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Introdução e boas práticas em UX Design

Fabricio Teixeira
Capa

Introdução e boas práticas em UX Design

Sobre o livro

 

UX Design – Introdução e boas práticas no Design da Experiência do Usuário é uma coletânea de artigos sobre User Experience Design para quem trabalha com design e desenvolvimento de produtos digitais – seja em portais, agências de publicidade, startups, consultorias ou empresas que de alguma forma estejam envolvidas com criação de software.

Com as interfaces digitais dominando cada vez mais os novos aspectos de nossas rotinas, aumenta também a procura por profissionais especializados em Design da Experiência do Usuário (UX Design) para garantir que esses produtos sejam, acima de tudo, fáceis e agradáveis de usar.

Em um mercado cada vez mais competitivo, diferenciam-se os produtos e empresas que colocam o usuário no centro do processo de Design, envolvendo-os desde as etapas de estratégia e concepção até as etapas de desenvolvimento e testes.

Nos últimos anos, tenho procurado colaborar com a comunidade de designers e desenvolvedores brasileiros através de meu blog (http://arquiteturadeinformacao.com), no qual compartilho artigos, links e reflexões relacionados a UX Design. Ainda assim, muita gente entra em contato comigo procurando saber mais sobre a disciplina, mencionando a dificuldade em encontrar textos em português sobre o assunto. Um dos objetivos deste livro é disseminar informação sobre UX Design por novos canais, de forma didática, simples e centralizada.

Para quem o livro foi escrito

* Desenvolvedores, Gerentes de Projeto e profissionais de outras áreas que têm interesse em conhecer mais sobre User Experience;

* Profissionais de UX iniciantes na área;

* Profissionais que estão pensando em migrar para a área e procuram saber mais sobre as atividades de um UX Designer;

* Profissionais que estão buscando um guia mais direto ao ponto sobre User Experience, com boas e más práticas sobre o assunto.

Para quem o livro não foi escrito

* Para profissionais de UX que trabalham há vários anos na profissão: muitos assuntos cobertos aqui no livro podem acabar sendo muito básicos para quem possui experiência em UX Design;

* Para acadêmicos do campo do Design: o livro trata de temas estritamente práticos e empíricos sobre UX;

* Para pessoas totalmente leigas em design digital e tecnologia: alguns termos usados no livro (como “HTML”, “escopo” ou “usabilidade”) pressupõem que o leitor esteja familiarizado com este universo.

O que você encontra neste livro

* Um panorama sobre o que é User Experience Design e os caminhos para quem deseja se aprofundar no assunto;

* Principais métodos e processos de UX, explicados de forma simplificada para não praticantes;

* Inspiração por meio de exemplos e boas práticas de interface, arquitetura de informação, usabilidade e design de interação;

* Artigos opinativos sobre dilemas comuns da rotina do profissional de UX.

O que você não encontra neste livro

* Fórmulas mágicas para resolver problemas de usabilidade. User Experience, assim como outros braços do Design, é uma disciplina bastante inexata;

* Respostas. Se você está aqui procurando saber se menus horizontais funcionam melhor do que os menus verticais na hora de desenhar um site, talvez uma busca no Google seja mais recomendada;

* Tudo sobre UX Design. Apesar de ter ganhado notoriedade nos últimos anos, a disciplina já existe há mais de uma década – e seria impossível resumir tudo o que se sabe sobre o assunto em um único livro.

E depois que você terminar de ler o livro?

A ideia do livro é dar uma visão geral sobre UX Design para que você mesmo consiga julgar o quanto se interessa pelo tema. Você vai notar que, no decorrer dos capítulos, existem algumas “pontas abertas” sobre determinados assuntos, com um link para você se aprofundar neles.

É quase como se o livro não terminasse. Você começa a jornada aqui, e depois eu o acompanho até um link onde você continua aprendendo. Trabalho com Experência do Usuário há vários anos e nunca parei de aprender, desde o primeiro dia de trabalho até hoje, enquanto escrevo este livro. O campo de Design e Tecnologia está em constante mutação, o que exige que seus profissionais estejam sempre evoluindo e aprendendo.

Espero que goste da jornada.

