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Scrum 360 Um guia completo e prático de agilidade

Jorge Audy
Capa

Scrum 360: Um guia completo e prático de agilidade

Sumário

  • 1 - Modelo mental
    • 1.1 - Escotismo
    • 1.2 - Muros e feudos
    • 1.3 - Desarmando rótulos e paixões
    • 1.4 - Sociedade industrial ou do conhecimento
    • 1.5 - Autoconhecimento
    • 1.6 - Não mudo nada porque não posso mudar tudo
    • 1.7 - Felicidade
    • 1.8 - Individualismo ou coletivo
    • 1.9 - Confiança e melhoria são como uma poupança
    • 1.10 - Mudança de hábito
    • 1.11 - Morte às baias e aos gaveteiros
    • 1.12 - Equilíbrio
  • 2 - Sobre os ombros de gigantes
    • 2.1 - Lei Yerkes-Dodson (1805)
    • 2.2 - Ciclo de Deming (1950)
    • 2.3 - Pareto e Juran (1951)
    • 2.4 - Teoria da dissonância cognitiva (1957)
    • 2.5 - Teoria da contingência (1958)
    • 2.6 - Curva de Tuckman (1965)
    • 2.7 - Teoria da agência (1972)
    • 2.8 - Teoria institucional (1977)
    • 2.9 - Teoria das restrições (1984)
    • 2.10 - Matriz Cynefin (1999)
    • 2.11 - Gamification (2002)
  • 3 - Princípios ágeis
    • 3.1 - Por que o método se chama "Ágil"?
    • 3.2 - Glanuralidade ágil
    • 3.3 - Manifesto Ágil
    • 3.4 - Princípios ágeis
    • 3.5 - Algumas pessoas olham para o lado errado
    • 3.6 - Gestão do tempo
    • 3.7 - Estratégias de adoção
    • 3.8 - Pacto de equipe
  • 4 - Introdução ao método
    • 4.1 - Scrum
    • 4.2 - Os três pilares do Scrum
    • 4.3 - Overview do método Scrum
    • 4.4 - Product Owner
    • 4.5 - Scrum master
    • 4.6 - Equipe de desenvolvimento
    • 4.7 - Fases do Scrum: Discovery x Delivery
  • 5 - Discovery
    • 5.1 - Visão
    • 5.2 - User Story
    • 5.3 - Critérios de aceitação
    • 5.4 - Reuniões de elicitação
    • 5.5 - Mínimo Produto Viável (MVP)
    • 5.6 - User Story Mapping
    • 5.7 - Product Backlog e Sprint Backlog
  • 6 - Delivery
    • 6.1 - Sprint Planning
    • 6.2 - Planning Poker
    • 6.3 - TDD: Test Driven Development
    • 6.4 - Scrum board (quadro de tarefas)
    • 6.5 - Tarefas
    • 6.6 - Daily
    • 6.7 - Burndown
    • 6.8 - Artefatos adicionais
  • 7 - Melhoria contínua
    • 7.1 - Review
    • 7.2 - Entrega de pacotes
    • 7.3 - Retrospectiva
    • 7.4 - Melhoria contínua em TI é com Dojos
    • 7.5 - Resumo de 4 dicas em cada momento
  • 8 - Gestão e liderança
    • 8.1 - Esferas de atuação
    • 8.2 - Gestão e liderança ágil
    • 8.3 - Agile é uma revolução permanente
    • 8.4 - Evite ser ágil só enquanto tudo dá certo
    • 8.5 - Ensaio sobre estimativas
    • 8.6 - Sem confiança não existe agilidade
    • 8.7 - Contratos ágeis
  • 9 - Outros métodos
    • 9.1 - eXtreme Programming (XP)
    • 9.2 - Lean Software Development
    • 9.3 - Kanban
    • 9.4 - BDD, Behavior Driven Development
    • 9.5 - DDD, Domain Driven Design
    • 9.6 - PMBOK
    • 9.7 - Engenharia de software
  • 10 - Ecossistema
    • 10.1 - Execução!
    • 10.2 - PDCL Ágil
    • 10.3 - Estratégia para inovação
    • 10.4 - Manifesto Ágil ajustado para outras áreas
    • 10.5 - Um PDCL no financeiro
    • 10.6 - Rainforest
  • 11 - Gestão do conhecimento
    • 11.1 - Gestão do conhecimento
    • 11.2 - Conceito de Ba
    • 11.3 - Comunidades de prática
    • 11.4 - Agile subway maps e dashboards
    • 11.5 - Tipos de eventos
    • 11.6 - Hackatona PDCL
    • 11.7 - Colaboração é a menor distância
    • 11.8 - Eventos, confrarias e voluntariado
    • 11.9 - Acho que aprendi algo novo, e agora?

Dados do produto

Número de páginas:
163
ISBN:
978-85-5519-022-3
Data publicação:
05/2015

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