Lógica de programação com Portugol Mais de 80 exemplos, 55 exercícios com gabarito e vídeos complementares

Joice Barbosa Mendes, Rafael da Silva Muniz

*Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

Sobre o livro

Os sistemas informatizados e os aplicativos de celular já fazem parte do nosso dia a dia. Todos eles são programados utilizando a lógica de programação. A lógica de programação segue os mesmos conceitos da lógica do nosso dia a dia. Da hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir executamos diversas tarefas simples que requerem uma lógica (um passo a passo da ordem do que vamos fazer e como vamos fazer).

Por exemplo, para escovar os dentes. Antes de escovarmos os dentes, precisamos colocar a pasta de dente na escova. Caso essa lógica não seja seguida, a escovação não ocorrerá corretamente. Então mesmo as tarefas mais corriqueiras seguem uma lógica, como: jogar videogame, tomar banho, almoçar, assistir televisão, usar o celular, mandar mensagem, comprar um produto em uma loja, entre outras.

Essa lógica, ao ser aplicada a um sistema ou aplicativo, passa a ser chamada de lógica de programação.

Este livro apresenta de maneira simples e objetiva os principais conceitos da lógica de programação através do Portugol. O Portugol é uma linguagem de programação escrita em português e com foco no ensino. Ele é mais simples de ser aprendido do que uma linguagem de programação profissional, já que utiliza palavras do nosso dia a dia na construção da lógica e dos algoritmos. Os algoritmos são a escrita de uma lógica de programação para resolver um mesmo problema diversas vezes.

Neste livro, serão apresentados todos os conceitos, conteúdos e comandos necessários para a criação da lógica de programação e dos algoritmos. Os tópicos apresentados no livro são: o que é lógica, o que é lógica de programação, o que é algoritmo, tipos de algoritmos, o Portugol, a ferramenta Portugol Studio, variáveis, comando de escrita na tela, comando de leitura do teclado, operadores matemáticos, estruturas condicionais, operadores relacionais e lógicos, estruturas de repetição, vetores, matrizes e funções.

Ainda são apresentados 85 exemplos de código, 55 exercícios de fixação com gabarito e um projeto de uma loja de bicicleta com o gabarito gravado em vídeo. Todos os capítulos apresentam um resumo do que foi apresentado no livro e um vídeo complementar disponibilizado na internet.

Para quem este livro é indicado

Este livro é indicado para quem está iniciando em cursos técnicos de informática, estudantes de graduação em todos os cursos da área de informática ou em outras áreas que tenham disciplinas ligadas à lógica de programação. Também é indicado para pessoas interessadas em dar o primeiro passo no mundo da programação de computadores. Como o livro foi pensado para esse público-alvo, que não tem experiência com a lógica de programação, não há nenhum pré-requisito para iniciar a leitura do livro, bastando ter um pouco de curiosidade, vontade de aprender e um celular, tablet ou computador. O material também é indicado para professores que ministram disciplinas inicias de lógica de programação, já que ele pode ser usado como material didático em sala de aula.

Prefácio

Cara leitora, caro leitor,

Antes de mais nada, preciso fazer um alerta: ao ler (estudar) este livro, você vai se apaixonar por lógica de programação!

Talvez eu seja suspeito para falar, pois, particularmente, sempre fui apaixonado por questões de lógica. A lógica está em tudo o que fazemos na vida, desde o simples ato de acordar e se trocar – quem é que nunca levantou com sono e colocou a camiseta do avesso? - até a realização de grandes empreendimentos, como construir um prédio, uma ponte, uma igreja etc. Muitas vezes, as tarefas mais simples ou corriqueiras são realizadas de forma automática, mas, ainda assim, há uma sequência lógica para fazê-las. Por exemplo, não é possível cozinhar sem acender o fogão, não é mesmo? Por outro lado, para tarefas mais complexas, como as de construir uma casa, é necessário um planejamento e este, obrigatoriamente, deverá seguir uma lógica na sequência de execução. Ou seja, é necessário programar a construção, assim como é necessário programar uma viagem ou a compra de um carro.