Sumário

Parte 1 - Definições e métodos

  • 1 - O que é User Experience
    • 1.1 - As disciplinas de UX
    • 1.2 - O que faz um UX designer
    • 1.3 - Qualquer um pode ser UX designer
    • 1.4 - As diferentes faces do UX designer
    • 1.5 - O que UX Design não é
    • 1.6 - Desenvolvedores também são UX designers
  • 2 - Métodos e entregáveis de UX
    • 2.1 - Definição da estratégia
    • 2.2 - Geração de ideias
    • 2.3 - Planejamento do produto
    • 2.4 - Pesquisa e validação
    • 2.5 - Desenho de interfaces
  • 3 - Wireframes, protótipos e rabiscoframes
    • 3.1 - Como nascem os wireframes
    • 3.2 - Como interpretar um wireframe
    • 3.3 - As vantagens de usar wireframes no processo
    • 3.4 - Alternativas aos wireframes
    • 3.5 - As vantagens dos protótipos
    • 3.6 - Como decidir entre protótipos e wireframes
    • 3.7 - Comunicando ideias com rabiscoframes
    • 3.8 - Boas práticas para rabiscar

Parte 2 - Boas práticas de UX

  • 4 - A boa e velha usabilidade
    • 4.1 - Simplicidade não é simples
    • 4.2 - Ofereça informações em pequenas doses
    • 4.3 - Crie hierarquia na página
    • 4.4 - Diga ao usuário o que fazer a seguir
    • 4.5 - Dê feedback sobre o estado do sistema
    • 4.6 - Evite erros antes que aconteçam
    • 4.7 - Simplifique formulários
  • 5 - A beleza dos pequenos detalhes
    • 5.1 - Evite elementos em excesso
    • 5.2 - Revele informações progressivamente
    • 5.3 - Seja cuidadoso com o tempo do usuário
    • 5.4 - Crie experiências personalizadas
    • 5.5 - Adivinhe a intenção do usuário
    • 5.6 - Faça o trabalho pesado
    • 5.7 - Seja honesto com seus pedidos
    • 5.8 - Expresse a personalidade da sua marca
  • 6 - A importância dos microtextos
    • 6.1 - O valor funcional dos microtextos
    • 6.2 - O valor emocional dos microtextos
    • 6.3 - Comunique benefícios, não funcionalidades
    • 6.4 - Fale a linguagem dos seus usuários
    • 6.5 - Mantenha os textos curtos
  • 7 - Construindo uma biblioteca de padrões
    • 7.1 - As vantagens em ter uma biblioteca
    • 7.2 - A biblioteca como entregável final do projeto
    • 7.3 - Mais padronização não significa menos criatividade
  • 8 - Testando com usuários
    • 8.1 - Saia da sua mesa com mais frequência
    • 8.2 - Testes de usabilidade
    • 8.3 - Desculpas comuns para não testar com usuários
    • 8.4 - Incorporando pesquisa com usuários em seu projeto
    • 8.5 - Os números não mentem
    • 8.6 - Testes A/B

Parte 3 - As armadilhas de UX

  • 9 - Os pecados de usabilidade
    • 9.1 - Como prevenir erros de usabilidade
    • 9.2 - Opções demais, opções de menos
    • 9.3 - Os gatilhos invisíveis
  • 10 - Negligenciando a performance das páginas
    • 10.1 - O impacto da performance das páginas
    • 10.2 - Uma batalha de muitas frentes
    • 10.3 - Otimizando a performance
  • 11 - Produtos que ninguém usa
    • 11.1 - Começando pelo usuário
    • 11.2 - Escolhendo uma tecnologia
    • 11.3 - Definindo a proposição de valor do produto
  • 12 - Priorizando funcionalidades
    • 12.1 - O eterno problema do escopo e do prazo
    • 12.2 - A estratégia dos cupcakes
    • 12.3 - Priorizando as features de um produto
    • 12.4 - Um produto nunca está pronto

Parte 4 - Checklist de UX

  • 13 - Checklist de UX
    • 13.1 - Simples
    • 13.2 - Acionável
    • 13.3 - Inteligente
    • 13.4 - Agradável
    • 13.5 - Relevante

Parte 5 - Conclusões e próximos passos

  • 14 - UX no mundo dos negócios
    • 14.1 - Design = Dinheiro
    • 14.2 - Convencendo o time a investir em UX
  • 15 - Como começar em UX Design
    • 15.1 - O mercado de UX no Brasil
    • 15.2 - Onde trabalhar
    • 15.3 - Como conseguir um emprego na área
    • 15.4 - Como se conectar com profissionais de UX
    • 15.5 - Como se manter atualizado
    • 15.6 - Como aprender a usar as ferramentas
    • 15.7 - Mas por que trabalhar com UX?
  • 16 - O futuro da experiência do usuário
    • 17 - Bibliografia

      Dados do produto

      Número de páginas:
      263
      ISBN:
      978-85-66250-48-0
      Data publicação:
      06/2014

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