Criatividade e inovação Entre na Era das Startups
Ivam Galvão FilhoSobre o livro
Inovação é a palavra-chave para o futuro dos negócios nas startups. Neste livro o autor apresenta noções sobre conhecimento, criatividade e sua relação com a inovação no coração das organizações. Ter um perfil criativo e saber identificá-lo em colaboradores pode ajudar gestores de startups na formação e administração de equipes criativas, capazes de resolver os mais diversos problemas e sugerir soluções inovadoras. O livro também aborda desenvolvimento e gestão de projetos, além de formas de financiamento, elaboração de um Business Model Canvas, Pitch, entre outros assuntos.
O material foi escrito com uma linguagem bem acessível e tem como público-alvo todos aqueles que estão iniciando sua caminhada no mundo do empreendedorismo, leitores leigos que tenham interesse em entrar na área.
Sobre o autor
Ivam Galvão Filho é analista e desenvolvedor de sistemas com certificação Scrum Certified Fundamentals. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Estácio de Sá, é referência em desenvolvimento de sistemas front-end com o framework Angular e linguagem TypeScript. Estudou Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina onde foi bolsista de iniciação científica. Seu trabalho sobre Aprendizagem Significativa, Análise de Estilos Cognitivos e de Aprendizagem foi publicado nos anais do seminário da Semana Nacional de Iniciação Científica em 2014 e 2015, trabalho este que se tornou tema do seu TCC publicado em 2015 e que um ano depois foi transformado em livro, publicado pela editora alemã NEA em 2016 nos Estados Unidos e Europa. Trabalhou também como instrutor de informática nas áreas de desenvolvimento de sites e design gráfico onde recebeu a medalha de honra ao mérito por seu trabalho empreendedor. Atuou como desenvolvedor de sistemas pela empresa de tecnologia Ibrowse por cinco anos, além de diversas startups como a WaySystem, Avanti, Transitabile e outras. Foi também considerado pela empresa americana CodersRank.io como um dos mais experientes e melhores desenvolvedores do Brasil, mais especificamente na linguagem de programação TypeScript e atualmente ocupa o grupo dos Top 2% melhores desenvolvedores do mundo.
Apresentação
O discurso da inovação tornou-se recorrente nas empresas alimentadas por frequentes notícias de grandes empreendedores que abalaram o mercado com soluções criativas, novos produtos, serviços e processos revolucionários. A era da informação também trouxe à tona novos mercados, novas formas de negociar e novos tipos de organizações. As startups surgiram deste novo cenário trazendo uma regra inegociável, a de sempre inovar. A inovação, portanto, é o combustível das startups, que trabalham arduamente para alcançá-la.
Neste trabalho vou apresentar a você uma visão de todo o processo relacionado à inovação. Veremos que ela não surge do nada, mas é construída em uma trajetória que envolve a aquisição, preservação e gestão do conhecimento, passa pela criação de ambientes adequados, gestão de equipes criativas e adoção de comportamentos criativos pelos membros desta equipe, até que finalmente gera um produto, serviço ou processo inovador. No entanto, este novo artefato somente revolucionará o mercado se sobreviver aos processos que ocorrem daí em diante e para isso veremos também como criar o MVP, o Pitch, além de formas de financiamento de projetos.
E para que você possa ser motivado a também mergulhar de cabeça no processo de inovação, separei no fim do livro dois casos de sucesso apresentados por startups que, com seu trabalho e persistência, conseguiram mudar o mundo e transformá-lo em algo melhor ou, pelo menos, mais confortável e feliz. Espero sinceramente que este livro lhe agrade e que o leve a inundar o mundo com novas ideias e atitudes positivas. Esta, com certeza, será minha maior recompensa por este trabalho, o de saber que meus esforços na produção desta obra ajudaram a criar um mundo um pouco melhor e mais criativo.
Sumário
- 1 O conhecimento
- 1.1 O que é o conhecimento?
- 1.2 Tipos de conhecimento
- 1.3 Conversão do conhecimento
- 1.4 Ferramentas para a gestão do conhecimento
- 2 O que é a criatividade?
- 2.1 A criatividade e o processo criativo
- 2.2 Criatividade e recombinação
- 2.3 Brainstorming
- 2.4 Brainwriting
- 2.5 Benchmarking
- 3 Perfis criativos
- 3.1 Estilos cognitivos
- 3.2 O modelo de Bariani
- 3.3 Estilos de aprendizagem
- 3.4 O Modelo de Kolb
- 3.5 Categorias de estilos de aprendizagem de Kolb
- 3.6 O modelo de Dunn e Dunn
- 3.7 O modelo de Felder-Silverman
- 3.8 O modelo de Butler
- 3.9 Perfis criativos
- 4 A inovação nas startups
- 4.1 O que é inovação?
- 4.2 Tipos de inovação
- 4.3 Processos de inovação
- 4.4 Os ecossistemas de inovação
- 4.5 O desafio da inovação nas startups
- 5 Casos de sucesso
- 5.1 Caso iFood
- 5.2 Caso 99
- 5.3 Caso NuBank
- 5.4 Caso Psafe
- 6 A Era das Startups
- 6.1 A Startup Enxuta
- 6.2 As poderosas Fintechs
- 6.3 Onde nascem as startups
- 6.4 As startups nacionais
- 7 O ciclo de vida das startups
- 7.1 Estágio de hipótese ou busca
- 7.2 Estágio de validação
- 7.3 Estágio de negócios
- 7.4 Fase de escala ou construção
- 7.5 Estágio de maturidade ou crescimento
- 8 O empreendedorismo nas startups
- 8.1 Empreendedorismo e empreendedores
- 8.2 O empreendedorismo nas startups nacionais
- 9 Como desenvolver novos produtos e serviços
- 9.1 O Business Model Canvas
- 9.2 Desenvolvendo um projeto modelo
- 9.3 Criando o MVP
- 9.4 Realizando o Pitch
- 10 Financiamento de projetos em startups
- 10.1 Incubando uma empresa
- 10.2 Investidores Anjo
- 10.3 Capital Seed
- 10.4 Venture Capital
- 10.5 Private Equity
- 10.6 Usando uma plataforma crowdFunding
- 11 O futuro das Startups
- 12 Referências bibliográficas
- 13 Anexos
- 13.1 Anexo A - Inventário sobre estilos de aprendizagem (IEA)
- 13.2 Anexo B - Avaliação de Estilos Cognitivos
- 13.3 Anexo C - PMBOK
- 13.4 Anexo D - CMMI
- 13.5 Anexo E - COBIT
- 13.6 Anexo F - Scrum
- 13.7 Anexo G - Modelo de Business Model canvas
Dados do produto
- Número de páginas:
- 138
- ISBN:
- 978-85-7254-057-5
- Data publicação:
- 03/2020