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SEO Prático Seu site na primeira página das buscas

Adriano Almeida
Capa

SEO Prático: Seu site na primeira página das buscas

Prefácio

Quando comecei a estudar SEO, as meta tags, inclusive a extinta keywords, eram suficientes para fazer com que as páginas de um site ficassem bem posicionadas nas SERPs (Search Engine Results Pages). Naquela época, os algoritmos de buscas do Google e dos outros buscadores não eram tão complicados, os links conseguidos de "farm links" eram uma benção, pois também te colocavam na primeira posição em muito pouco tempo. Era muito fácil! Por conta dessa facilidade, mergulhei de cabeça na área. Lia tudo que encontrava em blogs, seguia as pessoas de SEO no Twitter, comprei livros. No entanto, as empresas ainda não confiavam no retorno do serviço, pois infelizmente não se tem garantias no SEO, não tem como prometer para o cliente que sua página vai ficar em primeiro com algumas alterações no site.

Mas o tempo passou e esse cenário mudou e muito. Ainda bem! As empresas estão preocupadas com sua posição nos sites de buscas, elas querem que sua marca, produto ou serviço sejam vistos e acessados por essa grande parcela de internautas - pelo menos 92% das pessoas que usam a internet fazem pesquisas antes de comprar alguma coisa na internet.

No entanto, hoje em dia temos vários desafios, a começar pela concorrência e as mudanças dos algoritmos de busca. O Google mesmo tem de 500 a 600 pequenas alterações no seu algortmo por mês, porém as que mais preocupam os SEOs são as de bichos como Panda e Penguin. Dessas mais importantes atualizações, só no ano de 2014, foram divulgadas 15. Já perdi meses de trabalho por causa de uma dessas atualizações e não foi por punição, mas em como o Google decidiu beneficiar o máximo possível seus usuários em relação ao que eles buscam.

Mesmo assim, não desanimei. A área de SEO é fantástica e é incrível como a cada dia você se depara com situações e resultados de ações e estratégias que você aplicou. Isso é satisfatório. Ver no final que você bateu 30% além das metas estipuladas, que conseguiu vender 300% a mais que no ano anterior por conta dos acessos orgânicos. E o melhor, não é pago! Você não paga para aparecer nos resultados orgânicos, logo seu lucro pode ser maior do que se investir em resultados pagos, já que você tem que pagar por esses acessos.

O melhor e o que facilita ainda mais, é que hoje em dia temos acessos a informações que, quando eu comecei, não eram tão simples de encontrar! Os bons livros disponíveis eram em inglês, o Google não divulgava muito suas atualizações, tinha-se poucos blogs sobre o assunto e, dos livros em português, o material não era tão bom. Diferente desse livro, que apresenta uma ótima didática e é um ótimo ponto de partida para você que se interessou por SEO. Use esse livro como checklist e aprofunde-se mais ainda nos assuntos. Faça como eu fiz, pesquise, siga as pessoas certas nas redes sociais, leia os blogs e leia esse livro de cabo a rabo!

SEO é influenciado por tudo que é feito no site, desde o design até a infra estrutura e também influenciado por todos que trabalham nele. Aproveite esse novo conhecimento para catequisar seus colegas no assunto e seja um especialista na área. No mercado, é uma área pouco explorada e bons profissionais ainda são raridades.

Então, boa sorte na sua nova jornada! Espero que, como eu, você consiga se destacar. Comecei como uma analista de SEO em uma agência em BH, hoje trabalho para o terceiro maior e-commerce do mundo como especialista de SEO. Espero esbarrar com você algum dia nesse mundo de resultados orgânicos, mudanças e desafios contínuos. Aposto que você não vai se arrepender.

O que está esperando para começar?!

Cléo (@cleomorgause) - Especialista de SEO no Walmart.com

Sobre o autor

Adriano Almeida é CEO da Editora Casa do Código desde 2012, antes disso foi desenvolvedor web, trabalhando em diversos sites e sistemas em diferentes linguagens e frameworks, como Java, PHP, Ruby on Rails etc. Durante toda a carreira (que começou em 2002), sempre se interessou por como os buscadores funcionam e ficava encantado a cada novidade que aparecia nesse sentido.

Trabalhou no projeto de SEO de diversos sites, incluindo o da Caelum (http://www.caelum.com.br), GUJ (http://www.guj.com.br) e o da própria Casa do Código (http://www.casadocodigo.com.br), tendo em todas elas conseguido rankear em primeiro lugar para diversas palavras-chaves cruciais para os negócios. Trabalhou também na implantação do projeto do portal da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, incluindo seu trabalho de SEO.

