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Ionic 4 Desenvolvimento multiplataforma para dispositivos móveis

Everton Coimbra de Araújo

Prefácio

O professor Dr. Everton Coimbra de Araújo já escreveu diversos livros na área de informática, que são utilizados em diversas universidades como referência nas disciplinas. Eu mesmo já utilizei alguns como guia para ministrar minhas aulas na UTFPR câmpus Medianeira, sempre com bons resultados.

O diferencial nos livros do Dr. Everton é que ele tem conhecimento didático sobre os assuntos que escreve e sempre fazendo referência com o dia a dia nas empresas, o que torna a obra muito mais interessante.

O assunto abordado neste livro é realmente o que profissionais da área de desenvolvimento estavam precisando para desenvolver seus aplicativos para dispositivos móveis.

Há pouco tempo, quando se decidia desenvolver aplicativos, deveria se optar para o sistema operacional Android ou iOS, sendo despendido muito esforço para adaptar para os dois sistemas operacionais. Com o framework apresentado neste livro, o Ionic, o desenvolvedor deverá dispender esforços apenas na sua aplicação, sendo transparente a questão do sistema operacional.

Lendo este livro me resta pouca saudade do desenvolvimento de aplicativos para Palmtop, PDAs ou HandHelds. Como ficou fácil desenvolver aplicativos para os usuários trabalharem remotamente sem necessidade de conectar através dos modens ou levar o equipamento até a empresa para transferência dos dados.

O autor foi muito feliz na forma como escreveu este livro. Nos capítulos iniciais, faz uma contextualização de dispositivos móveis e ferramentas utilizadas, de forma que o leitor não precisa ser um expert. Em seguida, é apresentada a instalação e teste da plataforma que será utilizada. Ele vai explicando o assunto e ligando a leitura aos conteúdos dos capítulos seguintes com uma forma fácil, didática e interessante de aprendizado.

No final da leitura deste livro você estará apto para desenvolver bons aplicativos comerciais, utilizando uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado para dispositivos móveis. Uma boa leitura.

César Angonese, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Medianeira*

Sobre o livro

Este livro traz, na prática, o desenvolvimento de aplicações cross-platform com o Ionic, um framework para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e web. Desenvolver um aplicativo para ser publicado em dispositivos com plataformas diferentes (iOS e Android) é uma tarefa tranquila com o Ionic. É possível criar uma aplicação, utilizando a linguagem HTML e TypeScript, e ela ser publicada para as duas plataformas, além do navegador.

O livro é desenvolvido em dez capítulos. O primeiro é apenas teórico, mas não menos importante, pois trago nele contextualizações sobre dispositivos móveis e as ferramentas usadas no livro. Já no segundo, apresento o processo de instalação e teste da plataforma e do IDE que utilizaremos, o Visual Studio Code. Publicaremos aplicações no navegador e no Electron, um framework para que aplicações JavaScript possam ser executadas no desktop.

A aplicação a ser implementada durante o livro refere-se a uma oficina mecânica, com cadastro de Clientes, Serviços, Peças e Atendimentos. Persistiremos os dados localmente, no navegador, depois em uma base de dados local e, ao final, fazendo uso de recursos do Firebase. Ofereceremos ao usuário a possibilidade de capturar fotos no momento do cadastro do cliente.

A prática começa bem legal no capítulo 3, onde criaremos interfaces com o usuário para interação com a aplicação. Veremos alguns recursos possíveis para tratamento dos dados informados, validando e informando ao usuário possíveis inconsistências. Veremos nossos primeiros controles visuais e buscaremos entender a estrutura de aplicações Ionic.

No quarto capítulo, trabalharemos a navegação entre páginas, criaremos uma página para listagem de dados e a partir desta página possibilitaremos a navegação para outra. Também teremos a introdução em serviços na concepção de componentes do Ionic. Teremos neste capítulo um CRUD completo, onde poderemos inserir, recuperar, atualizar ou remover dados.

No capítulo 5, trabalharemos a persistência física de dados, iniciando com o Storage do Ionic, que mantém os dados no navegador, onde a aplicação é executada. Após este conhecimento, faremos uso de um banco de dados, o SQLite, também para a persistência física dos dados. Para os dois cenários teremos as operações CRUD implementadas.