Se você vai fazer uma viagem, antes de “pegar a estrada”, você programa quanto tempo vai durar a viagem – um final de semana, uma semana, um mês? -, qual o meio de transporte – vai de carro, de ônibus ou de avião? -, onde vai se hospedar – em casa de parentes ou amigos, em um hotel, em uma pousada? -, que roupas vai levar e assim por diante.

Quando decide comprar um carro, ou qualquer outra coisa, antes de sair até uma loja e efetuar a compra, muito provavelmente, você decide o modelo do carro que quer comprar e faz uma pesquisa de preços, depois, você vai a várias revendedoras, negocia preço e condições de pagamento, antes de tomar a decisão. Então, perceba, existe uma sequência lógica para tudo que se faz.

Absolutamente tudo!

Para quase todas as atividades, podemos ter o auxílio da tecnologia – equipamentos dos mais diversos tipos e usos. E esta, por sua vez, se desenvolve cada vez mais rápido. Porém, a tecnologia não se cria sozinha, ela precisa que alguém a desenvolva e a “ensine” como funcionar. É preciso ensinar aos equipamentos tecnológicos o que fazer e qual a sequência correta do que deve ser feito. Assim, o primeiro passo para ensinar uma máquina a “pensar” é a Lógica de Programação, a qual vai indicar a sequência correta para o desenvolvimento do programa. E, para o desenvolvimento do programa, é imprescindível montar seu algoritmo.

Bem, é isso que este livro vai lhe ensinar usando uma linguagem de programação simples e acessível, por meio de exemplos claros e precisos.

Eu não poderia terminar este prefácio sem falar de seus autores, a professora Joice Mendes e o professor Rafael Muniz. Além de toda a capacidade e conhecimento em programação, quero destacar suas habilidades e a compreensão humana e construtivista do papel da educação. A professora Joice e o professor Rafael têm uma atuação muito ativa na aplicação de métodos pedagógicos de vanguarda, fazendo uso de metodologias ativas de aprendizagem, as quais têm se refletido na formação de cidadãs e cidadãos mais autônomos, críticos e independentes, verdadeiramente capacitados a atuar de maneira ativa e consciente e, por consequência, habilitados a construir um mundo melhor.

Com este livro, você não aprenderá apenas os conceitos básicos de programação, mas certamente adquirirá a percepção lógica em uma nova dimensão de tudo que acontece à sua volta. Aproveite!!

Pedro Fantinatti, professor nas áreas de Informática e Eletroeletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Sumário

  • Iniciando no mundo da programação
    • 1 Introdução
    • 2 Conhecendo as ferramentas para o Portugol
  • Comandos Portugol Studio
    • 3 Comando escreva()
    • 4 Variáveis
    • 5 Operadores e expressões aritméticas
    • 6 Comando leia()
  • Estruturas condicionais
    • 7 Condicional
    • 8 Condicional múltipla: se senao se
    • 9 Operadores lógicos
    • 10 Condicional: escolha caso
  • Estruturas de repetição
    • 11 Estrutura de repetição: para
    • 12 Estrutura de repetição: enquanto
    • 13 Estrutura de repetição: faça enquanto
  • Vetor e Matriz
    • 14 Vetor
    • 15 Matriz
  • Função
    • 16 Função
    • 17 Função - Passagem de parâmetro por valor
    • 18 Função - Passagem de parâmetro por referência
    • 19 Parabéns
  • Resolução dos exercícios
    • 20 Resolução dos exercícios
    • 21 Resolução do projeto de fixação
    • 22 Referências

Dados do produto

Número de páginas:
275
ISBN:
978-85-5519-291-3
Data publicação:
02/2022

Compartilhe!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

*Você terá acesso às futuras atualizações do livro.