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Jogos 2D com Stencyl Crie jogos completos sem códigos de programação

Sérgio Campelo

*Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

Apresentação

Stencyl é um software para o desenvolvimento de games 2D utilizado tanto por profissionais como amadores. O método utilizado para a criação dos jogos é o drag-and-drop, arrastar e soltar, ou seja, as linhas de códigos de programação foram substituídas por pequenos blocos coloridos para a montagem das instruções, facilitando sua utilização. A interface amigável e a diferenciação das categorias de instruções por cores auxiliam na compreensão e no desenvolvimento das tarefas.

Personagens, cenários e níveis do jogo são importados e utilizados no jogo dessa forma, sem a necessidade sequer de utilização de uma linha de código de programação. Sendo assim, o Stencyl proporciona o desenvolvimento de um jogo completo na estética 2D, permitindo o acesso a um público maior que quer desenvolver seus próprios projetos. Diversos tipos de jogos no mercado possuem essa estética, tanto apenas para entretenimento como os chamados *Serious Games*, cuja proposta vai além do entretenimento, ou seja, jogos que se propõem a mudar comportamentos, seja contribuir para motivar o jogador a realizar uma certa atividade, como praticar esportes, ou motivá-lo para uma causa mais humanitária, como doar sangue ou conservar o planeta.

O livro está dividido basicamente em 5 etapas:

1. Na primeira, você conhecerá a interface do software e como funciona a utilização dos blocos de instrução;

2. Em seguida, será apresentado como incluir uma cena, ou seja, como iniciar a realização do primeiro nível do jogo, a inclusão de personagens e objetos para compor o cenário;

3. Após a elaboração da primeira cena, são apresentadas as primeiras instruções: movimentação do personagem, suas colisões com outros elementos e contagem regressiva. Essa etapa é bastante importante pois você já percebe a jogabilidade funcionando e vê que é possível desenvolver um jogo sem a necessidade de programação;

4. Nessa etapa do livro você já compreendeu como funciona o método de desenvolvimento do Stencyl. Então, algumas instruções mais elaboradas são apresentadas, como criação de outros níveis, chances de vida para o personagem e finalização e reinicialização do jogo;

5. A etapa final do livro é o desenvolvimento das telas inicias e finais, a inclusão dos efeitos de som e trilha sonora e informações como divulgar o jogo nas plataformas de distribuição.

Todo o processo de desenvolvimento do livro foi realizado de maneira descomplicada com uma didática que facilite a compreensão dos recursos utilizados no software. O Stencyl abre possibilidades para que você consiga desenvolver e finalizar seu jogo, capacitando-o para, no futuro, utilizar-se dessa ferramenta na produção de seus projetos para, também, atuar no mercado de trabalho. E sem a necessidade de linguagens de programação complexas, bastando como base principal o conhecimento teórico e conceitual que é fundamental para que se realize um bom projeto de jogo.

As principais características do Stencyl são:

1. Rápido desenvolvimento do protótipo do jogo

Com poucos e simples recursos, você conseguirá desenvolver a jogabilidade inicial do seu jogo, como criação de cenas (níveis) e movimentação do personagem.

2. Jogos desenvolvidos sem a necessidade de linhas de código de programação

O Stencyl é o software ideal para aqueles que não possuem conhecimento de códigos de programação. As linhas de código são substituídas por blocos de instrução coloridos.

3. Interface intuitiva

Desenvolver jogos com Stencyl é muito simples. Sua convidativa interface intuitiva facilita ao usuário encontrar os recursos necessários para a criação do jogo.

O Stencyl pode ser instalado nos sistemas operacionais Microsoft Windows, Mac OS e Linux. Os dispositivos e sistemas operacionais onde os jogos podem rodar são:

- iOS (iPod, iPhone e iPad)

- Android (Smartphones e tablets)

- Navegadores com suporte a HTML5

- Desktops Microsoft Windows XP em diante

- Desktops Linux

- Desktops Mac OS X em diante

Para a prática do software, você pode utilizar a versão gratuita. No entanto, existem algumas limitações:

- Os jogos só podem ser publicados em Flash e HTML5.

- Telas personalizadas de carregamento do jogo não podem ser implementadas.

- Jogos podem ser criados e desenvolvidos para App Store, mas não publicados.

- Inserção de marca-d'água em algumas plataformas de publicação.

Para a atualização das informações acima, acesse a página do Stencyl em: http://www.stencyl.com.

Como instalar o Stencyl

1. Acesse o site do Stencyl;

2. Procure a opção Download;

3. Após o clique, selecione o sistema operacional e clique novamente em Download;

4. Acesse a pasta onde o arquivo de instalação foi baixado e dê um clique duplo sobre ele. Siga as orientações de instalação até sua conclusão.

Sumário

  • 1 Primeiros passos
    • 1.1 Conhecendo a interface do Stencyl
    • 1.2 Criando seu primeiro jogo
    • 1.3 Criando uma primeira cena (nível) para o jogo
    • 1.4 StencylForge
    • 1.5 Tiles
  • 2 Utilizando behaviors no jogo
    • 2.1 Inserindo e configurando behaviors
    • 2.2 Inserindo o efeito de gravidade na cena
    • 2.3 Behavior para o actor não sair de cena
    • 2.4 Reconfigurando a cena do jogo
    • 2.5 Ajustes gerais para os actors
    • 2.6 Rolando a tela
  • 3 Trabalhando com colisões
    • 3.1 Editando os shapes de colisões
    • 3.2 Utilizando shapes de colisão para os tiles
    • 3.3 Criando um grupo de colisão
    • 3.4 Utilizando e configurando sensores de colisão
  • 4 Criando behaviors
    • 4.1 Desenvolvendo uma instrução de colisão
    • 4.2 Criando um evento de colisão entre herói e inimigo
    • 4.3 Inserindo novos actors na cena
    • 4.4 Ajustando os actors ao deslocamento da câmera
    • 4.5 Inserindo actors em coordenadas aleatórias
    • 4.6 Eliminando as estátuas da cena
  • 5 Cronometrando o tempo no jogo
    • 5.1 Desenvolvendo uma instrução de tempo
    • 5.2 Formatando textos no Stencyl
    • 5.3 Inserindo uma barra para a contagem regressiva
    • 5.4 Eliminando um actor quando a contagem terminar
  • 6 Animações e efeitos visuais
    • 6.1 Importando imagens para uma animação
    • 6.2 Substituindo animações
    • 6.3 Engatilhando eventos personalizados
    • 6.4 Efeitos visuais de animação
  • 7 Vidas e Game Over
    • 7.1 Reiniciando a cena
    • 7.2 Criando mais chances ao actor
    • 7.3 Game Over
    • 7.4 Calculando os itens colecionáveis
  • 8 Criando mais níveis
    • 8.1 Configurando o background
    • 8.2 Adicionando mais níveis ao jogo
    • 8.3 Avançando entre os níveis
  • 9 Finalizando o jogo
    • 9.1 Funções de botões aos actors
    • 9.2 Efeitos de som e trilha sonora
  • 10 Testando e publicando o jogo
    • 10.1 Inserindo ícone no jogo
    • 10.2 Configurando tela e Splash Screens
    • 10.3 Testando o jogo
    • 10.4 Publicando o jogo
    • 10.5 Conclusão

Dados do produto

Número de páginas:
161
ISBN:
978-85-7254-045-2
Data publicação:
01/2020

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*Você terá acesso às futuras atualizações do livro.