No capítulo 6, traremos o conceito de Sidemenu do Ionic, que é uma página que serve como um menu de opções disponibilizadas pela aplicação para o usuário. Começaremos aqui o trabalho de associação de classes em nossas páginas de interação com o usuário.

Dando sequência ao tema de persistência, no capítulo 7, conheceremos o Firebase e vamos utilizar o Firestore, que é uma solução do Google para persistência e sincronização de dados em aplicações web e para dispositivos móveis. Um capítulo muito legal.

No capítulo 8 interagiremos com a câmera e álbum de fotos de nossos dispositivos físicos. Possibilitaremos ao usuário capturar uma foto de um cliente ou selecioná-la de seu álbum de fotografias. Inicialmente gravaremos esta imagem em nosso dispositivo. Depois, no mesmo capítulo, faremos uso de outra ferramenta da Google, o Storage, que é capaz de armazenar imagens na nuvem. Veremos as operações CRUD também para estas imagens e as associaremos com nossos clientes.

Já nos aproximando do final do livro, veremos uma nova maneira de navegação entre páginas oferecidas pelo Ionic, as guias (Tabs). Para ilustrar seu uso, trabalharemos com autenticação do usuário e, uma vez, mais, recorrendo ao Firebase, utilizaremos a ferramenta Authentication e você verá que é muito simples e flexível.

Enfim, como último capítulo, o de número 10 traz a integração com o Google Maps. Pesquisaremos endereços e buscaremos nossa localização. Fechando o capítulo e o livro, veremos como alterar a imagem de inicialização de nossa aplicação e o ícone que ela terá em nosso dispositivo.

Certamente, este livro pode ser usado como ferramenta em disciplinas que trabalham o desenvolvimento de dispositivos móveis, quer seja por acadêmicos ou professores. Isso porque ele é o resultado da experiência que tenho em ministrar aulas dessa disciplina, então trago para cá anseios e dúvidas dos alunos que estudam comigo. Eu já utilizo este conteúdo com meus alunos e eles gostam muito.

É importante que o leitor tenha conhecimento de Orientação a Objetos e de alguma linguagem de programação, mas não é um fator impeditivo. Conhecimentos básicos sobre banco de dados também são interessantes. O repositório com todos os códigos-fontes usados no livro pode ser encontrado em: https://github.com/evertonfoz/ionic4.

Os arquivos disponibilizados no GitHub estão de acordo com as versões apontadas no livro. Recomendo que, inicialmente, você implemente os exemplos nestas versões e, após o sucesso, tente atualizar para a mais recente, já que é possível que haja essa atualização quando esteja lendo o livro, uma vez que a equipe do Ionic é muito dinâmica e sempre está disponibilizando atualizações evolutivas e corretivas. Reforçando, fique atento ao caso de atualizar os plugins e componentes dos projetos, pois essa tecnologia é dinâmica e atualizações estão sempre ocorrendo.

Que a leitura deste livro seja para você tão prazerosa como para mim foi escrevê-lo. Desfrute, sem moderação. Sucesso.

