Scrum 360 Um guia completo e prático de agilidade
Jorge Audy
Prefácio
Desde 2011, venho compartilhando na web princípios e métodos ágeis. Neste guia, apresentarei uma visão prática sobre Agile e Scrum, a partir da seleção dentre mais de 300 posts publicados sobre agilidade e cotidiano em http://jorgekotickaudy.wordpress.com, e em minha coluna no site de conteúdo http://www.baguete.com.br.
A estrutura e a organização deste guia reforçam a ideia de que 75% do entendimento e sucesso na adoção de qualquer framework recaem sobre pessoas e autoconhecimento, o quanto elas entenderam e praticam de fato ou quanto é meramente operacional ou marqueteira. Ao iniciar um projeto, workshop, evento ou mais um dia de trabalho, é fundamental que saibamos por que estamos ali, qual a expectativa de valor.
Este livro compartilha 25 anos de mercado, quatro deles em metodologias ágeis. O objetivo deste livro é mostrar a prática e os princípios por trás de um time Scrum, conceitos vitais para o entendimento e sucesso de todo e qualquer time ágil.
Para fazer certo, temos de entender os porquês. A cobertura do framework é de 360°: teoria, princípios, métodos, técnicas, pessoas, antes e depois, com lições aprendidas, sem meias palavras, característica recorrente no blog e no baguete. A teoria todos sabem, o difícil é o que não está escrito: aqui mostro tudo aquilo que não está no Scrum Guide.
Sumário
- 1 Modelo mental
- 1.1 Escotismo
- 1.2 Muros e feudos
- 1.3 Desarmando rótulos e paixões
- 1.4 Sociedade industrial ou do conhecimento
- 1.5 Autoconhecimento
- 1.6 Não mudo nada porque não posso mudar tudo
- 1.7 Felicidade
- 1.8 Individualismo ou coletivo
- 1.9 Confiança e melhoria são como uma poupança
- 1.10 Mudança de hábito
- 1.11 Morte às baias e aos gaveteiros
- 1.12 Equilíbrio
- 2 Sobre os ombros de gigantes
- 2.1 Lei Yerkes-Dodson (1805)
- 2.2 Ciclo de Deming (1950)
- 2.3 Pareto e Juran (1951)
- 2.4 Teoria da dissonância cognitiva (1957)
- 2.5 Teoria da contingência (1958)
- 2.6 Curva de Tuckman (1965)
- 2.7 Teoria da agência (1972)
- 2.8 Teoria institucional (1977)
- 2.9 Teoria das restrições (1984)
- 2.10 Matriz Cynefin (1999)
- 2.11 Gamification (2002)
- 3 Princípios ágeis
- 3.1 Por que o método se chama "Ágil"?
- 3.2 Granuralidade ágil
- 3.3 Manifesto ágil
- 3.4 Princípios ágeis
- 3.5 Algumas pessoas olham para o lado errado
- 3.6 Gestão do tempo
- 3.7 Estratégias de adoção
- 3.8 Pacto de equipe
- 4 Introdução ao método
- 4.1 Scrum
- 4.2 Os três pilares do Scrum
- 4.3 Overview do método Scrum
- 4.4 Product Owner
- 4.5 Scrum master
- 4.6 Equipe de desenvolvimento
- 4.7 Fases do Scrum: Discovery x Delivery
- 5 Discovery
- 5.1 Visão
- 5.2 User Story
- 5.3 Critérios de aceitação
- 5.4 Reuniões de elicitação
- 5.5 Mínimo Produto Viável (MVP)
- 5.6 User Story Mapping
- 5.7 Product Backlog e Sprint Backlog
- 6 Delivery
- 6.1 Sprint Planning
- 6.2 Planning poker
- 6.3 TDD – Test Driven Development
- 6.4 Scrum board (quadro de tarefas)
- 6.5 Tarefas
- 6.6 Daily
- 6.7 Burndown
- 6.8 Artefatos adicionais
- 7 Melhoria contínua
- 7.1 Review
- 7.2 Entrega de pacotes
- 7.3 Retrospectiva
- 7.4 Melhoria contínua em TI é com Dojos
- 7.5 Resumo de 4 dicas em cada momento
- 8 Gestão e liderança
- 8.1 Esferas de atuação
- 8.2 Gestão e liderança ágil
- 8.3 Agile é uma revolução permanente
- 8.4 Evite ser ágil só enquanto tudo dá certo
- 8.5 Ensaio sobre estimativas
- 8.6 Sem confiança, não existe agilidade
- 8.7 Contratos ágeis
- 9 Outros métodos
- 9.1 XP – eXtreme Programming
- 9.2 Lean Software Development
- 9.3 Kanban
- 9.4 BDD – Behavior Driven Development
- 9.5 DDD – Domain Driven Design
- 9.6 PMBOK
- 9.7 Engenharia de software
- 10 Ecossistema
- 10.1 Execução!
- 10.2 PDCL ágil
- 10.3 Estratégia para inovação
- 10.4 Manifesto ágil ajustado para outras áreas
- 10.5 Um PDCL no financeiro
- 10.6 Rainforest
- 11 Gestão do conhecimento
- 11.1 Gestão do conhecimento
- 11.2 Conceito de Ba
- 11.3 Comunidades de prática
- 11.4 Agile subway maps e dashboards
- 11.5 Tipos de eventos
- 11.6 Hackatona PDCL
- 11.7 Colaboração é a menor distância
- 11.8 Eventos, confrarias e voluntariado
- 11.9 Acho que aprendi algo novo, e agora?
Dados do produto
- Número de páginas:
- 189
- ISBN:
- 978-85-5519-022-3
- Data publicação:
- 05/2015