Além disso, é coautor do livro de Lógica de Programação, também lançado pela Casa do Código, com o intuito de ensinar as pessoas a programarem e começarem a dar os primeiros passos nesse vasto universo.

Sobre o livro

Escrever sobre SEO não é tarefa fácil. As possibilidades são imensas, as novidades constantes e muitas coisas não podem ser afirmadas com precisão. Tudo depende. Esse é o mundo das otimizações para as engines de busca e é ele que você vai aprender a domar nas próximas páginas.

Eu preparei esse livro de forma que ele seja extremamente prático e que logo nos primeiros capítulos você tenha conhecimento suficiente para saber como esse universo funciona, entender sua importância e já sair aplicando os conceitos aprendidos em suas próprias páginas.

Para isso, eu dividi o livro em algumas partes. Logo no começo, precisamos definir uma base inicial de conhecimento. Temos que saber como as buscas funcionam, o que é levado em consideração e o que não é quando uma pessoa procura por determinado assunto.

A partir desse conhecimento, estamos preparados para começar um projeto de SEO. Vamos estudar o processo de Keyword Research para um site culinário. Vamos desenvolver esse estudo, desde a etapa zero até colocarmos no ar um site para ajudar pessoas a cozinharem e também para vender um serviço de "chef em domicílio". Passaremos pelos desafios tradicionais de qualquer projeto de SEO. Identificaremos palavras-chaves importantes para nós, faremos uma análise competitiva e vamos colocar uma primeira versão do nosso site no ar.

Aqui você vai aprender a configurar as principais ferramentas que vão auxiliá-lo no trabalho de SEO: Google Analytics, Webmaster Tools do Google e do Bing.

Passada essa etapa, vamos partir para melhorias pontuais. Vamos ver como fazer as otimizações on-page. Passaremos por um longo checklist de otimizações que você vai poder implementar em suas páginas com um pouco de conhecimento de HTML. Aliás, esse checklist foi pensado de uma maneira que você possa adotá-lo em todos os projetos que fizer.

Vamos fazer também otimizações off-page, que são maneiras saudáveis de promover seu site, tornando-o relevante dentro de um determinado assunto. Nesse universo, está englobado também o famigerado link building, mas você verá que não é só isso. Existe muito mais que pode ser feito e o faremos.

De quebra, vamos ver também diversas otimizações técnicas que podem influenciar no rankeamento dos seus sites. Velocidade de carregamento, configuração adequada do robots.txt, redirecionamentos e muito mais.

Mas, antes de tudo isso, precisamos do básico. Você precisa saber por que as buscas na internet são tão importantes e como elas funcionam. Dica: não é uma simples pesquisa num banco de dados :).

Preparado para começar? Então vamos lá!

Sobre Search Engine Optimization

Eu sou fascinado por tecnologia, por desenvolvimento de software e também por marketing digital. Adoro ver a correlação de todas essas áreas e a sinergia que há entre elas. O mundo de desenvolvimento está fortemente atrelado à evolução tecnológica. Hoje em dia, falamos muito de desenvolvimento para celulares, com sites responsivos, aplicativos e cada vez mais os desenvolvedores precisam se reinventar e evoluir.

O mesmo acontece no mundo do Marketing Digital. Sua relação com a tecnologia é íntima, como o próprio nome indica através do termo "Digital". Hoje vivemos uma época em que é possível fazer marketing no Google, no Facebook e no site que você quiser, em aplicativos mobile.

Mas nisso tudo, eu acho o SEO ─ Search Engine Optimization especial. Ele leva essa multidisciplinaridade além. Somado à relação com tecnologia e desenvolvimento, ele traz à tona também uma forte ligação com o conteúdo, podendo incorporar nesse mundo, onde já habitam os marketeiros e os tecnólogos, os jornalistas e os designers.

Esse batalhão trabalhando junto para fazer com que um site seja bem rankeado, converta bem e traga resultados positivos para um negócio é motivador e prova que SEO não é simples. Mas precisa ser prático. Juntar todas essas diferentes habilidades, pessoas e papéis para fazer algo bom para o negócio é o papel do profissional de SEO. Não parece nada fácil, não é?