Sumário

  • 1 Dispositivos móveis, desenvolvimento cross-platform e Ionic
    • 1.1 Os dispositivos móveis na atualidade
    • 1.2 O desenvolvimento móvel cross-platform
    • 1.3 O Ionic Framework
  • 2 Ionic — Instalação e testes
    • 2.1 Ferramentas, downloads e instalação
    • 2.2 Testando a instalação do ambiente com um projeto básico
    • 2.3 Execução de forma nativa no iOS com o Cordova
    • 2.4 Execução de forma nativa no Android com o Cordova
    • 2.5 Execução da aplicação diretamente do Terminal
    • 2.6 O Capacitor no lugar do Cordova
    • 2.7 Alguns problemas na execução nativa das plataformas e a depuração
  • 3 A primeira aplicação Ionic
    • 3.1 A estrutura básica de um projeto Ionic
    • 3.2 Os componentes básicos do template home
    • 3.3 A execução da aplicação
    • 3.4 Criação da página de clientes
    • 3.5 Mudanças na interface com o usuário
    • 3.6 Recuperação dos dados informados
    • 3.7 Uso de binding de componentes e formulários
    • 3.8 Angular Reactive Forms
    • 3.9 Não exibir mensagens de erro antes da submissão e alteração
    • 3.10 Validação do Reactive Form no componente TypeScript
    • 3.11 Um componente específico para data
    • 3.12 Confirmando a inserção com o usuário
  • 4 Listagem de dados e navegação entre páginas
    • 4.1 Criação e execução inicial do projeto
    • 4.2 Populando a página com itens
    • 4.3 Navegação para uma página de detalhes de um tipo de serviço
    • 4.4 Recuperação do tipo de serviço selecionado
    • 4.5 Alteração dos dados exibidos na página de detalhes
    • 4.6 Navegação para uma página de inserção de dados utilizando classes de negócio
    • 4.7 Remoção de um item da lista
  • 5 Persistindo dados fisicamente em aplicações Ionic
    • 5.1 Criação dos artefatos de modelo e de registro
    • 5.2 Persistência no Ionic com Storage para a inserção de dados
    • 5.3 Recuperação de dados persistidos com Storage
    • 5.4 Recuperação de uma peça selecionada na listagem
    • 5.5 Implementação e validação das operações CRUD
    • 5.6 SQLite e Cordova como mecanismo de persistência
    • 5.7 A interface com o usuário para as Ordens de Serviço
    • 5.8 A aplicação em execução
    • 5.9 E o Capacitor?
  • 6 Side Menu, CRUD com SQLite e o componente Select
    • 6.1 Criação do Sidemenu
    • 6.2 A tabela de clientes na base de dados
    • 6.3 Service para clientes
    • 6.4 A inserção de ordens de serviço
    • 6.5 Acesso a um atendimento existente
    • 6.6 Gravação dos dados do atendimento
    • 6.7 Removendo um atendimento já registrado
    • 6.8 Nossa implementação com o Capacitor
  • 7 CRUD com Firestore para acesso a dados remoto e uma página de pesquisa
    • 7.1 Preparação do projeto para o Firestore
    • 7.2 Populando a base de dados do Firestore
    • 7.3 Visualização dos clientes registrados
    • 7.4 Consulta e alteração de um cliente
    • 7.5 Visualização dos atendimentos registrados no Firestore
    • 7.6 A pesquisa de clientes para o atendimento
    • 7.7 A criação de um atendimento com acesso à pesquisa por clientes
    • 7.8 Eventos na comunicação entre componentes de visão
    • 7.9 O registro do atendimento com o cliente selecionado
    • 7.10 A alteração de um atendimento já registrado
    • 7.11 A remoção de um atendimento já registrado
  • 8 Câmera e álbum de fotos no CRUD de clientes e Storage do Firebase
    • 8.1 Adaptação de nossa página de clientes
    • 8.2 Interação com a câmera e o álbum de imagens
    • 8.3 Armazenando no dispositivo a imagem capturada
    • 8.4 Visualização das imagens dos clientes na listagem
    • 8.5 Remoção da imagem física do dispositivo
    • 8.6 Vamos manter a foto também na nuvem
    • 8.7 Recuperar a foto da nuvem para exibição
    • 8.8 A consulta, alteração e remoção da imagem
  • 9 Autenticação e criação de usuários no Firebase e uso de Tabs
  • 9.1 Preparação do projeto para a autenticação
    • 9.2 O login para acessar a aplicação
    • 9.3 A aplicação acessível por Tabs
    • 9.4 A página para listagem de clientes registrados
    • 9.5 Proibindo o acesso anônimo
    • 9.6 Sair da aplicação por meio de um logout
    • 9.7 Criação de novos usuários diretamente pela aplicação
  • 10 Integração com Google Maps
    • 10.1 Criando nossa aplicação no Google Cloud
    • 10.2 Preparação da aplicação para a visualização de mapas
    • 10.3 A aplicação em execução
    • 10.4 Inserção do mapa na aplicação
    • 10.5 Identificação da localização do dispositivo
    • 10.6 A busca por um endereço
    • 10.7 Ícone da aplicação e SplashScreen
  • 11 Os estudos não param por aqui

Dados do produto

Número de páginas:
381
ISBN:
978-65-86110-13-5
Data publicação:
05/2020

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