicativo básico com alguns cálculos e outro até com um recurso de localização de GPS. Vamos criar também um tradutor de idiomas que possibilitará o compartilhamento da tradução com seus contatos do WhatsApp, e verá no projeto final como utilizar um aplicativo para se conectar a um banco de dados em MySQL, disponibilizando-o na loja do Google Play Store.
Ao tentarmos desenvolver aplicativos com o Android Studio em nossas aulas, deparamo-nos com a dificuldade de executar o ambiente de desenvolvimento, pois, para começar a trabalhar, isso tornava-se uma tarefa muito árdua, já que consumia boa parte do tempo das aulas. E para testar o que era realizado, também havia um grande tempo de espera, o que desmotivava muito os alunos, dispersando-os e fazendo-os perder o interesse pelo desenvolvimento de aplicativos.
Com a indicação e descoberta do MIT App Inventor 2, encontramos um ambiente ideal para realizar nosso trabalho. Não existe praticamente nada de literatura no Brasil que fale sobre esse ambiente. Com um trabalho árduo de pesquisa e estudos, resolvemos escrever este livro, que é uma ferramenta interessante para aqueles que desejam ensinar e aprender a programar.
O livro poderá ser usado em qualquer nível da educação, da básica até a universitária, pois o aluno poderá desenvolver seu próprio aplicativo para estudo. Ele também auxilia os professores no processo de ensino-aprendizagem.
Pré-requisitos
A utilização das técnicas da lógica de programação não está descartada aqui, como não está descartada em nenhuma outra linguagem de programação. Mas mesmo sem esse conhecimento prévio, o leitor poderá acompanhar a leitura e o desenvolvimento dos aplicativos sugeridos neste livro.
O leitor deverá possuir um pequeno conhecimento da linguagem PHP para um melhor entendimento dos capítulos finais, porém, não é um fator limitante para um bom aprendizado.
O único pré-requisito é o desejo de aprender. Com isso, o leitor já poderá ser um inventor de aplicativos.
Público-alvo
Este livro foi escrito tanto para as pessoas que estão iniciando em programação para celulares e tablets quanto para aquelas que já possuem um conhecimento em programação. O público-alvo deste livro são pessoas de uma faixa etária entre 13 a 24 anos, porém, qualquer um que queira aprender conseguirá se tornar um inventor de aplicativos.
O MIT App Inventor é uma ótima ferramenta de aprendizado. Qualquer pessoa que estiver disposta a ler este livro aprenderá o que é programação e se tornará um inventor de aplicativos.
Ele permite que os recém-chegados à programação de computador criem aplicativos de software para o sistema operacional Android. Ele usa uma interface gráfica que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos desse sistema operacional.
Procuramos não utilizar termos técnicos da informática para tornar a leitura mais acessível e focar no desenvolvimento de aplicativos.
Sumário
- 1 Introdução
- 1.1 Acessando o ambiente de desenvolvimento
- 1.2 Criando o primeiro app
- 1.3 Tour pelo ambiente de desenvolvimento
- 1.4 Inserindo um componente na tela
- 1.5 Resumindo
- 2 Executando o aplicativo
- 2.1 Instalação do aplicativo
- 2.2 Emulando no computador
- 2.3 Resumindo
- 3 Uma simples calculadora
- 3.1 Desenvolvendo o layout do aplicativo
- 3.2 Acessando a área de programação
- 3.3 Programando um botão
- 3.4 Testando o aplicativo
- 3.5 Resumindo
- 4 Etanol ou gasolina?
- 4.1 Tela do aplicativo
- 4.2 Inserindo os blocos de controle
- 4.3 Tomando a decisão
- 4.4 Tela de informação
- 4.5 Testando o aplicativo
- 4.6 Resumindo
- 5 Tradutor online
- 5.1 App Tradutor
- 5.2 Blocos do tradutor
- 5.3 Reconhecimento de voz
- 5.4 Traduzindo o texto
- 5.5 Vocalização da tradução
- 5.6 Selecionando o idioma para a tradução
- 5.7 Compartilhando sua tradução
- 5.8 Testando o aplicativo
- 5.9 Resumindo
- 6 Onde estacionei?
- 6.1 Iniciando o layout do app
- 6.2 Identificando a latitude e a longitude do estacionamento
- 6.3 Armazenando a latitude e a longitude
- 6.4 Exibindo o endereço do estacionamento
- 6.5 Localizando o ponto de partida
- 6.6 Traçando a rota
- 6.7 Testando seu aplicativo
- 6.8 Resumindo
- 7 Configuração do servidor web
- 7.1 Configurando o servidor web local
- 7.2 Localizando o número IP de seu computador
- 7.3 Reconhecendo o servidor pelo emulador
- 7.4 Resumindo
- 8 Criação do banco de dados com o MySQL
- 8.1 O aplicativo
- 8.2 Conhecendo o phpMyAdmin
- 8.3 Definindo o banco de dados do aplicativo
- 8.4 Resumindo
- 9 Layout do app
- 9.1 Definindo os componentes de tela
- 9.2 Arquivo gravar.php
- 9.3 Blocos para a inclusão
- 9.4 A lógica do botão Salvar
- 9.5 Recebendo e verificando os dados de resposta
- 9.6 Emulando para salvar as informações
- 9.7 Resumindo
- 10 Consultando o banco de dados
- 10.1 Adicionando os componentes da consulta
- 10.2 Arquivo listar.php
- 10.3 Criando a lista de corridas
- 10.4 Exibindo a lista de corridas
- 10.5 Exibindo todos os campos da corrida
- 10.6 Emulando a consulta
- 10.7 Resumindo
- 11 Excluindo um registro
- 11.1 Arquivo excluir.php
- 11.2 Botão Excluir
- 11.3 Emulando a exclusão
- 11.4 Resumindo
- 12 Alterando um registro
- 12.1 Finalizando o layout
- 12.2 Arquivo alterar.php
- 12.3 A lógica do botão alterar
- 12.4 Programando a alteração
- 12.5 Emulando a alteração
- 12.6 Conectando com um banco de dados online
- 12.7 Resumindo
- 13 Publicando na Play Store
- 13.1 Criando uma conta de desenvolvedor
- 13.2 Informando os detalhes do app
- 13.3 Versões do app
- 13.4 Classificando o aplicativo
- 13.5 Preços e distribuição
- 14 Conclusão
Dados do produto
- Número de páginas:
- 305
- ISBN:
- 978-85-94188-30-4
- Data publicação:
- 12/2017. Atualizado em 11/2021.