Sumário

  • 1 - A internet gira em torno dos buscadores
    • 1.1 - Por que eu deveria me preocupar em aparecer no resultado das buscas?
    • 1.2 - Só aparecer nas buscas não é suficiente. É preciso aparecer de verdade
    • 1.3 - E o que eu posso fazer?
  • 2 - Uma busca não é uma simples busca
    • 2.1 - Saiba o que fazem os spiders
    • 2.2 - Mas esse Google é um gênio!
    • 2.3 - Entenda o PageRank
    • 2.4 - E onde entra o SEO nessa história e o Panda, Penguin e Hummingbird?
  • 3 - Então você quer ter um site?
    • 4 - Faça o keyword research
      • 4.1 - Saiba como funcionam as palavras-chaves e os termos de busca
      • 4.2 - Entenda a cabeça do usuário
      • 4.3 - Busque pelos termos que você quer rankear
      • 4.4 - Explore a cauda longa
      • 4.5 - Começando a pesquisa das palavras-chaves
      • 4.6 - Relacionando as palavras-chaves relevantes
      • 4.7 - O impacto do nome do negócio e do domínio no SEO
      • 4.8 - O fator do código do país no domínio
      • 4.9 - E agora que tenho as palavras chave mapeadas e domínio registrado, o que faço?
    • 5 - As ferramentas básicas para o SEO
      • 5.1 - Entendendo e configurando o Google Analytics
      • 5.2 - Os relatórios do Analytics para SEO
      • 5.3 - Configurando o Webmaster Tools
      • 5.4 - Relatórios para SEO no Webmaster Tools e no Analytics
      • 5.5 - Mas como melhoro meus resultados?
    • 6 - Trabalhe corretamente o HTML do seu site
      • 6.1 - Mostre o que é importante no seu site com h1, h2 e h3
      • 6.2 - Use a tag title para identificar o título da sua página
      • 6.3 - Mais informações com as meta tags
      • 6.4 - Otimize suas imagens
      • 6.5 - Mas é só isso?
    • 7 - Design, estrutura e organização do site
      • 7.1 - A regra dos 3 cliques
      • 7.2 - Trabalhando com URLs
      • 7.3 - Organização e estrutura do seu site
      • 7.4 - O peso de se ter um site mobile
      • 7.5 - O código da minha página, o meu layout e agora as páginas de buscas?
    • 8 - Enriquecendo seus resultados com microformatos e localização
      • 8.1 - Entenda os microformatos
      • 8.2 - Breadcrumbs para organização
      • 8.3 - Mais possibilidades você tem de microformatos
      • 8.4 - Entendendo os sitelinks
      • 8.5 - As otimizações onpage não são tudo...
    • 9 - Faça o link building adequadamente
      • 9.1 - Linkando e sendo linkado corretamente
      • 9.2 - Onde posiciono meus links?
      • 9.3 - Trabalhando com nofollow
      • 9.4 - Links de novos domínios e a idade
      • 9.5 - Lidando com links internos
      • 9.6 - Qual a importância do Facebook e Twitter?
      • 9.7 - Mas como consigo os links?
    • 10 - Estratégias para conseguir mais links naturalmente
      • 10.1 - Marketing de conteúdo: a criação de conteúdo de qualidade
      • 10.2 - Guest blogging: como aparecer em outros canais
      • 10.3 - Comentários em artigos: dê o seu pitaco
      • 10.4 - Fórum marketing: apareça para a comunidade
      • 10.5 - Troca de links, parcerias e promoções
      • 10.6 - Press releases para divulgar seu site
      • 10.7 - Divulgar, divulgar, divulgar...
    • 11 - Detalhes técnicos de SEO
      • 11.1 - Faça redirecionamentos e evite links quebrados
      • 11.2 - Evite URLs duplicadas com o Canonical
      • 11.3 - Lidando com conteúdo paginado
      • 11.4 - Faça um site mobile friendly
      • 11.5 - Configure seu robots.txt e o sitemaps.xml
      • 11.6 - Seu site tem que abrir rápido!
      • 11.7 - Melhoria contínua...
    • 12 - Ferramentas úteis e SEO para WordPress
      • 12.1 - Webmaster Tools e Google Analytics
      • 12.2 - SEMRush
      • 12.3 - Open Site Explorer
      • 12.4 - SEOQuake
      • 12.5 - keywordtool.io
      • 12.6 - robots.txt Generator
      • 12.7 - SEO no WordPress: use o Yoast plugin
      • 12.8 - Existe muito mais...
    • 13 - E tudo para por aí?

      Dados do produto

      Número de páginas:
      165
      ISBN:
      978-85-5519-034-6
      Data publicação:
      03/2015

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