Guia Front-End O caminho das pedras para ser um dev Front-End
Diego EisIntrodução
Sempre ouvi muitas reclamações de iniciantes dizendo que faltam informações mostrando o "caminho das pedras", ensinando como e por onde começar no mercado de front-end. São tantas tecnologias, metodologias, boas práticas e outros tantos tópicos que surgem todos os dias, que eu confesso: realmente, fica muito difícil acompanhar tudo.
Além da sobrecarga enorme que é ficar testando todas as novidades. Eu mesmo tenho que filtrar bastante os assuntos a aprender. Geralmente, eu não me atenho a nada que não precise utilizar em algum projeto. Não vou aprender a utilizar um framework ou uma ferramenta, simplesmente porque todo mundo está comentando por aí. Eu preciso trabalhar, afinal de contas. Tenho de garantir o Jack Daniels das crianças.
Mas, seria pedir muito ter alguém ao meu lado no início da minha carreira dizendo o que é perda de tempo? Muitos devs que decidem se aventurar aprendem toda a matéria sozinhos. Eu nunca entendi isso.
Eu mesmo, quando adolescente inconsequente, não queria nem a pau estudar por conta própria. Isso mudou depois que comecei a trabalhar com web. Coisas estranhas da vida! Aprender algo sozinho é interessante!
Certamente, você pode acabar perdendo bastante tempo tentando descobrir o que vai torná-lo ou não produtivo. É um processo chato e trabalhoso, e nem sempre você acerta. Quando estamos sozinhos, é quase certo que deixaremos passar informações importantes no processo de aprendizado.
Já vi tantos bons desenvolvedores front-end que iniciaram sua carreira como autodidatas, mas não tinham ideia do que era controle de versão, WAI-ARIA ou, até mesmo, propriedades corriqueiras do CSS. Não porque eles eram desatentos, mas porque estavam focados em outros tópicos.
Isso é normal acontecer quando aprendemos algo de forma não linear, e misturando fontes do conteúdo. Por isso, é tão importante ter alguém que mostre, pelo menos, a direção correta. Você economiza tempo e, talvez, até algum dinheiro nesse processo.
A missão deste guia
Este guia tem a missão de ajudar qualquer pessoa que queira iniciar na área de web. Foquei-me em desenvolvedores front-end porque é a área na qual os profissionais possuem maior familiaridade quando desejam entrar no mercado de web.
Mesmo assim, se você é um apenas um curioso sobre o assunto, mas quer entender melhor sobre o tema, talvez este livro possa ajudar. Este guia vai apresentar os assuntos mais básicos e importantes, tentando auxiliar aqueles que já adentraram ou querem adentrar, agora, o mercado de web.
Organização por prioridade
Não separei os tópicos por ordem de dificuldade, mas sim por ordem de prioridade. Quero deixar claro que a escolha das prioridades atende a minha opinião. Ou seja, há milhares de pessoas aí afora que pensam diferente de mim.
Eu decidi, aqui, o que seria mais ou menos importante aprender para ingressar na área. Outra ressalva que faço é que, talvez, você precise aprender um assunto mais complicado antes de passar para tópicos tidos como mais fáceis.
Por exemplo, é mais significativo que um dev front-end saiba primeiro o básico de JavaScript do que de SEO. Você até encontra um bom emprego sabendo apenas HTML, CSS e SEO, mas, na maioria dos casos, JavaScript costuma ser mais relevante.
O que este guia não é?
Definitivamente, este guia não é um livro didático, logo, ele não vai ensinar nada do começo ao fim, nem tão pouco código. Este livro se propõe a mostrar o "caminho das pedras", ditando o que você precisa aprender, mostrando todos os assuntos pertinentes para se tornar um dev front-end e quais os assuntos mais comentados por aí.
Isso não quer dizer que você precise aprender tudo o que está listado aqui. Pelo contrário! Este livro vai ajudá-lo a decidir o que aprender primeiro. Mas, sem dúvida, você precisa saber que estes assuntos existem.
Vou tentar indicar links de referências (em inglês e em português) para estudo durante o percorrer do livro. Tome tempo para visitá-los e estudá-los também. São links com muito conteúdo importante.
Ensinar o "caminho das pedras". Inspirar sua curiosidade. Fazêlo entrar da maneira correta no mundo do desenvolvimento web. É isso que este livro se propõe a fazer. Boa leitura!
Sumário
- 1 HTML
- 1.1 Tudo começa e termina no HTML
- 1.2 Hipertexto
- 1.3 Marcação
- 1.4 Microdata
- 1.5 W3C e WHATWG ─ Amor e ódio
- 2 CSS
- 2.1 As camadas de desenvolvimento
- 2.2 Progressive Enhancement e Fault Tolerance
- 2.3 Organizando seus assets ─ Breve explicação
- 2.4 Organizando o código
- 2.5 CSSOM
- 2.6 Um pouco de CSS 3D
- 2.7 Sobre Frameworks CSS
- 2.8 Sobre Style Guides
- 2.9 Leitura recomendada
- 3 Um pitaco sobre editores
- 3.1 Esqueça os editores WYSIWYG
- 3.2 Sublime Text
- 3.3 Outros editores
- 4 Cuidando do seu código
- 4.1 Esqueça o FTP
- 4.2 Sobre controles de versão
- 4.3 Deploy usando Hook do Git
- 5 JavaScript
- 5.1 Aprenda pelo menos o básico de JavaScript
- 5.2 Escopo de variáveis
- 5.3 Module Pattern JavaScript
- 5.4 Aprenda jQuery
- 5.5 ReactJS: iniciando com o básico
- 5.6 Setup do projeto
- 6 Web Mobile
- 6.1 O que é o Adaptive Web Design
- 6.2 Media Queries
- 6.3 Metatag Viewport
- 6.4 Unidades em EM
- 6.5 Imagens
- 6.6 Muito mais
- 7 Performance
- 7.1 O processo
- 7.2 Saiba o que é Reflow e Repaint
- 7.3 Onde colocar as chamadas de CSS e JS?
- 7.4 Para estudar mais
- 8 Acessibilidade
- 8.1 O que é acessibilidade para web?
- 8.2 Acesso pelo teclado
- 8.3 Input Types
- 8.4 WAI-ARIA
- 9 Pré-processadores CSS
- 9.1 Por que usar pré-processadores?
- 9.2 Um pouco de SASS
- 9.3 Pontos para pensar
- 10 Ferramentário (Tooling)
- 10.1 Grunt
- 10.2 Bower
- 10.3 Dev Inspector
- 10.4 Console dos browsers
- 10.5 Sobre o uso do terminal
- 11 Produzindo sites com código estático
- 11.1 Para os novatos: usando Includes PHP
- 11.2 Gerando sites estáticos com Middleman ou Jekyll
- 12 Compartilhando o que sabe
- 13 Textos extras
- 13.1 Perfil-T e o Desenvolvedor Full Stack
- 13.2 Último conselho: não queira ser o próximo Zeno
- 13.3 Sobre os Pavões do Front-end
- 13.4 Sobre Aaron Swartz
- 13.5 Sobre o design oco
- 14 Até mais e obrigado pelos peixes
- 14.1 Devs que você deve seguir
- 14.2 50 palavras
Dados do produto
- Número de páginas:
- 211
- ISBN:
- 978-85-5519-012-4
- Data publicação:
- 05/2015