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Guia Front-End O caminho das pedras para ser um dev Front-End

Diego Eis

Introdução

 

Sempre ouvi muitas reclamações de iniciantes dizendo que faltam informações mostrando o "caminho das pedras", ensinando como e por onde começar no mercado de front-end. São tantas tecnologias, metodologias, boas práticas e outros tantos tópicos que surgem todos os dias, que eu confesso: realmente, fica muito difícil acompanhar tudo.

Além da sobrecarga enorme que é ficar testando todas as novidades. Eu mesmo tenho que filtrar bastante os assuntos a aprender. Geralmente, eu não me atenho a nada que não precise utilizar em algum projeto. Não vou aprender a utilizar um framework ou uma ferramenta, simplesmente porque todo mundo está comentando por aí. Eu preciso trabalhar, afinal de contas. Tenho de garantir o Jack Daniels das crianças. 

Mas, seria pedir muito ter alguém ao meu lado no início da minha carreira dizendo o que é perda de tempo? Muitos devs que decidem se aventurar aprendem toda a matéria sozinhos. Eu nunca entendi isso. 

Eu mesmo, quando adolescente inconsequente, não queria nem a pau estudar por conta própria. Isso mudou depois que comecei a trabalhar com web. Coisas estranhas da vida! Aprender algo sozinho é interessante!

Certamente, você pode acabar perdendo bastante tempo tentando descobrir o que vai torná-lo ou não produtivo. É um processo chato e trabalhoso, e nem sempre você acerta. Quando estamos sozinhos, é quase certo que deixaremos passar informações importantes no processo de aprendizado.

Já vi tantos bons desenvolvedores front-end que iniciaram sua carreira como autodidatas, mas não tinham ideia do que era controle de versão, WAI-ARIA ou, até mesmo, propriedades corriqueiras do CSS. Não porque eles eram desatentos, mas porque estavam focados em outros tópicos.

Isso é normal acontecer quando aprendemos algo de forma não linear, e misturando fontes do conteúdo. Por isso, é tão importante ter alguém que mostre, pelo menos, a direção correta. Você economiza tempo e, talvez, até algum dinheiro nesse processo.

A missão deste guia

Este guia tem a missão de ajudar qualquer pessoa que queira iniciar na área de web. Foquei-me em desenvolvedores front-end porque é a área na qual os profissionais possuem maior familiaridade quando desejam entrar no mercado de web.

Mesmo assim, se você é um apenas um curioso sobre o assunto, mas quer entender melhor sobre o tema, talvez este livro possa ajudar. Este guia vai apresentar os assuntos mais básicos e importantes, tentando auxiliar aqueles que já adentraram ou querem adentrar, agora, o mercado de web. 

Organização por prioridade

Não separei os tópicos por ordem de dificuldade, mas sim por ordem de prioridade. Quero deixar claro que a escolha das prioridades atende a minha opinião. Ou seja, há milhares de pessoas aí afora que pensam diferente de mim.

Eu decidi, aqui, o que seria mais ou menos importante aprender para ingressar na área. Outra ressalva que faço é que, talvez, você precise aprender um assunto mais complicado antes de passar para tópicos tidos como mais fáceis.

Por exemplo, é mais significativo que um dev front-end saiba primeiro o básico de JavaScript do que de SEO. Você até encontra um bom emprego sabendo apenas HTML, CSS e SEO, mas, na maioria dos casos, JavaScript costuma ser mais relevante.

O que este guia não é?

Definitivamente, este guia não é um livro didático, logo, ele não vai ensinar nada do começo ao fim, nem tão pouco código. Este livro se propõe a mostrar o "caminho das pedras", ditando o que você precisa aprender, mostrando todos os assuntos pertinentes para se tornar um dev front-end e quais os assuntos mais comentados por aí.

Isso não quer dizer que você precise aprender tudo o que está listado aqui. Pelo contrário! Este livro vai ajudá-lo a decidir o que aprender primeiro. Mas, sem dúvida, você precisa saber que estes assuntos existem.

Vou tentar indicar links de referências (em inglês e em português) para estudo durante o percorrer do livro. Tome tempo para visitá-los e estudá-los também. São links com muito conteúdo importante.

Ensinar o "caminho das pedras". Inspirar sua curiosidade. Fazêlo entrar da maneira correta no mundo do desenvolvimento web. É isso que este livro se propõe a fazer. Boa leitura!

 

Sumário

  • 1 HTML
    • 1.1 Tudo começa e termina no HTML
    • 1.2 Hipertexto
    • 1.3 Marcação
    • 1.4 Microdata
    • 1.5 W3C e WHATWG ─ Amor e ódio
  • 2 CSS
    • 2.1 As camadas de desenvolvimento
    • 2.2 Progressive Enhancement e Fault Tolerance
    • 2.3 Organizando seus assets ─ Breve explicação
    • 2.4 Organizando o código
    • 2.5 CSSOM
    • 2.6 Um pouco de CSS 3D
    • 2.7 Sobre Frameworks CSS
    • 2.8 Sobre Style Guides
    • 2.9 Leitura recomendada
  • 3 Um pitaco sobre editores
    • 3.1 Esqueça os editores WYSIWYG
    • 3.2 Sublime Text
    • 3.3 Outros editores
  • 4 Cuidando do seu código
    • 4.1 Esqueça o FTP
    • 4.2 Sobre controles de versão
    • 4.3 Deploy usando Hook do Git
  • 5 JavaScript
    • 5.1 Aprenda pelo menos o básico de JavaScript
    • 5.2 Escopo de variáveis
    • 5.3 Module Pattern JavaScript
    • 5.4 Aprenda jQuery
    • 5.5 ReactJS: iniciando com o básico
    • 5.6 Setup do projeto
  • 6 Web Mobile
    • 6.1 O que é o Adaptive Web Design
    • 6.2 Media Queries
    • 6.3 Metatag Viewport
    • 6.4 Unidades em EM
    • 6.5 Imagens
    • 6.6 Muito mais
  • 7 Performance
    • 7.1 O processo
    • 7.2 Saiba o que é Reflow e Repaint
    • 7.3 Onde colocar as chamadas de CSS e JS?
    • 7.4 Para estudar mais
  • 8 Acessibilidade
    • 8.1 O que é acessibilidade para web?
    • 8.2 Acesso pelo teclado
    • 8.3 Input Types
    • 8.4 WAI-ARIA
  • 9 Pré-processadores CSS
    • 9.1 Por que usar pré-processadores?
    • 9.2 Um pouco de SASS
    • 9.3 Pontos para pensar
  • 10 Ferramentário (Tooling)
    • 10.1 Grunt
    • 10.2 Bower
    • 10.3 Dev Inspector
    • 10.4 Console dos browsers
    • 10.5 Sobre o uso do terminal
  • 11 Produzindo sites com código estático
    • 11.1 Para os novatos: usando Includes PHP
    • 11.2 Gerando sites estáticos com Middleman ou Jekyll
  • 12 Compartilhando o que sabe
  • 13 Textos extras
    • 13.1 Perfil-T e o Desenvolvedor Full Stack
    • 13.2 Último conselho: não queira ser o próximo Zeno
    • 13.3 Sobre os Pavões do Front-end
    • 13.4 Sobre Aaron Swartz
    • 13.5 Sobre o design oco
  • 14 Até mais e obrigado pelos peixes
    • 14.1 Devs que você deve seguir
    • 14.2 50 palavras

Dados do produto

Número de páginas:
205
ISBN:
978-85-5519-012-4
Data publicação:
05/2015

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