Use o código e tenha 10% de desconto!

Scrum 360 Um guia completo e prático de agilidade

Jorge Audy

Prefácio

 

Desde 2011, venho compartilhando na web princípios e métodos ágeis. Neste guia, apresentarei uma visão prática sobre Agile e Scrum, a partir da seleção dentre mais de 300 posts publicados sobre agilidade e cotidiano em http://jorgekotickaudy.wordpress.com, e em minha coluna no site de conteúdo http://www.baguete.com.br.

A estrutura e a organização deste guia reforçam a ideia de que 75% do entendimento e sucesso na adoção de qualquer framework recaem sobre pessoas e autoconhecimento, o quanto elas entenderam e praticam de fato ou quanto é meramente operacional ou marqueteira. Ao iniciar um projeto, workshop, evento ou mais um dia de trabalho, é fundamental que saibamos por que estamos ali, qual a expectativa de valor. 

Este livro compartilha 25 anos de mercado, quatro deles em metodologias ágeis. O objetivo deste livro é mostrar a prática e os princípios por trás de um time Scrum, conceitos vitais para o entendimento e sucesso de todo e qualquer time ágil. 

Para fazer certo, temos de entender os porquês. A cobertura do framework é de 360°: teoria, princípios, métodos, técnicas, pessoas, antes e depois, com lições aprendidas, sem meias palavras, característica recorrente no blog e no baguete. A teoria todos sabem, o difícil é o que não está escrito: aqui mostro tudo aquilo que não está no Scrum Guide.

 

Sumário

  • 1 Modelo mental
    • 1.1 Escotismo
    • 1.2 Muros e feudos
    • 1.3 Desarmando rótulos e paixões
    • 1.4 Sociedade industrial ou do conhecimento
    • 1.5 Autoconhecimento
    • 1.6 Não mudo nada porque não posso mudar tudo
    • 1.7 Felicidade
    • 1.8 Individualismo ou coletivo
    • 1.9 Confiança e melhoria são como uma poupança
    • 1.10 Mudança de hábito
    • 1.11 Morte às baias e aos gaveteiros
    • 1.12 Equilíbrio
  • 2 Sobre os ombros de gigantes
    • 2.1 Lei Yerkes-Dodson (1805)
    • 2.2 Ciclo de Deming (1950)
    • 2.3 Pareto e Juran (1951)
    • 2.4 Teoria da dissonância cognitiva (1957)
    • 2.5 Teoria da contingência (1958)
    • 2.6 Curva de Tuckman (1965)
    • 2.7 Teoria da agência (1972)
    • 2.8 Teoria institucional (1977)
    • 2.9 Teoria das restrições (1984)
    • 2.10 Matriz Cynefin (1999)
    • 2.11 Gamification (2002)
  • 3 Princípios ágeis
    • 3.1 Por que o método se chama "Ágil"?
    • 3.2 Granuralidade ágil
    • 3.3 Manifesto ágil
    • 3.4 Princípios ágeis
    • 3.5 Algumas pessoas olham para o lado errado
    • 3.6 Gestão do tempo
    • 3.7 Estratégias de adoção
    • 3.8 Pacto de equipe
  • 4 Introdução ao método
    • 4.1 Scrum
    • 4.2 Os três pilares do Scrum
    • 4.3 Overview do método Scrum
    • 4.4 Product Owner
    • 4.5 Scrum master
    • 4.6 Equipe de desenvolvimento
    • 4.7 Fases do Scrum: Discovery x Delivery
  • 5 Discovery
    • 5.1 Visão
    • 5.2 User Story
    • 5.3 Critérios de aceitação
    • 5.4 Reuniões de elicitação
    • 5.5 Mínimo Produto Viável (MVP)
    • 5.6 User Story Mapping
    • 5.7 Product Backlog e Sprint Backlog
  • 6 Delivery
    • 6.1 Sprint Planning
    • 6.2 Planning poker
    • 6.3 TDD – Test Driven Development
    • 6.4 Scrum board (quadro de tarefas)
    • 6.5 Tarefas
    • 6.6 Daily
    • 6.7 Burndown
    • 6.8 Artefatos adicionais
  • 7 Melhoria contínua
    • 7.1 Review
    • 7.2 Entrega de pacotes
    • 7.3 Retrospectiva
    • 7.4 Melhoria contínua em TI é com Dojos
    • 7.5 Resumo de 4 dicas em cada momento
  • 8 Gestão e liderança
    • 8.1 Esferas de atuação
    • 8.2 Gestão e liderança ágil
    • 8.3 Agile é uma revolução permanente
    • 8.4 Evite ser ágil só enquanto tudo dá certo
    • 8.5 Ensaio sobre estimativas
    • 8.6 Sem confiança, não existe agilidade
    • 8.7 Contratos ágeis
  • 9 Outros métodos
    • 9.1 XP – eXtreme Programming
    • 9.2 Lean Software Development
    • 9.3 Kanban
    • 9.4 BDD – Behavior Driven Development
    • 9.5 DDD – Domain Driven Design
    • 9.6 PMBOK
    • 9.7 Engenharia de software
  • 10 Ecossistema
    • 10.1 Execução!
    • 10.2 PDCL ágil
    • 10.3 Estratégia para inovação
    • 10.4 Manifesto ágil ajustado para outras áreas
    • 10.5 Um PDCL no financeiro
    • 10.6 Rainforest
  • 11 Gestão do conhecimento
    • 11.1 Gestão do conhecimento
    • 11.2 Conceito de Ba
    • 11.3 Comunidades de prática
    • 11.4 Agile subway maps e dashboards
    • 11.5 Tipos de eventos
    • 11.6 Hackatona PDCL
    • 11.7 Colaboração é a menor distância
    • 11.8 Eventos, confrarias e voluntariado
    • 11.9 Acho que aprendi algo novo, e agora?

Dados do produto

Número de páginas:
189
ISBN:
978-85-5519-022-3
Data publicação:
05/2015

Compartilhe!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter