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Desenvolva jogos com HTML5 Canvas e JavaScript

Éderson Cássio
Capa

Jogos com HTML5

Introdução

Se você chegou até este livro, é porque está interessado em desenvolver jogos. Aqui focarei no desenvolvimento de jogos para a web, usando a tecnologia Canvas, presente na especificação do HTML5 e suportada por todos os maiores browsers modernos, em suas versões mais atualizadas. Pretendo mostrar que desenvolver jogos é uma tarefa na realidade simples, e que não exige grandes curvas de aprendizados com frameworks monstruosos — o básico oferecido pelo ambiente do navegador é o suficiente para começar!

Tudo o que você precisará é de um browser atualizado e um bom editor de textos. Em ambiente Windows, é muito comum o uso do Notepad++ (http://notepad-plus-plus.org). Caso você use Linux, é bem provável que sua distribuição já venha com um editor que suporte coloração de sintaxe para várias linguagens (GEdit, KWrite, etc.). No entanto, eu recomendo veementemente o uso do Brackets (http://brackets.io), que foi onde eu criei os códigos. É multiplataforma (funciona em Windows, Linux, Mac OS X) e realiza autocompletar em código JavaScript de forma bastante eficiente.

O jogo que você vai criar já está disponível na web. Você pode jogá-lo a qualquer momento em:

http://gamecursos.com.br/livro/jogo

Estarei sempre presente e atuante no seguinte grupo do Google Groups, como forma de interagir com meus leitores:

http://groups.google.com/forum/#!forum/livro-jogos-html5-canvas

Por fim, todos os códigos e imagens estão disponíveis em (embora eu aconselhe você a digitar os códigos e usar os prontos no download apenas para referência em caso de dúvidas):

http://github.com/EdyKnopfler/games-js/archive/master.zip

Bom estudo!

Sumário

  • 1 - Fundamentos
    • 1.1 - Introdução ao HTML5 Canvas
    • 1.2 - Começando a desenhar
    • 1.3 - Animações com requestAnimationFrame
    • 1.4 - Orientação a objetos com JavaScript
  • 2 - O loop de animação
    • 2.1 - Introdução e sprites
    • 2.2 - Teste para a classe Animacao
    • 2.3 - Desenvolva a classe Animacao
    • 2.4 - Implemente a classe Bola
  • 3 - A interação com o jogador — leitura apurada do teclado
    • 3.1 - EventListeners e os eventos keydown e keyup
    • 3.2 - Detectando se uma tecla está ou não pressionada
    • 3.3 - Efetuando disparos — detectando somente o primeiro keydown
  • 4 - Folhas de sprites — spritesheets
    • 4.1 - Conceito e abordagem utilizada
    • 4.2 - Carregando imagens e fazendo recortes (clipping)
    • 4.3 - Animações de sprite — a classe Spritesheet
    • 4.4 - Controle o herói pelo teclado e veja sua animação
  • 5 - Detecção de colisões
    • 5.1 - Colisão entre retângulos
    • 5.2 - Teste da classe Colisor
    • 5.3 - A classe Colisor
    • 5.4 - Criando um sprite colidível
    • 5.5 - Melhorando o código
  • 6 - Iniciando o desenvolvimento do jogo
    • 6.1 - Animação de fundo com efeito parallax
    • 6.2 - Controle da nave na horizontal e na vertical
    • 6.3 - Efetuando disparos
  • 7 - Criando inimigos
    • 7.1 - Primeiro teste com nave e inimigos
    • 7.2 - A classe Ovni
    • 7.3 - Adicionando fundo em parallax
    • 7.4 - Adicionando colisão
    • 7.5 - Estamos experimentando lentidão!
    • 7.6 - Excluindo os objetos desnecessários
  • 8 - Incorpore animações, sons, pausa e vidas extras ao jogo
    • 8.1 - Organizando o código
    • 8.2 - Animação cronometrada
    • 8.3 - Animando a nave com spritesheets
    • 8.4 - Criando explosões
    • 8.5 - Pausando o jogo
    • 8.6 - Sons e música de fundo
    • 8.7 - Tela de loading
    • 8.8 - Vidas extras
    • 8.9 - Pontuação (score)
    • 8.10 - Tela de Game Over
  • 9 - Publique seu jogo e torne-o conhecido
    • 9.1 - Hospede-o em um serviço gratuito
    • 9.2 - Linkando com as redes sociais

Dados do produto

Número de páginas:
221
ISBN:
978-85-66250-38-1
Data publicação:
06/2014

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