Prefácio
Já parou para imaginar, enquanto você lê esta pequena frase, quantos smartphones estão sendo utilizados no mundo? Pois bem! Segundo a TeleGeography, em 2015 tínhamos 7,1 bilhões de chips ativos no mundo, ou seja, quase a quantidade de habitantes do globo terrestre. Com isso, podemos inferir sobre o grande potencial de mercado que é o de smartphones e telefonia.
Com a invenção dos smartphones, surgiram tanto grandes como descartáveis ideias de aplicativos. No início, tudo era muito restrito ao desenvolvimento destas ideias em uma plataforma e, a partir de seu sucesso ou não, a migração do código para outras plataformas, principalmente na dupla iOS versus Android.
Por conta disto, surgiram os frameworks para compilação híbrida de aplicativos sendo desenvolvidos em uma única linguagem. Hoje, sabe-se que isso é possível com a mesclagem de HTML, JavaScript e CSS, basicamente.
Dentro destes frameworks, o foco desta obra é Ionic framework. Nele é possível utilizar componentes responsivos e atrativos para o desenvolvimento dos aplicativos, com a possibilidade de compilação e fácil instalação nas mais diversas plataformas – seja Windows Phone, Android, iOS, BlackBerry etc.
O livro é dividido em 10 capítulos, nos quais inicialmente é explanado sobre a instalação e preparação do ambiente de desenvolvimento e, em seguida, um capítulo dedicado a explicar os comandos básicos do framework. Posteriormente, vamos evoluindo na criação e entendimento dos artefatos do aplicativo e, a cada novo capítulo, temos novas inserções de componentes.
Ao final, dedico dois capítulos a recursos extras, como utilização da câmera do dispositivo, consumo de serviços do firebase do Google, entre outros recursos avançados.
Esta leitura levará você em uma viagem ao mundo do desenvolvimento de aplicativos, sem se preocupar com a plataforma nativa à qual ele será destinado, tornando as coisas mais fáceis para manutenção e evolução.
Público-alvo
Este livro é direcionado aos desenvolvedores que já tenham, pelo menos, uma base em JavaScript, HTML5 e CSS. No decorrer do livro, mesmo o leitor não tendo experiência com as tecnologias que permeiam o Ionic, como AngularJS e Cordova/Phonegap, pretendo fazê-lo alcançar um nível de conhecimento básico sobre todas elas.
É aconselhável também uma base de conhecimento em lógica de programação, para que se evolua no desenvolvimento de um Caso de uso que utilizaremos como exemplo para os capítulos. Sendo assim, se já programou nessa tríade (HTML, JS e CSS) e quer iniciar no mundo de aplicativos com o Ionic Framework, não se preocupe, você está no lugar certo.
Sumário
- 1 Introdução
- 1.1 Instalações
- 1.2 Conclusão
- 2 Iniciando nossa aplicação
- 2.1 Command Line Interface e seus comandos básicos
- 2.2 Criando os artefatos
- 2.3 Testando a aplicação
- 2.4 Estrutura de pastas
- 2.5 Adicionando a plataforma Android
- 2.6 Compilando e instalando o aplicativo
- 2.7 Metendo a mão na massa
- 2.8 Conclusão
- 2.9 Para saber mais
- 3 Conhecendo os nossos arquivos
- 3.1 Um pouco de MVC
- 3.2 Separando o joio do trigo
- 3.3 O cardápio e o MVC
- 3.4 Conclusão
- 3.5 Para saber mais
- 4 Completando o menu
- 4.1 Estados
- 4.2 Conclusão
- 4.3 Para saber mais
- 5 Detalhando os itens
- 5.1 O protótipo
- 5.2 Camada de serviços
- 5.3 Criando os arquivos
- 5.4 Ordem na casa
- 5.5 Criando a tela genérica
- 5.6 Passando um parâmetro
- 5.7 Recuperando o parâmetro
- 5.8 Criando o serviço de detalhamento
- 5.9 Detalhando o item
- 5.10 Conclusão
- 5.11 Para saber mais
- 6 Fazendo pedidos
- 6.1 Os requisitos do aplicativo
- 6.2 Uma forma de guardar nossa sessão
- 6.3 Hora de injetar o value
- 6.4 Guardando os pedidos
- 6.5 Conclusão
- 6.6 Para saber mais
- 7 A bandeja
- 7.1 Elementos do modal
- 7.2 Vamos ter retrabalho
- 7.3 Editar os itens da bandeja
- 7.4 A função de confirmar edição
- 7.5 Exclusão de itens
- 7.6 Confirmando os pedidos
- 7.7 Conclusão
- 7.8 Para saber mais
- 8 A conta
- 8.1 Construção do template
- 8.2 Vamos dividir a conta
- 8.3 Pagar ou pedir?
- 8.4 Conclusão
- 8.5 Para saber mais
- 9 Usando a câmera
- 9.1 Instalação do plugin
- 9.2 Construção de artefatos
- 9.3 A câmera
- 9.4 Conclusão
- 9.5 Para saber mais
- 10 Recursos
- 10.1 O Firebase
- 10.2 Consumindo serviços
- 10.3 O cardápio modificado
- 10.4 ionicList
- 10.5 O ionicActionSheet
- 10.6 Dialog do ngCordova
- 10.7 Conclusão
- 10.8 Para saber mais
Dados do produto
- Número de páginas:
- Data publicação: