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Lógica de Programação Crie seus primeiros programas usando Javascript e HTML

Paulo Silveira, Adriano Almeida
Capa

Lógica de Programação

"Aos meus pais, sempre caminhantes" "Aos meus pais, irmão e irmã que sempre me mostraram o caminho"

Agradecimentos

Esperamos que você aproveite o livro. Foi feito com muita atenção, para que o nível de dificuldade sempre suba, sem desanimar o iniciante. Ao término, você será capaz de criar suas próprias estruturas gráficas e até mesmo um simples jogo de computador.

Muitas decisões não foram fáceis. Preterir o console.log em favor do desengonçado document.write, explicar funções antes de ifs e fors, definir funções através de atribuição em vez da sintaxe mais comum. Esses são apenas algumas das questões que apresentavam vantagens e desvantagens para uma melhor abordagem didática. Realizamos nossas escolhas depois de alguns testes com pessoas leigas em computação.

Um agradecimento especial ao Leonardo Wolter e Francisco Sokol pela base dos exercícios com animações. Outro ao Erich Egert, pelo teste do livro com alunos e diversas sugestões para novos desafios.

Sumário

  • 1 - Comece a programar hoje
    • 1.1 - Converse com seu navegador
    • 1.2 - Criando seu próprio arquivo HTML
    • 1.3 - Um pouco mais de HTML
    • 1.4 - Dê olá ao mundo
    • 1.5 - Revise o código: seu primeiro programa
    • 1.6 - Utilize o Chrome e o Notepad++
    • 1.7 - Socorro! Meu programa não funciona. Conheça e use o console do Chrome
    • 1.8 - Socorro! A acentuação não está funcionando corretamente
  • 2 - Comunique-se com o usuário
    • 2.1 - Dê olá ao mundo de outras formas
    • 2.2 - Trabalhe com números
    • 2.3 - Revisando o seu código: trabalhando com números
    • 2.4 - Organize seus dados em variáveis
    • 2.5 - Reescrevendo a média de idade dos seus amigos
    • 2.6 - Revisando o seu código: organize-se com variáveis
    • 2.7 - Pare de escrever BR tantas vezes!
    • 2.8 - Revise o código: crie sua primeira função
    • 2.9 - Funções passando informações e chamando outras funções
    • 2.10 - Revise o código: usando a função mostra
    • 2.11 - Mostrando mensagens secretas, apenas para o programador
    • 2.12 - Para saber mais: comentários
    • 2.13 - Compartilhe seu código com seus amigos!
  • 3 - Pratique resolvendo problemas do seu dia a dia
    • 3.1 - Como está seu peso? Saudável?
    • 3.2 - Utilize uma função para calcular o IMC de cada amigo
    • 3.3 - Revise o código: calculando o IMC
    • 3.4 - Trabalhe com dados capturados: pergunte a altura e peso do usuário
    • 3.5 - Exercícios: pergunte os dados do usuário para calcular o IMC
    • 3.6 - Descubra quantos dias seus amigos já viveram
    • 3.7 - Você já entendeu a ordem das chamadas das funções?
    • 3.8 - Utilize o console do Chrome para fazer testes!
  • 4 - Execute códigos diferentes dependendo da condição
    • 4.1 - Quantos pontos tem seu time de futebol?
    • 4.2 - Verifique a situação do seu time de futebol
    • 4.3 - Revisando nosso código: pontos do campeonato
    • 4.4 - O seu IMC está ideal?
    • 4.5 - Jogo: adivinhe o número que estou pensando
    • 4.6 - Revisando seu código: o jogo da adivinhação
  • 5 - Como repetir tarefas do programa?
    • 5.1 - Quando serão as próximas copas do mundo?
    • 5.2 - Realize o loop somente em determinadas condições
    • 5.3 - Revise seu código: mostre os anos de copas até cansar
    • 5.4 - Caracteres e números, qual é a diferença afinal?
    • 5.5 - Revise seu código: transforme texto em números
    • 5.6 - Praticando mais um pouco: Faça tabuadas
    • 5.7 - Aprenda uma forma diferente de mostrar a tabuada: o comando for
    • 5.8 - Reescrevendo a tabuada com o for
    • 5.9 - A média de idades, mas de uma forma mais interessante
    • 5.10 - Jogo: Mais chances para adivinhar o número que estou pensando
    • 5.11 - Revisando nosso código: O jogo da adivinhação dos números
    • 5.12 - Exercícios: trabalhando com um loop dentro do outro
  • 6 - Arrays: trabalhe com muitos dados
    • 6.1 - Integre o JavaScript com HTML
    • 6.2 - Revisando uso de HTML e criando o jogo
    • 6.3 - Facilite o jogo da adivinhação colocando mais números!
    • 6.4 - Evite os número repetidos no Bingo
  • 7 - Apêndice - Gráficos para deixar tudo mais interessante
    • 7.1 - Desenhe linhas e figuras
    • 7.2 - Criando todo tipo de imagem
    • 7.3 - Não vou conseguir lembrar de tudo isso! APIs e bibliotecas
    • 7.4 - Revise seus primeiros passos com o canvas
    • 7.5 - Cansei de repetir código! Funções novamente
    • 7.6 - Loops e funções para nos ajudar
  • 8 - Apêndice - Animações e pequenos jogos
    • 8.1 - Crie uma lousa capturando o movimento do mouse
    • 8.2 - Exercícios para nossa tela de desenho
    • 8.3 - Crie animações
    • 8.4 - Revise e faça novas animações
    • 8.5 - Desafio: o jogo do tiro ao alvo
  • 9 - Últimas palavras - Além da lógica de programação
    • 9.1 - Objetos
    • 9.2 - Boas práticas que foram violadas durante o aprendizado
    • 9.3 - Pratique muito!
    • 9.4 - Continue seus estudos

Dados do produto

Número de páginas:
173
ISBN:
978-85-66250-22-0
Data publicação:
05/2012

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